Eventos

Maior projeto de observação astronômica do Brasil promove evento em Londrina

por Mariana Paschoal 04.09.19

O céu azul durante o dia pode ser belo, mas é quando a luz do sol se apaga que a mágica realmente acontece. Se olharmos com atenção, o céu noturno pode nos revelar muitas informações sobre o universo. E se à olho nu isso já acontece, imagina com os equipamentos necessários… E os londrinenses terão a oportunidade de observar o céu da cidade à noite com a atenção que ele merece através do projeto “Na Rua, de Olho pra Lua!”, o maior projeto de observação astronômica do Brasil.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por GEDAL (@grupogedal) em

O projeto é realizado pelo Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal) em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia da cidade e promove, no próximo sábado (7), uma observação gratuita na Praça Nishinomiya (praça do aeroporto). Serão montados vários telescópios na praça para que as pessoas possam observar a Lua e suas inúmeras crateras e montanhas, Júpiter e suas grandes luas e, claro, os anéis de Saturno. Tudo de “pertinho”. Além da observação do céu, várias palestras sobre temas ligados à astronomia e à astronáutica serão apresentadas em um telão montado na praça para que os participantes entendam melhor o que estão observando.

O evento é totalmente gratuito e aberto a todos os interessados, que podem ficar à vontade para levar o próprio telescópio ao evento, caso o tenha. Vale lembrar que os membros do Gedal estarão à disposição para dar dicas de como usar os equipamentos.

Solidariedade

O Gedal vai arrecadar caixas de leite durante o evento para doação. Para cada litro doado, o participante receberá um cupom para preencher e depositar em uma urna. Ao final da observação, serão sorteados vários brindes da NASA, globo celeste e maquetes de foguetes e satélites.

Sobre o Gedal

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por GEDAL (@grupogedal) em

Democratizar o acesso à astronomia em todos os níveis e setores da sociedade londrinense é o objetivo principal do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), associação civil sem fins lucrativos que atua desde 1999 na cidade. O grupo é formado por indivíduos das mais variadas formações culturais e profissionais, unidos pelo interesse mútuo em torno da astronomia e ciências correlatas. 

Vai lá:
“Na Rua, de Olho pra Lua!” - observação do céu noturno
Onde: Praça Nishinomiya
Quando: sábado, 7 de setembro, a partir das 19h
Quanto: gratuito (levar litro de leite para doação)
Obs: o evento poderá ser cancelado em caso de mau tempo

Foto de capa: Gedal

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais