Eventos

Dia Mundial sem Carro leva às ruas de Londrina mais de 50 atrações culturais e educativas

por Mariana Paschoal 16.09.19

Você que tem carro: quantas vezes já parou para pensar o quanto seu automóvel contribui para a poluição do meio ambiente? Ou quantas vezes você já considerou trocar seu meio de locomoção para uma opção que não emita gases ou que emita menos como ir de bicicleta ou pegar um ônibus? Pois é! Ir de carro pode ser cômodo, mas é prejudicial ao ar que respiramos: um estudo de 2017 feito pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) mostrou que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa, os principais agentes do aquecimento global.

Para conscientizar as pessoas em relação a esse problema e para incentivar que elas deixem o carro na garagem e prefiram outros meios de se locomover, foi criado, em 1997, o Dia Mundial sem Carro, "comemorado" em 22 de setembro. A iniciativa foi da França e adotada por vários países europeus no começo dos anos 2000. Em São Paulo, o dia passou a ser promovido em 2003. Hoje em dia, várias cidades adotam as atividades da data, inclusive Londrina. 

Aqui em nosso município, mais de 20 atrações gratuitas vão ser realizadas no próximo sábado (21) em comemorarção à data. Serão três palcos, 50 expositores e uma expectativa de público de 15 mil pessoas que irão até a Avenida Higienópolis conferir e refletir sobre o mau uso dos veículos automotivos. A programação acontece na Higienópolis, no trecho entre a Rua Sergipe e a rotatória com a Avenida Juscelino Kubitschek.

Programação

Para conscientizar a população, o Dia Mundial sem Carro traz a Londrina uma grande variedade de apresentações culturais como coral, fanfarra, comédia stand up, exibição de curtas-metragens, balé, danças japonesas, shows de rock, sertanejo, pagode, música brasileira e som autoral.

Montado no cruzamento com a Rua Piauí, o palco principal vai receber a maioria dos espetáculos. A programação tem início às 9h e segue sem interrupções até as 19h30. No palco secundário, instalado na esquina da rua Goiás, as atrações – também sem pausa – vão das 9h às 18h. Já o terceiro palco, entre a Sergipe e a Tupi, é reservado à exibição de curtas-metragens rodados em Londrina ou que têm a cidade como tema. Lá, as atividades vão das 18h30 às 19h30.

Além das apresentações artísticas e culturais, o Dia Mundial sem Carro tem opções de serviços, esporte, saúde, bem-estar e entretenimento para todas as idades. Para quem curte atividade física, tem pedalada, corrida, basquete, pingue-pongue, slackline e os aulões de muay thai, ioga, crossfit e mahamudra. Para as crianças, a diversão está garantida com jogos, brincadeiras, cama elástica, xadrez gigante, brinquedos infláveis, oficina de balões e pintura facial.

Com cerca de 70 parceiros, as ações incluem educação para o trânsito e o meio ambiente, biblioteca itinerante, espaço para leitura, distribuição de mudas de plantas, divulgação de cursos profissionalizantes e de graduação, pintura na barriga para gestantes, feira de adoção de animais, exposição de ônibus antigos, degustação de alimentos, aula de culinária e museu de ciência e tecnologia.

A programação contempla também aconselhamento jurídico, esclarecimentos sobre direito do consumidor, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de saúde bucal, conscientização sobre violência doméstica, queimaduras e doação de órgãos, orientações sobre a doença de Alzheimer e atividades que buscam reproduzir diferentes formas de deficiência.

Tem ainda os serviços do Detran-PR, distribuição de sorvete, pipoca e brindes, momentos de interação com apresentadores de emissoras de rádio e TV e muito mais. A programação completa pode ser conferida abaixo:

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Believe and Run - Treino de corrida: JK até Goiás (7h)
Yoga com Camila Tabosa: Rua Piauí (8h)
Academia Pattaya - Muay Thai: entre as ruas Goiás e Espírito Santo (9h)
Mahamudra: entre as ruas Espírito Santo e Alagoas (9h)
CF PR 43 – Aula de Crossfit: Entre a Goiás e Espírito Santo (10h30)
Ciclo SESC: Saída entre Rua Tupi e Pio XII (15h)

ATRAÇÕES CULTURAIS

Palco principal - Rua Piauí

RKMD – Dança Japonesa (9h)
Grupo Vocal Entre Nós (10h)
Guilherme Japa (11h)
Coral da Escola Militar (12h)
Time Nova Vibe (13h)
Rodrigo Serman (14h)
Momento sertanejo (15h)
Banda Bona Trio (16h30)
The England (17h30)
Banda Aminoácido (18h30)

Palco 2 - entre as ruas Pará e Goiás

Funcart – Dança (9h)
Banda de garagem (9h40)
Banda do Colégio Militar (10h20)
Grupo Nagayoshi (11h)
Rock 5cão (14h)
Cyanish (15h)
Renato Rodrigues (16h)
Os últimos cães da Terra (17h)
Londrina SKA Clube (18h)

ATRAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

Curta metragem KINOPLUS – Londrina em 3 Movimentos / Sylvia / Londrina 1959 / Haruo Ohara (18h30)

Vamos combinar? Essa programação é muito mais legal que poluir o ambiente, né? Vamos nos conscientizar e aproveitar a cidade?

Informações sobre programação e fotos: CMTU

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais