Bem-estar

Onde conseguir atendimento psicológico gratuito ou a preço popular em Londrina

por Mariana Paschoal 24.09.19

O Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, pode estar no fim, mas os cuidados com a nossa saúde mental devem ser constantes. E esses cuidados não são importantes apenas para aquelas pessoas que já foram diagnosticadas com alguma doença psicológica, como a depressão. A saúde mental deve ser prioridade para todo mundo. Quando ela se torna nossa prioridade, conseguimos descobrir a origem de alguns comportamentos limitantes, elevar a nossa autoestima, elaborar sentimentos, entre muitos outros benefícios.

Em Londrina, algumas instituições oferecem serviços na área da psicologia gratuitamente ou por um valor simbólico. Confira quais são elas e como solicitar o atendimento:

Clínica psicológica da UEL

A clínica psicológica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é ligada ao curso de psicologia da instituição e funciona como serviço-escola, com atendimentos realizados pelos alunos de graduação. 

Comunidade interna e externa à UEL podem utilizar os serviços da clínica que abrangem: psicoterapia individual de crianças, adolescentes, adultos e idosos; avaliação psicológica; psicoterapia de grupo, casal e família. Outros serviços na área são ofertados a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão, conforme disponibilidade e interesse dos pesquisadores da Universidade.

Para ser atendido, é preciso se inscrever na lista de espera através do telefone (43) 3371-4237. A clínica entrará em contato para agendar uma entrevista de triagem.

A clínica psicológica da UEL funciona de se segunda a quarta-feira, das 8h às 21h e de quinta e sexta-feira, das 8h às 18h no campus da Universidade.

Clínica psicológica da Unifil

Psicoterapia infantil, de adolescentes, adultos, familiar; terapia de casal; atendimento nas áreas de psicopedagogia, psicomotricidade e orientação profissional são os serviços oferecidos pela clínica psicológica da Unifil. O atendimento na clínica também é realizado pelos alunos do curso de psicologia da instituição com a supervisão dos docentes.

Além de servir como estágio aos estudantes, os serviços da clínica psicológica da Unifil são uma opção para as pessoas que não têm condições de arcar com os custos de um tratamento psicológico, já que os pacientes atendidos investem apenas R$ 4 por consulta. Vale lembrar que esse valor é para aqueles que possuem renda de até um salário mínimo. Os preços aumentam de acordo com a situação socioeconômica do paciente.

A clínica da Unifil funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30 e aos sábados, das 8h às 18h, na Rua Alagoas, 2050. É necessário agendar a triagem pelos telefones  (43) 3375-7552 ou (43) 3375-7551.

Clínica psicológica da Pitágoras

A clínica da Pitágoras recebe pacientes da comunidade externa e também interna (alunos e funcionários da Faculdade). Não existe restrição de idade: há pacientes de dois anos até 70 anos de idade. No caso dos menores é preciso autorização dos pais. As terapias que a clínica oferece são: terapia infantil, terapia de grupo, de casal, tratamento para problemas de aprendizagem e outros distúrbios de comportamento como depressão e agressividade.

Todas as solicitações de atendimento passam por uma triagem. É feito um cadastro com as informações de cada paciente e os casos urgentes têm preferência. As sessões na clínica duram 50 minutos e normalmente acontecem uma vez por semana.

Os valores dos atendimentos são simbólicos e de acordo com a situação financeira de cada paciente. O dinheiro arrecadado é gasto em materiais utilizados nos atendimentos, como lenços de papel, folhas, tintas, testes psicológicos e canetas para desenho, etc...

A Clínica de Psicologia da Pitágoras fica na esquina da R. Nepal com a Avenida Madre Leônia e o telefone para agendamento é o (43) 3373-7329.

Clínica de psicologia da Unopar

 

A clínica-escola de psicologia da Unopar atente pacientes da comunidade externa e interna à Universidade, sem restriçõesde idade. Os atendimentos são individual, para casais e familiar de Londrina e região e duram 50 minutos, normalmente uma vez por semana. As contribuições para os atendimentos são simbólicas e de acordo com a situação financeira de cada paciente. A instituição não recebe dinheiro. Eles solicitam materiais utilizados nos atendimentos, como lenços de papel, folhas, tintas, canetas para desenho, livros, brinquedos, etc...

Para conseguir uma vaga é necessário se inscrever em uma lista de espera. Todas as solicitações de atendimento passam por uma triagem e é feito um cadastro com as informações de cada paciente. Caso a pessoa não seja aprovada na triagem ou tenha interesse de iniciar os atendimentos imediatos, a clínica encaminha uma lista de alunos egressos, que realizam atendimentos com valores sociais. Para agendar a triagem, é preciso ligar no (43) 3371-7969. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h (às terças, quartas e quintas até as 21h), na Rua Marselha, 269.

Clínica de psicologia da PUC Londrina

Os serviços psicológicos disponívels à comunidade na PUC Londrina são: psicoterapia individual e grupal, orientação vocacional e profissional, psicopedagogia, terapia familiar, assessoria educacional, consultoria em psicologia organizacional, programa de atendimento às altas habilidades/superdotação, programa de promoção ao envelhecer saudável, programa de habilidades sociais infantis, programa de prevenção e atendimento inicial, plantão psicológico e consultoria em psicologia ambiental.

Os atendimentos são realizados por estudantes do quinto ano de graduação em psicologia da PUC, com supervisão dos professores do departamento. Os pacientes são encaminhados por escolas, serviços de saúde ou por demanda espontânea. No caso de demanda espontânea, a consulta deve ser agendada pelo telefone (43) 3372-6060 e custa R$ 15. A PUC fica Av. Jockei Club, 485.

Centro Social Coração de Maria

Profissionais voluntários realizam o atendimento psicológica no Centro Social Coração de Maria.

O atendimento no Centro é gratuito, mas os pacientes precisam comprovar que não têm condições de pagar um tratamento através da triagem social, que pode ser agendada pelo telefone (43) 3324-4484 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Agora não tem mais desculpa para negligenciar a sua saúde mental, né? Que tal aproveitar a leitura dessa matéria para agendar sua consulta?

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais