Cultura

Espaço público para conhecer a apreciar a arte contemporânea: conheça a DaP

por Mariana Paschoal 27.09.19

Um espaço público com arte permanentemente acessível à população londrinense. É isso o que oferece a Divisão de Artes Plásticas (DaP), órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina. A DaP é um espaço de exposições, palestras e cursos sobre arte contemporânea fundado em 1971, desativado e depois de volta efetivamente às atividades em 1992.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Divisão de Artes Plásticas UEL (@daplondrina) em

“Esse é  o único espaço público em Londrina com exposições de artistas de todo país. As pessoas que frequentam a DaP podem ter uma percepção da produção nacional de Arte Contemporânea, tendo contato direto com os trabalhos dos artistas em atividade no Brasil”, explica o chefe da Divisão, professor Danillo Villa. 

Segundo Villa, Londrina já tem uma tradição de produção e compartilhamento de arte com os festivais de teatro, música e dança e a DaP está inserida neste contexto de “pensar a arte para todos”. “Qualquer espaço cultural é sempre um ganho para qualquer cidade. É um privilégio haver um lugar onde a arte está acessível, disponível, onde podemos exercitar a autonomia de nossas percepções, gostar, não gostar…”, diz.

Quando falamos no início do texto que a arte está permanentemente acessível à população na DaP, é verdade: sempre tem uma exposição nova aberta ao público na Divisão com mais ou menos duas semanas de preparação e montagem entre uma exposição e outra. “Não é necessário agendar visitas a menos que queira uma visita mediada”

Programação

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Divisão de Artes Plásticas UEL (@daplondrina) em

A exposição “Precipitações” fica em cartaz até o dia 4 de outubro. A próxima exposição, “Tu não te moves de ti”, tem abertura prevista para o dia 17 de outubro com trabalhos de artistas do Paraná, Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais e São Paulo. “Vai ser uma bela amostra do que se produz no país. São pinturas, vídeos, instalações e performances. Vale a pena conferir”, convida o professor. Em dezembro é a vez da exposição dos formandos do curso de Artes Visuais da UEL.

A programação completa de exposições é divulgada no site uel.br/vc/dap. “Nas aberturas de cada uma sempre há algum artista que conversa com o público para explicar sobre seus processos criativos”, diz Villa.

Vai lá:
Divisão de Artes Plásticas
Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 1973
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, 9h às 12h e das 14h às 17h30
Para agendar visitas mediadas: 3322-6844

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais