A Universidade Estadual de Londrina (UEL) completa na próxima segunda-feira, 7 de outubro, 48 anos de reconhecimento oficial por parte do Ministério da Educação (MEC). O aniversário será comemorado com uma programação cultural e acadêmica prevista para os meses de outubro e novembro, além de homenagens a personalidades que contribuíram para a consolidação do ensino, pesquisa e da extensão. Neste quase meio século de existência, a UEL formou aproximadamente 80 mil profissionais, ajudando a consolidar o norte do Paraná como polo de saúde, turismo e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 

A programação de aniversário tem início no domingo (6) com um concerto da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), no Cine Com-Tour, a partir das 10h30. O programa mistura o teatro musical moderno do compositor alemão Jacques Offenbach com a latinidade do argentino Astor Piazzolla, com destaque para as Quatro Estações Portenhas. A regência será do maestro Alessandro Sangiorgi. A entrada é gratuita e os convites poderão ser retirados antes da apresentação.

Na segunda-feira (7) está previsto o tradicional plantio da peroba, a partir das 9h, no bosque Perobal, localizado no Campus Universitário. A cerimônia deverá reunir autoridades, professores, servidores e alunos em memória à data de reconhecimento oficial da instituição, a partir da junção, em 1971, dos cursos de Letras, Filosofia, Medicina, Odontologia e Direito.

Esse ano, o plantio será feito pelos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UEL. As crianças foram incentivadas a produzir uma redação sobre a importância da Universidade. Os autores dos três melhores textos são os convidados para realizar o plantio. A cerimônia também contará com apresentação do coro Tempos Dourados.

No mesmo dia será lançada a campanha "Por que não?", uma iniciativa de um grupo de professores e de servidores da Universidade, que pretende incentivar a comunidade interna a destinar os recursos previstos para o pagamento do Imposto de Renda para beneficiar instituições locais. O objetivo é melhorar a assistência e o trabalho voluntário realizado em Londrina.

A programação contará ainda com o I Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL, que será realizado no próximo dia 23 de outubro. O evento pretende movimentar estudantes de todas as áreas em atividades acadêmicas, proporcionando a troca de informações e a integração. Fazem parte da programação o Simpósio Por Extenso; o 28º Encontro Anual de Iniciação Científica e a Mostra Anual de Atividades de Ensino.

Planejamento

Para o reitor Sérgio Carvalho, esse aniversário é um momento importante para a comunidade refletir sobre os próximos 50 anos da UEL e qual será o perfil dela no futuro próximo. "Embora a UEL seja muito respeitada, configurando-se como a quarta melhor estadual do Brasil, reconhecida na América Latina e até mundialmente, temos um desafio importante que é projetar a instituição para o futuro", salientou.

Números 

Ao longo destes 48 anos de existência, a UEL formou exatamente 79.175 profissionais em diversas áreas do conhecimento. A comunidade interna é formada por cerca de 24 mil pessoas - 4.154 servidores, entre professores e funcionários, além de 13.339 alunos de graduação e 6.020 de pós-graduação. O total de cursos de graduação ofertados é de 53. Na pós-graduação são ofertadas 66 especializações presenciais, sete EAD, 47 mestrados e 30 doutorados, além de 66 residências em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Médica, Multiprofissional e Veterinária.

Com informações de Agência UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais