O mês de outubro levanta algumas bandeiras de conscientização e a atenção à gagueira é uma delas, já que o dia 22 é o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Esse distúrbio da fala está envolto de muitos mitos e desinformação e por isso estamos aqui para esclarecer algumas coisas e te mostrar onde é possível encontrar apoio em Londrina.

A gagueira é um distúrbio neurobiológico que afeta a fala. Pessoas que vivem com a gagueira repetem sons e sílabas ou "travam" na hora de falar alguma frase, comprometendo a fluência verbal. Para entender melhor como esse distúrbio funciona, aqui estão alguns dos mitos sobre a gagueira esclarecidos pelo Instituto Brasileiro de Fluência:

A gagueira é um hábito adquirido

A gagueira, na verdade, é um distúrbio neurobiológico causado pelo mau funcionamento de áreas do cérebro que são responsáveis pela automatização da fala.

Pessoas com gagueira não gaguejam ao cantar

Apesar de algumas pessoas com gagueira conseguirem cantar fluentemente, essa não é uma regra. Segundo o Instituto Brasileiro de Fluência, a explicação para a ausência da gagueira durante o canto está em como o cérebro processa as formas de expressão verbal.

Gagueira é psicológica

O fato de gagueira oscilar de acordo com situações específicas faz com que as pessoas achem que ela é psicológica, mas essas oscilações são resultado da ativação de partes específicas do cérebro.

Pessoas que gaguejam são menos inteligentes

Não existe relação entre a gagueira e a inteligência.

A gagueira infantil é uma maneira da criança chamar a atenção dos pais

Como citado anteriormente, a gagueira não é um comportamento voluntário, nem psicológico.

É possível adquirir gagueira por imitação ou por ouvir outra pessoa que gagueja

A gagueira não é "transmissível". Se fosse, todos que convivem com uma pessoa gaga também gaguejariam.

Situações de estresse, timidez e insegurança causam gagueira

Fatores psicológicos não causam gagueira, mas podem agravá-la.

Grupo de Apoio da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira)

O Grupo de Apoio da ABRA Gagueira é um espaço exclusivo para pessoas que gaguejam que se reúne todo primeiro sábado do mês por todo o Brasil, inclusive em Londrina. No grupo, as pessoas que gaguejam podem “compartilhar vivências pessoais, informações, tratamentos, suas angústias, dúvidas, medos e também vitórias, conquistas e superação de desafios”. Quem explica é moderadora do grupo londrinense, Amanda Jacob.

Os encontros são aos primeiros sábados do mês e tem duração de aproximadamente três horas. Segundo Amanda, o Grupo de Apoio oferece a essas pessoas um espaço seguro, onde é possível compartilhar histórias e, consequentemente, fortalecer a autoestima de quem gagueja.

Os objetivos dos encontros são os seguintes:

  • Obter informações que os auxiliem nas suas dificuldades do dia-a-dia através de discussões e trocas de experiências;
  • Esclarecer sobre técnicas, tratamentos, teorias através de leituras científicas e vídeos e/ou a participação de convidados para discussão de assuntos correlacionados;
  • Permitir a integração e inter-relacionamento dos participantes através de regras de bom acolhimento;
  • Conhecer e, se possível, treinar técnicas de fluência num ambiente seguro e acolhedor, podendo complementar o tratamento fonoaudiológico;
  • Conhecer e treinar técnicas de autoterapia para a gagueira.

Vale lembrar que a gagueira é superável. A Abra Gagueira inclusive cita pessoas famosas em suas redes sociais que a superaram, como Bruce Willis, Malvino Salvador, Marilyn Monroe, Nelson Gonçalves e Murilo Benício. Se você tem esse distúrbio e busca passar por cima dele, os encontros realizados pela Associação podem ser um ótimo caminho.

Vai lá:
Encontro do Grupo de Apoio para Pessoas que Gaguejam
Onde: Praça de Alimentação do Boulevard Londrina Shopping (mesinhas em frente ao McDonald's
Quando: todo primeiro sábado do mês, das 14h30 às 17h30
Quanto: gratuito
Público-alvo: pessoas que gaguejam e familiares

Para mais informações: http://www.abragagueira.org.br

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais