SOBRE AS CORES

Continuando a nossa saga... No episódio da última quarta trouxemos algumas intervenções pontuais feitas com plantas e vasinhos decorativos. Esses são pequenos mimos que já mudam a cara do ambiente, tornando-o mais alegre e cheio de vida. As plantas em geral tem um grande poder de transformar e humanizar os espaços.

Antes das plantas, começamos o quadro apresentando o resultado da nossa proposta de pintura das paredes da sala dos meninos. Como já mencionamos, sempre aconselhamos ao começar a modificar um espaço iniciar sempre pelo piso e pela parede (caso haja necessidade e vontade, claro), pois são intervenções mais trabalhosas, que envolvem por exemplo a retirada de móveis para liberar as áreas de interferência, além de dar a base para todas as outras sugestões da nossa proposta.

Obviamente isso não é uma regra, mas facilita muito no processo de qualificar um espaço, porque depois do mobiliário e dos objetos decorativos já dispostos no ambiente, fica muito mais difícil e desgastante efetivar essa etapa de intervenção.

Enfim, o resultado da pintura da parede pode ser visto nas imagens abaixo, e como vocês podem observar o antes e o depois, um pouco de cor é sempre uma boa pedida para uma atmosfera renovada ao espaço. E quando falamos em cor, estamos falando das cores neutras também, como o caso da meia parede em cinza da bancada da cozinha com a área da sala de jantar. Além de dar outra cara ao espaço o cinza, por ser neutro, evidenciou ainda mais o tom rosado do hall de entrada!

O que queremos dizer com isso? Primeiro, que você não precisa ter medo das cores. Segundo, que mesmo você tendo uma personalidade mais discreta, é possível colorir suas paredes com tons mais sóbrios e neutros.  A sua casa não deve, necessariamente, parecer um arco-íris para parecer decorada!! Ela deve transmitir a sua presença e a de quem mora com você!

Detalhe do hall. Tinta Coral Cor: BAÍA DE CORAL

SOBRE AS PLANTAS E OS VASOS

Já demos essa dica aqui, mas sempre vale a pena reforçar:  investir em plantas (tanto folhagens quanto flores) é a maneira mais fácil e econômica de humanizar um ambiente, deixando-o mais alegre e consequentemente mais colorido.

Com esse pensamento, fomos atrás de plantas que pudessem dar uma nova cara ao espaço, ainda que dispostas de maneira improvisada, uma vez que nosso processo de intervenção vai acontecer de maneira gradual, ou seja, ainda trocaremos alguns móveis, acrescentaremos outros e certamente essas plantinhas não ficaram nesse primeiro posicionamento. O que é super legal na verdade, porque vasos com plantas são elementos flexíveis e podem ser trocados de lugar sem grandes esforços – salvo casos em que você decida plantar árvores em vasos grandes né!!

Nessa nossa interferência provisória, começamos com algumas plantinhas e as dividimos em dois setores da sala: a área de jantar e a área de estar. Outra dica bem bacana: se você ainda não tem muita experiência com plantas mas achou legal a ideia, aconselhamos que você comece aos poucos, uma ou duas plantinhas por vez! Não adianta transformar seu espaço em uma minifloresta e não conseguir cuidar delas depois! Vá devagar, observe se o lugar em que você colocou a planta está fazendo bem para ela, se é iluminado, se bate sol demais (porque algumas plantas não curtem o sol direto, que em casos de excesso de água acabam cozinhando suas raízes), caso não troque a posição, veja qual a necessidade de aguar de cada vegetação e aí sim, a hora que suas primeiras plantinhas estiverem felizes você pode ir atrás de mais algumas! Assim você não desperdiça seu dinheiro e nem a vida das coitadas!

ÁREA DE JANTAR

Para esse setor pensamos em intervir provisoriamente colocando um pouco de vegetação na mesa para alegrar esse espaço onde os meninos costumam fazer suas refeições. Relembrando que ainda faremos muitas alterações por ali, como: a troca de cadeiras, decoração temática na parede, prateleira no vão da bancada, etc. 

Para realizar essa proposta contamos com um terrário lindo e três minis canequinhas com suculentas obscenamente fofas fornecidas pela Ana do TROPICALIA ATELIÊR BOTÂNICO. A gente tem que confessar que foi bem difícil escolher o que levar, porque adoramos tudo!

Tropicália Atelier Botânico é um projeto novo da Ana que ainda não possui um espaço físico, mas que aceita encomendas via Instagram (@atelier_tropicalia). Gente, segue lá!  O feed deles é pura inspiração e os produtos são tão lindos que dá vontade de ter todos! A proposta do atelier é incentivar a contemplação do verde, através de composições botânicas produzidas manualmente e inspiradas na natureza!

Junto com os produtos – que vieram numa cestinha linda que já entrou para decoração do apê dos meninos – recebemos uma cartinha onde a Ana dá dicas de como cuidar de terrários e suculentas. Os cuidados básicos são: regar apenas três vezes ao mês, observando sempre para não encharcar o vaso e dar preferência para ambientes iluminados naturalmente.

Com todas as plantinhas em mãos fizemos um “arranjo” provisório na mesa do Rafa e do Matheus. Como eles já tinham um vaso de vidro – tipo aquário – com uma orquídea artificial que gostariam que permanecesse, fizemos uma composição com os produtos do Atelier Tropicália Botânico que funcionaram como “centro de mesa”.

Imagem da nossa composição.

Dicas:

  • Ao fazer uma composição de diferentes plantas, é legal pensar também em vasos com diferença de cores, tamanhos e materiais, para dar um ar mais descontraído na composição.
  • No caso dos meninos, ainda não temos uma bandeja (até por isso não centralizamos o arranjo, deixamos deslocados para que o outro lado esteja sempre livre, assim eles podem fazer suas refeições sem ter que tirar todos os vasos cada vez que forem comer), mas esse arranjo pode ser colocado em uma cesta ou bandeja para facilitar a remoção quando houver necessidade de uso da mesa.

A dica aqui é: em se tratando de plantas naturais, toda vez que você precisar remover esse arranjo, até que ele volte para a mesa, coloque em um lugar onde bate um solzinho!

Fonte: Instagram @atelier_tropicalia

Fonte: Instagram @atelier_tropicalia

ÁREA DE ESTAR

Para a área de estar pensamos em interferir com plantas com um porte mais significativo, que preenchessem mais os espaços. Então, nós explicamos o que tínhamos em mente e pedimos para o Rafa e o Matheus irem escolher duas plantas que eles gostassem

As plantas maravilhosas foram gentilmente fornecidas pelo ORIENTAL GARDEN. Para quem não conhece, é um refúgio bem no meio da cidade! O garden é muito mais do que uma empresa de revenda de flores e plantas ornamentais, seu objetivo é promover a interação das pessoas com a natureza. Através de uma equipe especializada, auxiliam na busca pela planta ideal e dão dicas de como cuidar e plantar, além de oferecer diferentes tipos de cursos para iniciantes com receio de se arriscar sozinho no mundo das plantas.

ORIENTAL GARDEN:

Endereço: Rua Otaviano Félix, 50 Londrina, PR-  86047060

Telefone: (43) 3341-9763

Site: www.orientalgarden.com.br

Facebook

Lá os meninos foram auxiliados pela Vanessa e pela Jéssica, que também é arquiteta, e escolheram duas plantas, uma Begônia-Rex e uma Dracena Tricolor, como vocês podem observar nas imagens abaixo.

Caso você tenha gostado muito dessas plantas, vamos dar algumas dicas sobre como cuidar delas:

REX BEGÓNIA: essa é uma planta que precisa de muita luz, mas não tem muita resistência a luz do sol direta, por isso deixar ela em um lugar bem iluminado, mas sem torrar no sol da tarde. Ela gosta de solo úmido, porém não encharcado, recomendamos regar entre 2 ou 3 vezes por semana. Uma observação é que essa planta não gosta muito de baixas temperaturas.

DRACENA TRICOLOR: por ser uma planta tropical, a dracena tem bastante resistência ao calor a gosta bastante de ambientes bem iluminados, inclusive o sol direto. Recomendamos a rega diária nessa planta, sem encharcar o vaso.

Imagem das plantas e vasos escolhidos.

Então, com as plantas em mãos precisávamos de vasos para compor e não poderíamos ter sido mais felizes na escolha dos cachepôs da PAGAN POTTERY! (Dica para quem não sabe o que é cachepô: são esses vasinhos decorados, dos mais diversos materiais, onde você coloca a planta já no vaso de plástico. Ele funciona como uma “capa” para ficar mais bonito.)

A PAGAN POTTERY é uma empresa de produtos cerâmicos que propõe uma abordagem mais sensorial da paisagem doméstica. Ela parte das formas clichês do dia a dia e aposta na ressignificação desses objetos por meio de grafismos, geométrica, cores e repetições, fazendo com que esses objetos transcendam sua função utilitária e estética e assumam um papel mais perceptivo, que apelem para nossa memória afetiva e de novas sensações. Gente, sério, os produtos dele são de chorar de tão maravilhosos! Mais difícil que escolher um preferido é ter que escolher um só! Sorte a nossa precisávamos de dois! Entrem no instagram deles (@paganpottery) e gastem seus olhos no catálogo de produtos que eles ofertam! As imagens falam por si! É tudo muito lindo!

Instagram

Facebook

Então, como as plantas escolhidas têm tamanhos diferentes, escolhemos dois modelos de cachepôs diferentes, que podem ser usados também como porta objetos ou vasos, efetivamente, já que é possível plantar neles – inclusive eles mandam uma etiqueta com dicas de plantio!

Uma dica que gostamos de dar é de investir também em cachepôs! Se você tiver um cachepo bonito você pode colocar qualquer planta que vai ficar legal! Uma ida ao supermercado ou à feira e você pode usar até um manjericão com elemento decorativo, e se o cachepô for mara, melhor ainda!

Fonte: Facebook Pagan Pottery

Fonte: Facebook Pagan Pottery

RESULTADO

Com a pintura já realizada, a chaise do sofá já reposicionada (ver o episódio piloto com as plantas da proposta) e as plantinhas, terrários, canequinhas e cachepôs provisoriamente dispostos, já podemos ver que o ambiente ganhou outro aspecto, mais jovem e descontraído, como seus moradores. Ficamos apaixonadas pelo resultado, ainda que parcial, e encantadas com essa oferta de produtos tão especiais que encontramos. E o mais importante: são todos produtores locais!!


Nos acompanhe todas as quartas nos Stories do @londrinando, que estaremos dando dicas, respondendo dúvidas e decorando o apartamento desses meninos de maneira criativa e divertida! Aproveita e segue o nosso Instagram, que também teremos várias dicas super bacanas por lá: @coletivo.gaveta

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais