O Brasil, ao lado do México, é o país que apresenta as taxas mais balanceadas entre empreendedores homens e mulheres responsáveis por novos negócios. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor de 2016, realizada pelo Sebrae. Segundo o estudo, a Taxa de Empreendedorismo Inicial (TEA) é de 19,9% para mulheres e 19,2% para os homens. As mulheres se aproximam cada vez mais dos homens no mundo do empreendedorismo. E para celebrar esse aumento, o Startup Weekend deste ano tem como tema “The Present is Female”, ou “O Presente é Feminino”, e estará em Londrina neste fim de semana.

O que é o Startup Weekend? 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Startup Weekend Londrina (@swlondrina) em

O Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência na qual empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa é bem vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

O evento contará com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores e investidores. Em Londrina, o evento será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Boulevard Londrina Shopping.

O que é uma startup?

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Startup Weekend Londrina (@swlondrina) em

Startup, em uma tradução livre, significa "começar". Logo, uma startup recém-nascida e de alto potencial de crescimento. Elas resolvem problemas grandes através da tecnologia e com um modelo de negócio que pode ser vendido várias vezes sem necessariamente aumentar custos e equipe. Além disso, esse tipo de empresa é escalável, ou seja, pode ser vendida para cada vez mais mercados, podendo atingir escala global. Alguns exemplos de startup são: Uber, iFood e Spotify.

Por que o tema "Women"?

O evento tem como objetivo promover o empreendedorismo na comunidade local, impulsionando o aumento de lideranças femininas a frente de negócios inovadores. Nos últimos quatro anos, o público do Startup Weekend no Brasil passou de 15% para 38% de representatividade feminina. O objetivo deste ano é chegar a uma participação de 60% de mulheres nacionalmente.

Uma das intenções do SW ao promover uma edição com este tema é oferecer um ambiente seguro para que todos e todas desenvolvam suas ideias de negócio, empoderando e capacitando mais mulheres que têm o desejo de começar suas próprias startups.

Quem pode participar e como comprar ingressos

Apesar da temática, todos podem participar do SW. A organização afirma: "homens são bem vindos, mas é legal convidarem amigas que tenham perfil empreendedor para participarem também". Vale lembrar que também não precisa ter uma ideia de empreendimento formada, um projeto em desenvolvimento, ou uma equipe formada. Também não precisa ser da área de inovação e tecnologia. "O importante é ter vontade de fazer diferente" e, durante os três dias, equipes multidisciplinares serão formadas.

Se intererrou? O valor dos ingressos vai de R$ 60 a R$ 90 e podem ser adquiridos neste site.

A organização do evento também dá a dica: "aproveite o evento, faça networking, aprenda, pesquise, valide e tire sua ideia do papel". Um resumo para esse evento é: os participantes serão desafiados a montar uma startup do zero.

Para mais informações, acesse o Facebook e o Instagram do Startup Weekend.

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais