Londrinando, mostrando o que Londrina tem de melhor!

ONG londrinense insere cerca de 200 jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

29.10.2019 14:51 / POR Mariana Paschoal

ONG londrinense insere cerca de 200 jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Aproximadamente 200 adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social da Zona Leste de Londrina têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por causa do Núcleo Espírita Irmã Scheilla (NEIS). A ONG realiza esse trabalho através de parcerias com empresas do setor público e privado com base na Lei da Aprendizagem 10097/2000  que prevê que “empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes”.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Núcleo Espírita Irmã Scheilla (@neislondrina) em

O presidente do Núcleo, Luiz Claudio Assis Pereira, explica que para serem atendidos, os jovens vão até a ONG através de indicações de outros jovens e de visitas de assistente social  nas residências dos bairros da Zona Leste que têm mais necessidades. “Um dos critérios de admissão do jovem no Programa Jovem Aprendiz é a renda per capta de até meio salário mínimo”, esclarece.  

Programas

De acordo com o presidente da ONG, o jovem atendido pelo NEIS precisa passar algumas etapas para serem preparados e capacitados. Elas são:

Programa da Família – voltado para pais e familiares com mais de 17 anos. O programa acontece aos sábados, das 14h às 16h, com uma equipe de voluntários que ministra palestras de orientação com advogados, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais. "Nessas palestras são tratados assuntos relacionados à família, educação dos filhos, direitos e deveres. O objetivo é estruturar os familiares para que o jovem tenha amparo durante sua formação", explica.

Programa de Educação Moral – visa transmitir aos jovens as noções de relacionamento social e mudança de comportamento, para que tenham consciência dos seus direitos e deveres na vida social, bem como da importância da prática do bem e da vida honesta.

Programa da Qualificação – os jovens que passam pelo programa anterior são indicados para o programa da Qualificação, no qual recebem aulas nas disciplinas de português, matemática, formação pessoal, informática e auxiliar administrativo. "Esse programa tem como objetivo principal preparar o jovem para o mercado de trabalho formal", afirma Pereira.

Programa Jovem Aprendiz – quando as empresas abrem vagas para os jovens aprendizes, estes jovens são selecionados das turmas do Programa da Qualificação do NEIS. Os jovens selecionados ficam sob o acompanhamento do Núcleo, recebendo aulas teóricas todas as sextas-feiras e nas segundas quintas-feiras de cada mês, além das atividades práticas nas empresas nos demais dias. O contrato tem duração de 24 meses.

Atualmente, o NEIS tem cerca de 100 jovens no Programa Jovem Aprendiz, 35 jovens no Programa de Qualificação e cerca de 60 jovens no Programa de Educação Moral. "Este número varia de acordo com o número de admissões no Programa Jovem Aprendiz e de encerramentos de contratos nele", conta Pereira. "Outras atividades oferecidas pelo NEIS é o bazar de roupas e utensílios domésticos, oferecidos com valores subsidiados às pessoas que frequentam a entidade. Também são distribuídos alimentos às famílias em dificuldades financeiras", continua.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Núcleo Espírita Irmã Scheilla (@neislondrina) em

Como ajudar

Pereira expõe que o NEIS sobrevive através de algumas fontes de receitas:

Taxa de Administração das empresas que contratam os jovens (cerca de 40%)
Convênio com a Secretaria da Assistência Social do Município (cerca de 24%)
Recursos de promoções de venda de pizzas (cerca de 10%)
Recursos do Programa Nota Paraná (cerca de 15%)
Vendas do Bazar (cerca de 2%)
Doações de terceiros (cerca de 9%)

Mas, de acordo com o presidente, as arrecadações não são suficientes para cobrir os custos mensais e, por isso, eles estão promovendo a Campanha “Rumo aos 200”, que visa alcançar 200 apoiadores recorrentes até o final de 2019. Os interessados poderão fazer sua adesão à campanha através do nosso site no link www.irmascheilla.com.br/rumoaos200. Interessados em ajudar também podem contribuir com doações de roupas, utensílios domésticos e eletroeletrônicos para o bazar que eles promovem regularmente.

Conheça o NEIS:
Núcleo Espírita Irmã Scheilla
Endereço: R. das Ameixeiras, 655
Telefones: (43) 3325-1334/(43) 98425-1334 
Site | Facebook | Instagram