Uma das grandes dúvidas nos feriados de sábado é se o comércio de rua funcionária normalmente. De acordo com a Acil, no feriado deste 2 de novembro, o comércio de Londrina estará fechado e volta ao normal na segunda-feira (4). Os shoppings, por sua vez, vão funcionar normalmente. As lojas e áreas de lazer do Aurora, Boulevard, Catuaí e Londrina Norte abrirão no sábado das 10h às 22h, com exceção da praça de alimentação do Londrina Norte que funcionará das 10h30 às 22h30 horas. No Royal Plaza o atendimento será das 9h às 21h.

Serviços da Prefeitura

A Prefeitura de Londrina informa como será o funcionamento dos serviços públicos durante o feriado de Dia de Finados: 

Não haverá expediente no prédio administrativo da Prefeitura, nas sedes das secretarias e órgãos municipais, como a Agência do Trabalhador (SINE), o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), entre outros. O funcionamento retorna na segunda-feira (4).

As unidades da rede municipal, que abrange escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), estarão fechadas no sábado (2). As aulas retornam na segunda-feira (4).

Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza estará fechada durante o feriado, assim como as demais bibliotecas municipais e o Museu de Arte de Londrina.

O Parque Municipal Arthur Thomas, na região sul, estará aberto para visitações, das 9h às 17h. A unidade de conservação abre de domingo a domingo, inclusive aos feriados, e fica localizada na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza.

ACESF – Os cemitérios municipais estarão abertos para visitação durante o Dia de Finados das 8h às 18h. E, nos cemitérios situados na área urbana, haverá a celebração de missas, todas às 9h.

No Cemitério São Pedro, que fica na Rua Professor João Cândido, 1.114, estarão o Arcebispo Dom Geremias Steinmetz e o Padre Vitor, que ministram na Catedral de Londrina. O Padre Gedeão Maia rezará a missa do Cemitério João XXIII, na Avenida da Saudade, 135, no Jardim Higienópolis. O Padre Claudio Marinoni estará no Cemitério Padre Anchieta, que fica na Rua Rútilo, 200, Jardim Ideal.

No Cemitério São Paulo, localizado na Avenida do Café, 385, Aeroporto, a missa será conduzida pelo Padre Sergio Camposo. E, no Cemitério Jardim da Saudade, o Padre Claudinei Ricardo Rosa. O endereço é Avenida Saul Elkind, 2.805, Conjunto Vivi Xavier.

Saúde – No feriado, permanecerão fechadas as Unidades Básicas de Saúde 12 horas, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e o CAPS AD. Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (4), em horário normal.

Durante todo o final de semana, funcionarão os plantões dos Prontos Atendimentos 16 horas Maria Cecília e União da Vitória, o Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Leonor, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará), o CAPS III, o Pronto Atendimento Infantil (PAI), a Maternidade Municipal Lucilla Balallai e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU).

Defesa Social – Os serviços operacionais da Guarda Municipal de Londrina (GML), como o patrulhamento de vias, praças, prédios e espaços públicos e o videomonitoramento continuam funcionando 24 horas por dia, sem interrupções, assim como os atendimentos de chamados feitos pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).

Fazenda – A Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, que fica na sede administrativa da Prefeitura de Londrina, estará fechada durante o feriado e retorna às atividades na segunda-feira (4), das 9h às 18h.

Os postos descentralizados da Fazenda também não abrirão no feriado, e o atendimento ao público será reaberto na segunda-feira (4). Eles ficam localizados no Londrina Norte Shopping (Rua Américo Deolindo Garla, 224), Shopping Boulevard (Avenida Theodoro Victoreli, 150 – 2º andar) e Armazém da Moda (Avenida Tiradentes, 1411 – Loja 149).

CMTU – Os setores administrativos e de atendimento ao público, que já não funcionam aos finais de semana, voltarão a ter expediente na segunda-feira. As feiras livres, feiras da lua e feiras gastronômicas terão funcionamento facultativo. E o Terminal Rodoviário de Londrina (TRL) terá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas.

Transporte coletivo –  No sábado (2), feriado do Dia de Finados, o transporte coletivo em Londrina vai operar com os horários de domingo. No entanto, para atender o público que optar pelos ônibus para ir aos cemitérios Padre Anchieta, Parque das Oliveiras, Parque das Alamandas, São Paulo, Jardim da Saudade e São Pedro, haverá reforço com veículos extras nas seguintes linhas: 102 – Ideal, 107 – Aragarça, 501 – Parador Vivi Xavier, 309 – Parque Ney Braga, 202 – Roseira, 222 – Vale Azul, 203 – Ouro Branco, 210 – Vitória e 601 – Terminal Acapulco.

Trânsito – Os agentes municipais atuarão no monitoramento e fiscalização do trânsito no entorno do cemitério São Pedro. A atividade incluirá, caso necessário, o tráfego em meia pista na avenida Juscelino Kubistchek para forçar a redução da velocidade e trazer mais segurança aos pedestres.

Os servidores também realizarão patrulhamento itinerante nos demais cemitérios e ainda farão a interdição de vias nos arredores do Igapó II, que ficará fechado para a prática de atividade física.

Posturas – Os fiscais do Código de Posturas do Município estarão nas ruas, sobretudo nas proximidades dos cemitérios, para coibir o comércio ambulante irregular. O objetivo é garantir que os 49 vendedores devidamente credenciados pela CMTU para a atividade procedam, sem transtornos, com a comercialização de flores, lanches, velas e fósforos.

Limpeza Urbana- O serviço de capina e roçagem do mato e as demais atividades de conservação da cidade ficarão suspensos. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela permanecerão fechados e voltarão a receber resíduos na segunda-feira. E a coleta de lixo será realizada normalmente, percorrendo os locais já atendidos aos sábados.

Com informações de ACIL, Prefeitura de Londrina e CMTU

Foto de capa: @patrickrocha01

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais