Londrinando, mostrando o que Londrina tem de melhor!

Clube Londrinando

Grupo de Astronomia de Londrina comemora 20 anos com maior projeto de observação astronômica do Brasil

05.11.2019 15:28 / POR Mariana Paschoal

Grupo de Astronomia de Londrina comemora 20 anos com maior projeto de observação astronômica do Brasil

O Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal) completa 20 anos com programação especial. As atividades comemorativas começam no próximo sábado (9) com o maior projeto de divulgação astronômica do Brasil: o “Na Rua, de Olho pra Lua!”.

A edição de sábado do projeto é promovida pelo Gedal, em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. Quem for participar vai poder observar os principais astros através dos vários telescópios que serão montados na Praça Nishinomiya (a praça do Aeroporto). Vai dar para ver a Lua, Júpiter, Saturno, tudo de pertinho. Vale lembrar que o evento é gratuito e começa às 19h. E se você tiver uma luneta ou um telescópio em casa, leve para a Praça! Os membros do Gedal vão dar todas as instruções para você usar o equipamento da maneira mais eficiente.

Mas é claro que o maior evento de observação astronômica do país não ia oferecer “só” a chance da gente poder ver o céu noturno e todos os seus detalhes. Também vão rolar várias apresentações com temas intrigantes e curiosos como a busca de vida em outros planetas e a conquista da Lua, por exemplo. Quem estiver na praça também vai poder acompanhar o lançamento de foguetes que simula o lançamento daqueles grandes foguetes para o espaço que tanto vemos em filmes e séries.

Natal do Gedal

O projeto “Natal do Gedal” vai ser lançado também neste sábado. Ele funciona da seguinte maneira: quem doar brinquedos (novos ou em bom estado de conservação) ganha um cupom por brinquedo para concorrer a sorteios de prêmios como materiais da NASA, da Agência Espacial Brasileira, camiseta, entre outros. Os brinquedos arrecadados vão ser doados a crianças de áreas carentes de Londrina! Bacana, né? E quanto mais brinquedo você doar, mais chances tem de ganhar os prêmios superbacanas do Gedal. E mais: todos os cupons entregues no sábado vão concorrer também ao sorteio de um telescópio no dia 7 de dezembro.

Sobre o Gedal

Democratizar o acesso à astronomia em todos os níveis e setores da sociedade londrinense é o objetivo principal do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), associação civil sem fins lucrativos que atua desde 1999 na cidade. O grupo é formado por indivíduos das mais variadas formações culturais e profissionais, unidos pelo interesse mútuo em torno da astronomia e ciências correlatas. 

Outros eventos estão programados para ocorrer até o fim do ano em homenagem às duas décadas de atividades do Grupo.

Vai lá:
“Na Rua, de Olho pra Lua!” - observação do céu noturno em comemoração aos 20 anos de Gedal
Onde: Praça Nishinomiya
Quando: sábado, 9 de novembro, a partir das 19h
Quanto: gratuito 
Obs: o evento poderá ser cancelado em caso de mau tempo

Foto de capa: Gedal