Londrinando, mostrando o que Londrina tem de melhor!

Clube Londrinando

Gosta de filmes alternativos? Conheça o Cine Com-Tour

08.11.2019 17:41 / POR Mariana Paschoal

Gosta de filmes alternativos? Conheça o Cine Com-Tour

Com quase 15 anos ininterruptos de atividades, o Cine Com-Tour/UEL se firma como referência regional na difusão de cultura, arte e cinema. O espaço é reduto de cinéfilos e apreciadores da sétima arte, apresentando uma programação semanal, sustentada na exibição de películas reconhecidas em festivais internacionais como o de Cannes, Veneza, Berlim e Gramado. Só este ano foram exibidos 34 filmes, fortalecendo o espaço como circuito alternativo de cinema.

Com capacidade para até 500 pessoas, as produções exibidas são dos mais variados lugares como Irã, Iraque, Líbano, Coreia, sem mencionar filmes da França, Itália e Reino Unido. A cada semana é decidida a produção a ser exibida, conforme a disponibilidade das distribuidoras. A proposta é sempre trazer novidades e produções que colaborem para ampliar o repertório de um público exigente e apaixonado por arte, fotografia e iluminação. 

O chefe da Divisão de Cinema e Vídeo, da Casa de Cultura da UEL, Carlos Eduardo Lourenço Jorge, afirma que as produções buscam provocar reflexões junto ao público. "Não é apenas uma forma de diversão, mas incentivar um diálogo com ideias e visões diferentes, oferecendo olhares novos para temas iguais", diz. Ele reforça que o contato do público com filmes de diferentes nacionalidades colabora com a "descentralização da visão de mundo".

O Cine-Com-Tour/UEL raramente participa de estreias nacionais, porque é uma sala única. "As distribuidoras são simpáticas à alternatividade da programação", afirma o chefe da Divisão.

Funcionamento

O Cine Com-Tour/UEL funciona com sessões de quinta-feira a sábado, às 16h e 19h30; de segunda-feira a quarta-feira tem sessão apenas às 19h30. Não há exibições aos domingos. Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6. Sempre às quintas-feiras, dia de estreia, todos pagam meia. O estacionamento é isento para quem vai ao Cine Com-Tour/UEL, basta pedir o selo de validação na bilheteria. Vale ressaltar que escolas e grupos podem entrar em contato para o planejamento de sessões extras pelo telefone da Casa de Cultura (43) 3323-8562.

História

As exibições de filmes são realizadas pela UEL desde 1978, quando o Cine Teatro Universitário Ouro Verde foi incorporado pela Universidade. Porém, elas apenas encontram a sua casa definitiva em 2005, com o convênio da UEL e o Shopping Com-Tour. Desde 2017, o cinema conta com um projetor doado pelo casal Atsushi Yoshii e Kimiko Yoshii. Agora com tecnologia Blu-ray, o setor conseguiu exibir filmes novos, já que as distribuidoras não trabalham mais com formato 35 mm do antigo projetor.

Vai lá:
Cine Com-Tour/UEL
Endereço: Av. Tiradentes, 1241

Com informações da Casa de Cultura