O dia 20 de novembro é, oficialmente, o Dia da Consciência Negra desde 2011. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, que foi morto em 1695 por bandeirantes. Zumbi é uma das principais figuras da resistência à escravidão no Brasil e a data foi estipulada para levantarmos discussões acerca da cultura negra e para conscientizar a população sobre racismo e outras questões sociais.

Em Londrina, alguns eventos espalhados por todo o mês vão ser promovidos para suscitar essas reflexões na população. 

Programação especial do SESI Música na Concha Acústica

O Projeto SESI Música 2019 vai promover uma edição especial em celebração ao Mês da Consciência Negra. O evento será uma mistura dançante e festiva em que a atração principal é o jovem e talentoso músico Lucas Roberto, que traz suas raízes e ancestralidade da cultura afro-brasileira. O cantor é uma das grandes revelações da cena musical londrinense e vem ganhando espaço nas redes sociais após produzir com excelência e personalidade uma série de vídeos com releituras de canções de artistas que são referências do pop e R&B no mundo.

 

Para abrir o evento, o SESI receberá o show de lançamento do CD “Cais”, primeiro trabalho autoral do músico multi-instrumentista Diogo Burka, financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Burka apresentará suas canções autorais, que têm como base o “fusion”, gênero musical que nasceu da mistura do jazz com o rock, funk e R&B.

Nas apresentações, o músico utiliza recursos eletrônicos como sintetizadores e loopstation, levando ao espetáculo uma gama de possibilidades sonoras e explorando timbres e efeitos, seja acompanhado da banda ou no formato “One Man Band”. Em seguida, acontece a edição especial do Baile do LP com o DJ Gustavo Veiga, tocando músicas que fazem referência à cultura afro, no LineUp do Sesi Música. Já o encerramento será com o baile do LP.

Vai lá:
SESI Música 2019 - Mês da Consciência Negra
Quando: 23 de novembro a partir das 17h
Onde: Concha Acústica
Quanto: gratuito

34º Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina

Dentro da programação municipal do Mês da Consciência Negra está a 34ª edição da Mostra Afro Brasileira Palmares. Em cartaz no Museu Histórico de Londrina,, a Mostra abrange uma exposição, feiras, palestra e outras atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra.

A Mostra é uma realização do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (Imecab), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta edição da Mostra reúne capas de vinil produzidas pelo artista plástico Elifas Andreato, desenhos e pinturas da estudante Alice Steffan Retkva, de 8 anos, e artes produzidas por alunos do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Especiais (ILES), dentro do projeto “Cores e Expressões que Encantam”.

Inclui ainda obras e trabalhos dos artistas Branxer, Alexs Tcho, Marcelo Speçato Maria Aparecida dos Santos Silva, Fernando Godinho e José Luiz Neia Martini. O público poderá conferir os trabalhos até 4 de dezembro.

Palestra “Traços, Cores e Histórias com os artistas”

Além das produções dos artistas plásticos, a Mostra promove, no dia 20 de novembro, palestra com Elifas Andreato, no Canto do MARL. Com o tema “Traços, Cores e Histórias com os artistas”, a palestra será realizada das 10h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Avenida Duque de Caxias, 3.241.

3ª Mostra de Música Afro-Brasileira

A 3ª Mostra de Música Afro-Brasileira no Museu Histórico de Londrina vai promover shows musicais, como o espetáculo Azul Celeste, no dia 22 de novembro, que resgata obras de 15 compositores locais afro-brasileiros. Em 24 de novembro, será a vez das Escolas de Samba mais artistas convidados se apresentarem.

Feira Afro Criativos

Com a Feira Afro Criativos, a comunidade poderá conhecer e adquirir produtos ou serviços que promovam a cultura afro-brasileira. Promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Prefeitura de Londrina, em parceria com a Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Cultura (SECC), a feira irá ocorrer nos dias 22 a 24 de novembro, no Museu Histórico de Londrina.

A abertura da Feira Afro Criativo será no dia 22, às 18h. As barracas dos expositores ficarão no pátio do Museu Histórico, onde a comunidade vai poder adquirir ou conhecer como artesanatos, culinária, cabeleireiras afro e trancistas, entre outras opções. Nos dias 23 e 24, a feira estará aberta ao público das 9h às 18h.

No mesmo período e local, acontece a I Feira da Literatura Afro. Estarão expostos utensílios de cerâmicas, artesanatos e livros. Uma destas barracas será para entrega de doações, e outra para receber doações de livros, que serão entregues nas próximas feiras.

3ª Marcha do Orgulho Crespo

Em 23 de novembro, às 8h30, acontece a 3ª Marcha do Orgulho Crespo, com apresentações artísticas na Concha Acústica Central e coordenada pelo Coletivo Black Divas.

Vai lá:
34º Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina
Quando: até 4 de dezembro
Onde: Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900)
Quanto: gratuito

Com informações de assessorias de imprensa e Prefeitura de Londrina
Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais