Duas engenheiras ambientais com uma vontade gigante de melhorar o mundo em que vivemos. Foi assim que nasceu a Mutuah - Colaborativismo Sustentável, um projeto que tem como objetivo incentivar a colaboração e o desenvolvimento mútuo entre negócios sustentáveis. Esse propósito é alcançado através da promoção de ações que visam apresentar soluções mais limpas e conscientizar os envolvidos sobre questões ambientais da atualidade. Uma das ações mais recentes, por exemplo, é um mapa que está sendo desenvolvido para apresentar à população uma rota de produção e distribuição da agricultura não-tóxica em Londrina e região (falaremos sobre o mapa no decorrer do texto).

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mutuah (@mutuah.br) em

Histórico

Caroline Dutra é uma das idealizadoras do projeto e explica que a Mutuah começou com a intenção de conectar o que ela tem de experiência em promoção de eventos com a área em que se formou, que é a ambiental. Como engenheira ambiental, Caroline trabalhou com planejamento urbano, que envolve licenciamento ambiental, plano de resíduos, plano de recursos hídricos, plano de saneamento, entre outros… “Dentro desses planos, sempre abordamos a participação social para discutir questões ambientais”, explica a engenheira. E nessas experiências ela percebeu que as pessoas geralmente não sabem do papel delas como indivíduos nessa participação pela sustentabilidade e pelo meio ambiente. “Ou elas acham que é muito difícil, ou que essa função não compete a eles”, conta. 

Diante dessa problemática, Caroline se uniu à também engenheira ambiental Mariana Larini para aproximar os conteúdos de educação e sustentabilidade tão presentes na profissão delas às pessoas, e aproximar também pessoas, empresas e ONGs que trabalham com projetos na área ambiental. “Trabalhar com sustentabilidade e educação ambiental é um desafio, é nadar contra a corrente. Por isso ter um meio de facilitar uma gestão ambiental mais sustentável., como a Mutah, é importante”, afirma.

Colaborativismo sustentável

Colaborativismo sustentável está no nome da Mutuah e é o fio condutor do trabalho da equipe. Segundo Caroline, “colaborativismo sustentável” significa “fortalecer o meio, promover uma relação ganho-ganho com parcerias, facilitar e divulgar projetos que estão ligados a causas ambientais a outras pessoas e empresas”. Para fazer tudo isso, elas desenvolver ações na área e um dos projetos mais recentes da Mutuah é a rota sem agrotóxicos.

Mapa da agricultura não-tóxica de Londrina

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mutuah (@mutuah.br) em

Um dos projetos mais recentes e que está em processo de desenvolvimento no momento é um mapa que traça uma rota de lugares que servem produtos livres de agrotóxico na cidade. “A ideia é traçar uma rota de produção e distribuição da agricultura não-tóxica em Londrina e região, a fim de incentivar a população a buscar opções mais conscientes no consumo de frutas, verduras e condimentos”, explica Caroline. O trabalho também visa quantificar proporções das opções não-tóxicas disponíveis para consumo em nossa região atualmente, além de identificar e qualificar as técnicas de cultivo existentes (ex: orgânico, permacultura, agroecologia). 

O projeto do mapa ainda está no forno, mas a gente o aguarda com ansiedade e falaremos sobre por aqui.

Outros projetos e I Mostra Sustentável

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mutuah (@mutuah.br) em

"Apesar de não ser a ideia principal, a gente desenvolve muita coisa na área de educação ambiental voltada para as escolas”, esclarece Caroline. A Mutuah, inclusive, vai participar do planejamento do ano letivo de uma escola particular na cidade, inserindo conteúdos de educação ambiental e sustentabilidade nas disciplinas da grade curricular. 

Eventos com a temática sustentável também estão na lista de ações desenvolvidas pela Mutuah. O próximo na agenda é a  I Mostra Sustentável Mutuah. O evento será neste sábado (23), no Café com Propósito (R. Espírito Santo, 1123). A programação da Mostra contará com expositores e marcas sustentáveis, oficina de montagem de vasos de suculentas com materiais recicláveis (R$ 25 com material incluso) e um bate-papo sobre educação ambiental nas escolas. Se você quer conhecer melhor o trabalho da Mutuah e refletir sobre maneiras sustentáveis de se viver, essa é uma ótima oportunidade!

Foto de capa: @fabiogamero

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais