Cultura

Dia da Consciência Negra: séries com temática racial para assistir na Netflix

por Mariana Paschoal 20.11.19

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma data que foi criada para refletirmos e nos conscientizarmos sobre questões raciais e o racismo que, infelizmente, ainda é tão presente em nossa sociedade. A data marca o dia da morte do Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes negros do nosso país.

No entanto, principalmente no Brasil, onde a maioria da população se declara preta ou parda, as pautas do movimento negro devem estar sempre em voga e podemos refletir sobre elas em nosso dia-a-dia, assistindo a séries com a questão racial como tema central. Por isso, selecionamos algumas disponíveis na Netflix para você potencializar essa reflexão. Confira:

Ela Quer Tudo (2017-2019)

A série Ela Quer tudo é uma comédia dramática de Spike Lee baseada no filme de mesmo nome e do mesmo diretor, lançado em 1986. A série aborda a vida de Nola Darling (DeWanda Wise) enquanto ela busca realizar seus sonhos e faz malabarismos para conciliar três amantes. Na trama, várias questões raciais são abordadas - inclusive, o elenco é, em sua maioria, negro. Ela Quer Tudo tem duas temporadas.

Chewing Gum (2015-2017)

Também com duas temporadas, Chewing Gum é uma série britânica que apresenta a trajetória de Tracey (Michaela Coel), uma jovem criada em uma família muito religiosa e que busca perder a virgindade. Como uma boa série com protagonistas negros, a questão racial e críticas ao racismo estão presentes.

The Get Down (2016-2017)

Que tal mergulhar no universo que dá início ao Hip Hop? Então vamos mergulhar no universo da The Get Down, série que retrata a Nova York de 1977 e a juventude do South Bronx em busca de uma nova forma de expressão. Como um elemento do movimento negro, nem precisa dizer que as questões raciais são bem presentes na série, não é mesmo?

Olhos que Condenam (2019)

Olhos que Condenam é uma minissérie com quatro episódios baseada no caso policial de uma mulher que foi atacada no Central Park em 1989. Cinco adolescentes negros foram os suspeitos do crime. A maneira como o julgamento ocorreu mostra o racismo que acomete o poder judiciário norte-americano e faz o público refletir e pensar em como a Justiça funciona.

Brooklyn Nine-Nine (2013-)

O que uma série policial de comédia tem a ver com questões raciais? No caso da Brooklyn Nine-Nine, tudo! A história se passa dentro de um distrito policial de Nova York cujos cargos mais altos são ocupados por dois negros: o capitão Raymond Holt (Andre Baugher) e o sargento Terry Jeffords (Terry Crews). No dia-a-dia, os dois personagens sofrem situações racistas que são questionadas durante a série e faz o público refletir sobre. Brooklyn Nine-Nine foi renovada recentemente para sua oitava temporada.

Cara Gente Branca (2017-)

As questões raciais são o tema central de Cara Gente Branca. A série, como o próprio nome entrega, é um grito dos negros aos brancos para escancarar que o racismo existe sim. Com três temporadas, a trama mostra a rotina de alunos negros de uma universidade norte-americana que enfrentam desrespeito e a política evasiva da escola que está longe de ser "pós-racial".

Um Maluco no Pedaço (1990-1996)

Um Maluco no Pedaço é um clássico da comédia televisiva. Apesar de ser conhecida pelo humor, a série estrelada por Will Smith mostra a vida na mansão da rica família Banks, uma família negra que mora no bairro de classe alta Bel-Air. O personagem de Will, do mesmo nome, se muda para essa mansão que é de seus tios depois de viver uma infância pobre na Filadélfia. Essa nova rotina vem com várias situações de discriminação racial que faz os espectadores refletirem sobre o racismo existentes até mesmo em um bairro rico. Você já assistiu a algumas dessas séries? O que tem a dizer sobre as questões abordadas?

Foto de capa: Olhos que Condenam (Netflix)

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais