A interação da natureza de Londrina com a cidade e com as pessoas. É isso o que as 56 fotos expostas em "Londrina, Natureza que Encanta" vão mostrar a partir deste sábado (14), no Jardim Botânico. A exposição será a primeira a céu aberto da cidade e também a primeira vez em que o local abre as portas para uma mostra fotográfica.

As imagens expostas são de autoria de Wilson Vieira, que apesar de já ter uma história longa na fotografia, começou a fazer cliques da cidade em 2013, depois de uma visita ao Museu Histórico de Londrina. “Foi em uma visita ao Museu Histórico que conheci o trabalho de fotógrafos da década de 30, 40 e 50 como José Juliani, Haruo Ohara... Nessa visita, fui impactado pelas imagens e pesquisei os motivos que esses fotógrafos tinham para registrar a cidade”, relembra Vieira, que também explica que esses fotógrafos utilizavam as imagens da cidade para vender terras em Londrina através da Companhia de Terras Norte do Paraná. “Essas imagens iam para a Ásia, Europa e América do Norte e a partir da década de 60, não existe mais o registro documental de Londrina. Por isso eu senti que precisava voltar a registrar os cenários do município”, conta.

Como o nome da exposição entrega, as fotos que estarão na mostra homenageiam a cidade através dos vários parques existentes como o próprio Jardim Botânico, a Mata dos Godoy e o Lago Igapó. “Para fazer as escolhas das imagens pensei que Londrina tem uma área verde muito rica. Ela tem um dos maiores índices de árvores por habitante do estado e também uma das poucas cidades paranaenses que preservam mata nativa”, explica o fotógrafo sobre o que levou em consideração para montar a Exposição.

Outra atração da exposição são as estruturas onde ficarão as fotos. Quem as assina é o arquiteto Caco Piacenti, cujo trabalho foi importante para dar harmonia e conectar as imagens ao local.  “Construí um projeto para deixar em evidência o trabalho do fotógrafo e, ao mesmo tempo, valorizar o espaço que recebe a mostra”, ressalta o arquiteto. 

A exposição permanece aberta ao público por três meses, com visitas sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

Vai lá:
Exposição fotográfica "Londrina, Natureza que Encanta"
Onde: Jardim Botânico de Londrina
Quando: de 14 de dezembro a 14 de março, de terça a domingo, das 9h às 19h
Quanto: gratuito

Fotos: Wilson Vieira

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais