Cultura

Projeto em escola da zona norte promove o teatro como prevenção e combate ao cyberbulling

por Mariana Paschoal 17.12.19

A Escola Estadual Monsenhor Josemaría Escrivá, localizada na Zona Norte de Londrina, encerrará nesta quarta-feira, 18, o projeto de intervenção pedagógica “O teatro como prevenção e combate ao cyberbullying”. O encerramento das atividades acontece com a peça teatral “Cyberbullying”, que leva ao palco o drama de milhares de adolescentes que sofrem cyberbullying e não encontram apoio, abordando temas como bullying físico e virtual, depressão e suicídio. O espetáculo será apresentado às 15h, no Cine Teatro Pe. José Zanelli, em Ibiporã.

O projeto defende a ideia de que o bullying virtual pode ser combatido e prevenido por meio do teatro, da leitura e das manifestações artísticas. “Abordar assuntos como bullying e cyberbullying é de extrema importância. Grande parte das agressões físicas e psicológicas tem início dentro da escola e é preciso fazer algo para acabar com isso”, explica o professor Alexandre Domingues, responsável pela iniciativa. “No palco, o aluno tem a oportunidade de se colocar no lugar do outro, de sentir o que o outro sente. Isso tem transformado o olhar dos alunos”, continua.

O espetáculo teatral “Cyberbullying” foi produzido em sua totalidade pelos alunos. Desde o cenário, figurino, sonoplastia até o roteiro e texto. Isso proporcionou maior autonomia e senso de responsabilidade nos alunos. “Foi um desafio que acabei enfrentando. Além de aprender muito, fiz novas amizades. É realmente importante falar sobre esse assunto e fico feliz de ter feito parte do projeto”, afirma a estudante Ana Beatriz da Silva Alvarenga, de 15 anos. João Vitor da Silva, da mesma idade, concorda: “aprendi coisas novas de uma maneira diferente. Fazer teatro é muito divertido e me aproximou de várias pessoas”. conta.

A apresentação é gratuita e aberta ao público.

Sobre a peça

Duda é aluna do 9º ano e seus amigos a incentivam a participar de um show de talentos. Ao ter sua inscrição editada para que passasse vergonha, se torna vítima de cyberbullying e desaparece. Seus amigos Débora e Fernando não medirão esforços para descobrirem o paradeiro de Duda e, para isso, contarão com a ajuda de grupos de apoio, da escola e dos demais colegas.

Elenco

Ana Beatriz da Silva Alvarenga 

Davi Pombal de Osti

Emily Romin Garcia 

Emylli Parisoto 

Fabiana Biral

Felipe dos Santos Pierolo 

Gabriel dos Santos 

Gabriel Rocha

Gabriela Fernanda de Andrade 

Geovanna Cardoso Faria

Heloisa Elizabeth Correa

Igor Oliveira Duarte

Isaias de Paula Antoniassi

João Vitor Pinto da Silva 

Julia Carolina Perecin 

Laura Kelly Duarte

Shara Rayany Barbosa 

Tais Damasceno Chiaveli

Thiago Oliveira Martins

Yasmin Justino 

Yasmin Miato 

Cenários e figurinos

Grupo

Sonoplasta

Matheus Lopes Rangel 

Teclado e Violão 

Ana Beatriz da Silva Alvarenga 

Emylli Parisoto

Guitarra e Baixo

Igor Oliveira Duarte

Direção Musical

Igor Oliveira Duarte

Direção Geral 

Alexandre Domingues 

Direção da Escola

Silmara Naves Dias

Alexandre Domingues

Vai lá:
“O teatro como prevenção e combate ao cyberbullying” apresenta “Cyberbullying”
Quando: quarta-feira (18), às 15h
Onde: Cine Teatro Pe. José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 - Ibiporã)
Quanto: gratuito

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais