Cultura

Comece a se preparar para o Vestibular 2021: UEL divulga lista de obras literárias exigidas para o ano que vem

por Mariana Paschoal 20.12.19

Pode até ser férias, fim de ano... Mas quem quer se preparar para passar no próximo vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) já pode começar a ler as obras literárias que serão cobradas no concurso. A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL já divulgou a lista dos livros e autores e essa pode ser uma ótima oportunidade para você adquirir conhecimento sobre a literatura, estudar para a prova e ainda se divertir com as histórias.

A lista reúne 10 autores e é sugerida a cada dois anos com o objetivo de orientar os candidatos a realizarem as leituras com antecedência. As próximas indicações vão valer para os vestibulares 2021 e 2022, aplicados em 2020 e 2021, respectivamente. Confira:

 

A palavra algo - Luci Collin (Iluminuras, 2016)

Amor de perdição - Camilo Castelo Branco (Melhoramentos, 2013)

Casa de pensão - Aluísio Azevedo (Martin Claret, 2013)

Clara dos Anjos - Lima Barreto (Martin Claret, 2011)

Contos novos - Mário de Andrade (Nova Fronteira, 2015)

Eles não usam black-tie - Gianfrancesco Guarnieri (Civilização Brasileira, 2017)

Histórias que os jornais não contam - Moacyr Scliar (LPM Editores, 2017)

O vendedor de passados - José Eduardo Agualusa (Tusquets, 2018)

Poemas escolhidos de Gregório de Matos - Gregório de Matos (Companhia das Letras, 2011)

Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus (Ática, 2019) 

Na nova lista, permanecem três obras dos dois últimos vestibulares: Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco; Clara dos Anjos, de Lima Barreto; e Poemas escolhidos, de Gregório de Matos. 

Além de autores clássicos da Língua Portuguesa, a lista reúne autores contemporâneos, como a brasileira Luci Collin e o angolano José Eduardo Agualusa, e também os já falecidos Carolina Maria de Jesus, Gianfrancesco Guarnieri e Moacyr Scliar. 

Segundo Lucas Lavisio, professor de literatura do Curso Pré-Vestibular (CEPV) da UEL, a nova lista contempla multiplicidade de gêneros literários, desde romance, poema, até as narrativas curtas, como conto e crônica, e peça de teatro, sendo cinco obras clássicas e outras cinco do modernismo e pós-modernismo. Ele também destaca a introdução da literatura de países africanos de língua portuguesa. "É uma tendência agora dos vestibulares contemplarem a língua portuguesa como um todo", afirma. 

Para o professor, a problemática social foi acentuada e fica evidente no próximo vestibular da UEL, com a introdução de dois livros. Um deles é a obra de Carolina Maria de Jesus, por retratar as próprias vivências da autora, como uma moradora de lixão. O livro é considerado uma literatura marginal, por mostrar uma parcela excluída da sociedade. A outra obra é de Gianfrancesco Guarnieri que retrata, como peça de teatro, a vida da classe trabalhadora e mais pobre. 

No trabalho em sala de aula com os alunos do CEPV, Lucas Lavisio afirma que busca ir além simplesmente da história daquela obra. "Faço um elo entre o contexto, o autor e a obra. É preciso entender o momento em que ela é lançada, a história e o pensamento do autor", conta. 

Com informações de Agência UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais