O Londrina Matsuri começa nesta quinta-feira, 7, e os portões do Parque de Exposições Ney Braga, local do evento , abrem ao público às 10h.  O Matsuri chega à sua 15ª edição em 2017, com a missão de cultivar, difundir e integrar a arte e a cultura oriental através de várias vertentes como a música, dança e a gastronomia, entre outras.

É um dos maiores eventos promovidos pela colônia japonesa do Paraná, comemora a chegada da primavera. O Matsuri vai até o domingo, 10 de setembro, funcionando das 10h às 23h. A abertura oficial, com a presença de organizadores, autoridades, patrocinadores e público está programada para às 19h30, da quinta. Nos quatro dias do evento, a expectativa é de receber 25 mil visitantes.

“É uma trajetória de muito sucesso”, comemoram os organizadores do evento, Mity e Luiz Shiroma. “Realizar o 15º Londrina Matsuri, sem interrupção, por uma entidade sem fins lucrativos como o Grupo Sansey, que é pequeno em número de pessoas, mas conta com muitos voluntários abnegados, é uma grande vitória.”

O Grupo Sansey é uma entidade cultural e beneficente, sem fins lucrativos, que todos os anos promove a festa. Sua finalidade é preservar hábitos e costumes orientais através dos jovens. “Podemos afirmar que o objetivo principal do Londrina Matsuri foi atingido, ou seja, a integração da cultura japonesa com a brasileira, como podemos notar na pista de dança, onde a maior parte é de não descendentes. Para nós do Grupo Sansey isto é motivo de orgulho.”

Destaques artísticos

O Londrina Matsuri contará com dois palcos- Sakura e Himawari- para receber as atrações artísticas como o Festival Bon Odori, Matsuri Dance, Yosakoi Soran, teatro e bandas. Além disso, a festa contará com exibição de filmes, palestra sobre curiosidades da cultura japonesa, workshop de Origami em Tecido, Construção de Pipas e Ilusionismo, Nagashi Soumem (Macarrão na Correnteza), Espaço Comic, Feira de Tecnologia, Espaço Criança, venda de produtos japoneses e atividades para a Terceira Idade, além de um desfile no Estilo Harajuku, com  um concurso Cosplay.

Praça de Alimentação

Outra grande atração da festa, que atrai milhares de pessoas e foi várias vezes premiada, é sua gastronomia - com restaurantes oferecendo o melhor da culinária oriental, além de lanches e doces. “Conquistamos pela 4ª vez consecutiva o Top Nikkey como a marca mais lembrada no quesito Festival Gastronômico”, festejam os organizadores.

“Desde o início do Londrina Matsuri, em 2003, na Praça Nishinomiya, o nosso forte sempre foi a gastronomia, pois sempre visamos a integração de culturas onde os frequentadores pudessem comer de ‘hashi’ o peixe cru,  o ‘sushi’ e outras iguarias da culinária japonesa. E também lançamos pratos novos como o Okonomiyaki de Hiroshima, o tempurá de sorvete, entre outros.”

O setor comercial também estará presente no 15º Londrina Matsuri com 50 estandes comerciais que trazem produtos japoneses e também utilidades domésticas, confecções, objetos para casa, alimentação, cosméticos, entre outros produtos. 

Nas bilheterias do evento, no Parque de Exposições Ney Braga os ingresso custarão R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia entrada).

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais