O ano começou. Que tal colocar "ler mais" como meta para 2020? E Londrina tem vários meios para te ajudar nessa. Uma delas são as bibliotecas públicas espalhadas pela cidade. Vamos conhecê-las?

Biblioteca Pública Municipal “Pedro Viriato Parigot de Souza”

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gledson Raymundo (@gledsonraymundo) em

A Biblioteca Pública Municipal, cujo nome é "Professor Pedro Viriato Parigot de Souza", foi inaugurada em 1951. Em toda a sua história, as instalações da biblioteca já passaram por diversos locais e começou a funcionar na Avenida Rio de Janeiro em 1984. No prédio, funcionava o antigo Fórum da cidade.

Atualmente, a Biblioteca conta com vários espaços para estudo e um grande acervo de livros, apostilas e materiais de referência, que podem ser utilizados para consultas e estudos no local. O usuário também pode realizar o empréstimo domiciliar de livros. Para isso é necessário fazer o cadastro de identificação do usuário e um cartão de empréstimos. A Biblioteca possui, ainda, o setor da Hemeroteca, que arquiva as notícias de jornais por assunto, o setor de Periódicos, o Arquivo Retrospectivo e a Biblioteca João Milanez (Sala Londrina/Paraná), que conta com um acervo especializado da história local.

Ao todo, o acervo da biblioteca conta com 88 mil livros e 60 mil periódicos.

 

Endereço: Av. Rio de Janeiro, 413

Biblioteca “Especializada Infantil de Londrina”

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Michelle Serra (@mi_serra) em

A abertura da Biblioteca Infantil de Londrina só foi possível por causa da transferência da Biblioteca Municipal ao prédio que funciona hoje. Com a transferência, essa biblioteca e o Teatro Zaqueu de Melo também foram criados. Em 2016, a Infantil foi transferida para o prédio sede da Secretaria Municipal de Cultura (antiga Casa da Criança)  para operar com uma estrutura mais ampla para melhor atender seus leitores.

Com um acervo infantil e juvenil, a Biblioteca Infantil conta com 9.300 livros e 2.200 periódicos.

 

Endereço: R. Maestro Egídiodo Amaral, 110

Biblioteca Ramal Vila Nova 

A Biblioteca Municipal Ramal Vila Nova foi fundada em 1996 e desenvolve atividades culturais e recreativas, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, promover o acesso à cultura, ao lazer e à arte, dinamizar o uso do livro e da biblioteca e promover uma integração entre os membros da comunidade londrinese.

O acervo, de 5.016 livros e 1.334 periódicos, é comporto por obras de referência, literatura infantil e juvenil, obras didáticas, jornais, revistas e gibis.

Endereço: R. Purus, 45

Biblioteca Ramal Lupércio Luppi - Centro Cultural Região Norte

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Belezas Naturais BR (@bbelezasnaturais) em

A Biblioteca Ramal Lupércio Luppi faz parte do centro cultural de mesmo nome que atende a Zona Norte de Londrina. Com livros de vários temas e direcionados a todas as faixas etárias, o acervo da Lupércio Luppi conta com mais de 11 mil títulos e dois mil periódicos que estão à disposição da população que pode usufruir dele depois de fazer um cadastro por lá.

 

Endereço: Av. Saul Elkind, 790

 Biblioteca Especializada do Museu de Arte “Francisca Campinha Garcia”

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patricia Souza (@patty_rad) em

 A "Francisca Campinha Garcia” é a biblioteca do Museu de Arte de Londrina e, como não poderia deixar de ser, é especializada em obras relacionadas às artes. Ao todo, são 2.600 livros e 602 periódicos disponíveis.

 

Endereço: R. Sergipe, 640

Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por paulo tio (@7gokhu) em

A Biblioteca do CEU é uma biblioteca pública da Zona Oeste. Por lá são ofertados serviços de informação como consulta, orientação à pequisa, empréstimo de materiais informacionais, além de atividades de ação e animação cultural. O acervo dessa biblioteca conta com 2.600 livros e 150 periódicos.

 

Endereço: R. Angelo Gaioto s/n

Biblioteca Municipal "Eugênia Monfranati" 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mel Yanes (@mel_yanes) em

Na Zona Sul temos a Biblioteca Municipal "Eugênia Monfranati" com um acervo geral, infantil e sala para cursos e oficinas de mais de 2.300 livros e 203 periódicos.

Endereço: Av. Guilherme de Almeida, 2260

 Ao todo, nas bibliotecas públicas, Londrina conta com um acervo de 121.016 livros e 66.516 periódicos à disposição da comunidade

Outras bibliotecas públicas da cidade:

Biblioteca “José Garcia Molina”

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Julia Campos ???? (@julia_camposn) em

A José Garcia Molina é a biblioteca do Museu Histórico da cidade e possui um acervo com obras sobre história de Londrina e região; museologia, conservação e fotografia. São 2.230 livros, 2.115 exemplares. Em relação aos períodicos, são 497 títulos e 12.449 fascículos.

 

Endereço: R. Benjamin Constant, 900

 Bibliotecas da UEL 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Stefany (@sstefany.ssantos) em

Por todo o campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estão as bibliotecas da instituição. Elas são setoriais, com acervo que atende o centro em que estão localizadas, e uma central. As bibliotecas da UEL possuem 291.189 e 388.402 periódicos que estão à disposição da comunidade universitária.

 

Endereço: Campus Universitário

Foto de capa: @mks.ramos

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais