Bem-estar

Coloque "doar sangue" como meta de 2020 e ajude centenas de pacientes da região

por Mariana Paschoal 20.12.19

Quem aqui já doou sangue? Quem ainda não doou, qual é o motivo? Você sabia que a necessidade de todos os tipos de sangue no Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina é constante? As transfusões de sangue fazem toda a diferença na vida de vários pacientes diariamente e é preciso manter o estoque de bolsas sempre disponível. Você pode fazer parte dessa rede colocando "doar sangue" como metas para o ano novo, que tal? 

O hemocentro do HU, inclusive, divulgou o balanço do ano de 2019 para você conhecer melhor o trabalho feito por lá:

Um dos quatro centros regionais de coleta de sangue do estado, o Hemocentro Regional de Londrina, ligado ao HU da UEL, atende diretamente 22 unidades ligadas à 17ª Regional de Saúde, oferecendo bolsas e material de ótima procedência e qualidade, processado com recursos tecnológicos de ponta. Somente este ano, até o mês de novembro, foram contabilizadas 14.046 doações, com média de 1.276 bolsas/mês.

Segundo o coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo, o número de pessoas que comparecem para doar sangue é maior. Dos que se candidataram para doar, 20% tiveram algum impedimento como estar em tratamento de doenças infecciosas e outras situações de risco de contaminação que impedem a coleta. Esse procedimento garante a segurança, evitando qualquer  comprometimento à qualidade do sangue coletado e disponibilizado pelo HU.

O coordenador ressalta que o sangue é um material biológico, que precisa de doações todos os dias: "Principalmente de plaquetas, que têm validade de cinco dias. Os outros derivados de sangue, o plasma, tem validade de um ano e o glóbulo vermelho de 30 dias", orienta. Todo o procedimento dura aproximadamente 40 minutos. Antes de fazer a doação, o potencial doador passa por consulta médica, na triagem do Hemocentro.

Além de ser referência na região norte, o Hemocentro Regional de Londrina integra da Rede Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) que atende pacientes portadores de coagulopatias hereditárias e outras demandas transfusionais da rede pública. A unidade também oferece suporte a centros de coleta e de transfusão de sangue localizados em Cornélio Procópio e Jacarezinho.

O Hemocentro do HU fuciona de segunda a sexta-feira das 13h às 18h30; aos sábados das 8h às 17h30. No dia 31 de dezembro, o atendimento será das 8 às 13 horas. No dia 1º de janeiro a unidade permanecerá fechada.

Exigências para a doação

- Estar em boas condições de saúde:
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores devem apresentar consentimento formal do responsável legal)
- Pesar no mínimo de 50 quilos
- Apresentar documento oficial de identidade com foto

Passo a passo da doação

- O possível doador é cadastrado no sistema do Hemepar e responde a um questionário
- Passa por triagem clínica, para avaliação dos requisitos para ser doador
- Sangue passa por triagem hematológica para verificar se existe ou não anemia
- Doador é encaminhado para sala de lanche e deve permanecer no hemocentro por pelo menos 15 minutos

Com informações de Agência UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais