Assim como quase tudo na vida, ninguém nasce leitor. O hábito da leitura e o interesse pela literatura é algo que precisa ser desenvolvido, de preferência desde a infância. Quem não teve o hábito trabalhado desde cedo pode sofrer mais para se concentrar nas leituras e até mesmo para ter vontade de ler um livro. O Brasil, por exemplo, é um país cujo hábito de leitura ainda não é totalmente presente: a pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro de 2018 mostrou que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Ainda de acordo com o estudo, a média de obras lidas por pessoa ao ano é de 4.96. Desse total, 2.43 foram terminados e 2.53 lidos em partes.

É para melhorar esses dados e incentivar as pessoas a lerem cada vez mais que datas como o Dia Nacional do Leitor foram criadas. E o Dia do Leitor aqui no Brasil é comemorado neste 7 de janeiro. Para aumentar a onda de incentivos, selecionamos algumas dicas para você que é leitor, ou para você que quer se tornar um, ler mais e melhor em 2020. Confira:

Antes de começar a ler, faça perguntas

Antes de abrir um livro e começar a lê-lo efetivamente, é provável que você já tenha uma noção sobre o conteúdo da obra (afinal, foi você quem escolheu). Isso dá brecha para você se perguntar três coisas antes de começar a explorar as próximas páginas:

- O que eu já sei sobre o assunto ou a história?
- O que eu quero descobrir com o livro?
- O que será que acontece no meio da história?

As respostas para essas questões vão construir a base que você precisa para se interessar mais pela trama. Isso significa que você não vai ler o livro sem um objetivo. Você vai lê-lo em busca dessas respostas.

Durante a leitura, faça pausas e mais perguntas

Conforme o avanço da leitura, é importante fazer pequenas pausas para que você se certifique de que as informações do livro estão sendo fixadas no seu cérebro. Para potencializar ainda mais a sua atenção, aqui estão outras perguntas que você pode se fazer durante o virar de páginas:

- Essa história está fazendo sentido para mim?
- Como eu posso me identificar com essa história?
- O que o autor quis dizer com tal coisa?
- Qual é a minha interpretação do que está acontecendo no livro?

Ao se perguntar esse tipo de coisa, você consegue analisar o que está escrito e interpretar melhor as informações. Com esses passos também é possível identificar o tipo de escrita do autor e o que o influenciou a escrever aquelas palavras.

Durante a leitura, faça pausas longas caso sinta dificuldade para entender o que está escrito

Alguns livros são mais densos, têm textos menos fluidos e podem ser mais difíceis, principalmente para quem não tem o hábito da leitura. Se você se deparou com uma obra dessas e está com dificuldades para avançar as páginas, não desista! Faça pausas mais longas, reflita sobre o que está acontecendo na história, busque o significado de palavras desconhecidas, escreva um resumo sobre o que você entendeu, discuta sobre o livro com alguém que já o leu. Esses passos podem facilitar a leitura sem que você precise abandonar o livro no meio.

Durante a leitura, visualize

Para entender melhor o que se passa em um livro, é importante fazer representações visuais da história. Para isso, você pode imaginar como os personagens são, criar uma imagem mental dos ambientes que são retratados e do que acontece.

Depois de ler, identifique os principais pontos da história

Para muitos, terminar um livro é uma verdadeira vitória. E o fim de uma história interessante deve ser celebrada como tal! Agora é hora de refletir sobre o que leu, assimilar todas as informações e se preparar para a próxima obras. Sempre que você virar a última página de um livro, é importante identificar eventos cruciais para a história que você acabou de conferir e a mensagem que o autor quis passar com aquelas palavras. Reflita também sobre a mensagem que o livro passou para você e como você se identificou com a história como um todo, ou com passagens e personagens específicas. Essas etapas finais facilitam a assimilação da informação e previne que você se esqueça do que leu.

E para te incentivar ainda mais a ler, vamos deixar alguns links de matérias que fizemos com o tema. Bora ler mais livros em 2020?

Livrarias e sebos de Londrina para conhecer

Escritores londrinenses que você precisa conhecer e ler

Conheça as bibliotecas públicas de Londrina

Comece a se preparar para o Vestibular 2021: UEL divulga lista de obras literárias exigidas para o ano que vem

10 livros infantis para conhecer no Dia Internacional do Livro Infantil

Cinco livros indicados pelos leitores do Londrinando para você incluir na sua listinha de leitura deste ano

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais