Bem-estar

Banco de leite do HU busca novas doadoras para aumentar em mais de 60% o estoque mensal

por Mariana Paschoal 09.01.20
A coordenação do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina (HU) quer aumentar a arrecadação em 2020. A expectativa é arrecadar cerca de 300 litros por mês. Em 2019, a média ficou em 186 litros mensais. No começo do ano, há uma redução natural em virtudes das férias, viagens. Os bancos acabam tendo redução do estoque de leite, o que pode prejudicar os recém-nascidos do Hospital e de outras instituiçõs da região. 
 
Segundo Letícia Costa, coordenadora do Banco, tradicionalmente a baixa arrecadação ocorre nos três primeiros meses do ano. No entanto, em 2019, a redução nos estoques de leite foi registrada de janeiro a junho, chegando a uma queda de 20% no período. "Não temos explicação para esse fato que foi registrado, inclusive, em nível nacional", destaca a coordenadora. Letícia diz que podem ser doadoras todas as mulheres que sejam saudáveis, que estejam amamentando seus filhos exclusivamente com leite materno e que possuam volume de leite para além da necessidade do seu próprio bebê. "Basta entrar em contato com o Banco de Leite via telefone. Será agendada uma visita na casa da mãe que tem interesse em doar." Em 2019, foram realizadas 2.511 visitas domiciliares, um aumento de 14% em comparação a 2018. 
 
Conforme a coordenadora, é preenchido um cadastro, feita uma anamnese, confirmados os exames sorológicos do pré-natal sem alteração. "São realizadas todas as orientações quanto à retirada e o armazenamento de leite. A doadora recebe um kit com máscara, gorro, etiquetas de identificação e frascos estéreis para armazenamento do leite", destaca Letícia.
 
Estatísticas de 2019
 
O Banco de Leite Humano do HU atendeu 4.475 recém-nascidos em 2019. Esse número compreende os 1.551 bebês atendidos pelas unidades de terapia intensiva neonatal do hospital e os atendidos pelos hospitais parceiros do Banco de Leite do HU. A maioria dos recém-nascidos que recebe o leite é prematura. Por isso, a importância do leite humano para o seu desenvolvimento. "Por que é importante doar? O recém-nascido ganha peso, tem desenvolvimento saudável e há encurtamento do tempo de internação. O leite materno salva vidas", destaca a coordenadora Letícia.
 
Ela afirma que no ano passado foram 1.649 mulheres doadoras com 2.234 doações. Somente no HU/UEL, foram disponibilizados 2.241 litros para os recém-nascidos hospitalizados durante 2019. "O leite passa por um rígido controle de qualidade para eliminação de microrganismos", afirma Letícia, sobre o processo de pasteurização. 
 
 
Orientação
 
Letícia Costa explica que o Banco de Leite também realiza outro importante serviço no apoio e na promoção ao aleitamento materno, com mulheres que têm dificuldades no manejo do aleitamento materno, como ordenha, lesões nos mamilos, mastite, ductos obstruídos. "O objetivo é fazer com que essa mulher vença as dificuldades e que seja um ato tranquilo entre ela e seu bebê", diz a enfermeira. A mulher, para receber esse atendimento, precisa ir ao Banco de Leite Humano. Conforme Letícia, quando a equipe ajuda a mulher a resolver esses problemas, ela acaba se tornando doadora. "Ela consegue amamentar e quando percebe o excedente, acaba doando o leite." Nesse serviço, em 2019, foram atendidas 1.549 mulheres, um aumento de 10% em relação a 2018. 
 
Sobre o Banco de Leite do HU
 
Em Londrina, o Banco de Leite do HU/UEL processa o leite coletado nos postos dos hospitais Evangélico, Infantil (grupo Santa Casa), Maternidade Municipal Lucilla Ballalai e do Coração (unidade Bela Suíça). Depois da pasteurização, o leite é encaminhado a esses hospitais que administram aos recém-nascidos. Na região, são atendidos os municípios de Cambé, Rolândia e Cornélio Procópio. O Banco fica no HU, na Avenida Robert Koch, 60. O telefone é o (43) 3371-2390.

Postos de coleta

Londrina

Maternidade Municipal Lucilla Ballalai: (43) 3372-9857

Hospital Evangélico de Londrina: (43) 3378-1235

Hospital do Coração / Bela Suíça: (43) 3305-8230

Cambé

Unidade de Lactação de Cambé (UNILAC): (43) 3174-0235

Rolândia

Unicoamor: (43) 3906-1142

Cornélio Procópio

Casa de Misericórdia: (43) 3520-1600
 
Com informações de Agência UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais