Lugares

Ilhas para conhecer no Paraná e se conectar com a natureza exuberante do estado

por Mariana Paschoal 20.01.20

Nós somos realmente privilegiados: vivemos em um estado com muitas belezas naturais e as ilhas (tanto em água doce ou salgada) são algumas delas. Que tal variar um pouco e sair da cidade para conhecê-las e se conectar com a natureza em espaços remotos e paradisíacos? Foi para te motivar a fazer isso que preparamos essa lista com algumas ilhas paranaenses que você precisa conhecer. Confira quais são elas:

Ilha do Mel

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ilha do Mel (@ilhadomel.com.br) em

A Ilha do Mel é a ilha mais famosa e visitada do Paraná. Considerada por muitos o lugar mais bonito do litoral paranaense, a ilha pode ser acessada por barcos que partem de Paranaguá e Pontal do Sul.

A área é dividida em duas principais regiões: Encantadas e Brasília. A praia mais movimentada da Ilha do Mel fica em Encantadas e tem o mesmo nome. A Praia das Encantadas é bastante frequentada pelo público jovem que prefere acampar ou se hospedar em pousadas mais rústicas. Bares e restaurantes movimentados também dão o tom da região. É na Praia das Encantadas que fica a famosa Gruta das Encantadas (se for conhecê-la, lembre-se apenas de sair antes que a maré aumente, pois a água toma todo espaço depois de certa hora do dia).

Para quem prefere menos movimento e está em Encantadas, a Praia de Fora é uma boa opção, já que é praticamente deserta por ter ondas mais adequadas para o surf do que para banho. A praia é envolta em vegetação nativa e também conta com bares e lanchonetes.

A outra região da ilha se chama Brasília. É lá que fica o famoso farol, que faz parte da Praia do Farol. Nessa praia a água é bem propícia para banho e também é límpida, o que combina bem com a vegetação nativa ao redor. Brasília também tem sua Praia de Fora, que nessa região é uma pequena enseada entre dois costões sendo que um deles é onde fica o Farol da Ilha. Em tempos de maré baixa, a Praia de Fora forma piscinas naturais ótimas para banho. Já na maté alta, as ondas são ótimas para o surf - a praia é boa para todos os gostos.

Com quatro quilômetros de extensão, a Praia da Fortaleza é considerada uma das mais tranquilas de Brasília. Poucas pousadas, pouca estrutura... É praticamente deserta e ótima para quem quer alguns momentos de tranqulidade. Inclusive na água, que é mais calma. Uma característica de Brasília é que a área é realmente pouco movimentada. E isso é comprovado por suas praias, inclusive a Praia Grande, voltada para o mar aberto e cercada por morros. Por lá, não há nenhum tipo de construção e as ondas chegam até a dois metros de altura.

Ilha do Superagui

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nícolas Nering (@nicolasnering) em

A Ilha do Superagui está localizada no litoral norte do Paraná e faz parte da cidade de Guaraqueçaba, quase divisa com o estado de São Paulo. Superagui é uma ilha artificial, que foi criada depois da abertura do Canal do Varadouro, na década de 1950. A principal atração da ilha é o Parque Nacional de mesmo nome, uma área de preservação natural com 34 mil alqueires e muitos animais ameaçados de extinção. Além de curtir a natureza nativa e riquíssima, vale a pena aproveitar a Praia Deserta caminhando ou andando de bicicleta (comerciantes alugam o veículo para os visitantes). Os barcos para chegar à ilha partem de Paranaguá e o trajeto dura ente duas e três horas e meia.

Ilha das Peças

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alessandro Zuniga Corral (@ale_zunigac) em

A Ilha das Peças é vizinha da Ilha do Mel e faz parte do Parque Nacional de Superagui, na Baía de Guaraqueçaba. A Peças é a ilha ideal para quem quer descansar em meio à natureza e em um ambiente tranquilo. E tem outra característica que chama muito a atenção de quem vai visitar a ilha: ela é o paraíso dos golfinhos!

O acesso à Ilha das Peças é feito por barco, saindo de Paranaguá. O trajeto é de cerca de uma hora e meia. Ao chegar lá, além da natureza exuberante, você pode aproveitar alguns restaurantes, pousadas, estabelecimentos comerciais e ainda conhecer um pouco da rotina dos 350 habitantes cuja principal atividade econômica é a pesca artesanal.

Ilha do Pinheiro

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Emeline (@emelinne) em

A Ilha do Pinheiro também faz parte do Parque Nacional do Superagui, que é uma área de proteção ambiental do Paraná. Lá vivem muitos animais em extinção, inclusive o papagaio-de-cara-roxa, que é a grande atração do local. Além da mata nativa e do mar exuberante, quem visita a ilha pode presenciar um inesquecível pôr-do-sol e é nesse horário que acontece a revoada desses pássaros.

Ilha da Cotinga

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lorena Avélis do Nascimento (@loavelis) em

Para conhecer a origem do povo paranaense, a Ilha do Cotinga é uma opção bem interessante. Os índios Guarani Mbyá, nativos da região, moram por lá até hoje e cultivam tudo o que usam para o próprio sustento. É lá também que fica a primeira igreja católica do Sul do Brasil, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Ela é, inclusive, o principal ponto turístico da área. Vale lembrar que a Ilha da Cotinga não tem restaurantes, nem pousadas ou hotéis.

Ilha das Bananas

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sergio Pereira (@sergiomaress) em

A pequenina Ilha das Bananas fica na baía de Paranaguá e bem perto da cidade. Essa ilha é ideal para os aventureiros que podem acampar na única gruta do local. Vale lembrar que a gruta abriga até 20 pessoas de uma só vez. E quando falamos aventureiros, é aventureiros mesmo. Não há estrutura na ilha, então a principal atração é curtir a natureza raíz.

Ilha Rasa

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nicole Ferreira (@_nicoleferreiraa) em

Assim como grande parte das ilhas paranaenses, a Ilha Rasa também faz parte de Guaraqueçaba e une tudo o que a gente mais gosta: natureza e o conforto de uma área povoada, então pode ir tranquilo que lá tem energia elétrica e água encanada, ao contrário de outras ilhas citadas anteriormente e mais "rústicas". A natureza exuberante é a principal atração da Rasa, mas lá também tem a estrutura que todo turista gosta, como atividades de pesca, pousadas e trilhas. O trajeto do continente para a ilha é feito de barco e dura cerca de meia hora.

Ilha das Tartarugas

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Leandro Camargo Borsato (@leandrocamargoborsato) em

A Ilha das Tartarugas é um exemplo de ilha “rústica” citada anteriormente. Por lá não há restaurantes, ou pousadas, mas os turistas podem visitá-la (e ir embora antes de maré subir!) para conferir esse que é um sítio arqueológico protegido desde a década de 80. A Ilha das Tartarugas fica em Caiobá e é muito visitada pelos banhistas hospedados no município e em Matinhos.

Ilhas da Represa de Chavantes

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Londrinando (@londrinando) em

Longe do mar e perto de Londrina, a Represa de Chavantes conta com mais de 60 ilhas e cachoeiras e em várias dessas ilhas existem pousadas e resorts que permitem aos turísticas um contato próximo com a natureza e a contemplação de uma natureza exuberante. Inclusive falamos aqui sobre um desses resorts. Acesse para conferir!

Qual desses é o seu destino preferido para o próximo passeio pelo estado?

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais