Chegou mais uma listinha para os leitores amantes de aventura e natureza! Dessa vez, selecionamos alguns lugares onde se pode fazer trilhas à pé. Tem desde as trilhas fáceis até as mais difíceis e perigosas. Você é de qual time? Não importa! Na região de Londrina tem trilha e natureza para todos os tipos de pessoas e gostos. Confira:

Estância Barão do Rio Branco (Tamarana)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Adriana Cristina Fernandes (@adricristiferna) em

Sabe aquelas trilhas recompensadoras? A trilha da Estância Barão do Rio Branco é uma delas! Você pode até cansar um pouquinho durante a caminhada, mas no caminho vai encontrar pássaros, animais, cachoeiras e flores lindas. Quem se aventurar pela trilha vai poder ainda tomar um banho de cachoeira e na piscina natural que a queda forma com águas claras e limpas. No meio da trilha ainda é possível fazer paradas nos mirantes naturais com uma vista da Serra do Cadeado de tirar o fôlego.

A trilha pode ser feita sem supervisão de guia.

Onde fica: entre Tamarana e Mauá daq Serra (a 75 km de Londrina)

Hotel Fazenda Luar de Agosto (Faxinal)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Hotel Fazenda Luar de Agosto (@hotelfazendaluardeagosto) em

No Hotel Fazenda Luar de Agosto estão disponíveis cinco trilhas que foram planejadas para causar o mínimo de impacto ambiental possível na região e que são seguras para os turistas. Todas as trilhas percorrem um caminho pelo interior da mata e das montanhas de Faxinal.

Conheça as trilhas:

Trilha Beira Rio: acompanha o percurso do Rio São Pedro até a cachoeira, passando pela Fonte Colorida, uma bica na beira do rio onde é possível tomar banho.
Trilha Mirante da Árvore: possui uma passarela em uma figueira na beira de um peral com uma vista fantástica da cachoeira.
Trilhas Bica do Limão: é a continuição da trilha Mirante da Árvore que faz um circuito passando por uma bica de água e saindo logo abaixo, nas raízes da figueira do mirante.
Trilha Mirante da Serra: nessa trilha se tem uma vista aérea do hotel, da cachoeira e de parte do Vale do Ivaí.
Trilha Principal: um percurso de 900 metros de trilha pela mata, adaptada a cadeirantes. Nela, se tem uma vista espetacular da cachoeira. Com mais 80 metros de caminhada, é possível chegar nela e tomar um banho.

Onde fica: Estrada do Barreirinho, KM 02 (Faxinal)

Jardim Botânico (Londrina)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ricardo Makoto (@ricardomakoto8) em

As trilhas do Jardim Botânico de Londrina podem ser feitas por qualquer público, até pelos menos aventureiros que não dispensam um contato com a natureza de vez em quando. As trilhas por dentro das matas do Jardim são curtas e de percurso moderado. Nelas, é possível observar exemplares de vegetação e de animais que são difíceis de serem encontrados na cidade.

Onde fica: Av. dos Expedicionários, 1999 

Mata dos Godoy (Londrina)

O Parque Estadual Mata dos Godoy é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e é por isso que alguns cuidados devem ser tomados na hora de visitar as trilhas da Mata. Os passeios à pé são permitidos em duas trilhas: a Trilha dos Catetos, com 2.400m que podem ser feitos sem guia; e a Trilha das Perobas, com cerca de 700m. Essa é a trilha mais importante do parque. É nela que é possível conhecer a parte mais conservada da mata, com grande diversidade de fauna e flora. Por causa disso, a trilha só pode ser feita em grupos pequenos e com os guias do parque.

Onde fica: Rodovia Mabio Gonçalves Palhano, Km 14, s/n - Londrina

Parque Ecológico Mina Velha (Ibaiti)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Luciana Louzano (@lucianalouzano) em

Como o próprio nome entrega, o Parque Estadual da Mina Velha funciona em uma região de antigas minas de carvão que agora estão desativadas. No parque, é possível encontrar vestígios dessa época como chaminés e túneis de extração de carvão. Cachoeiras e esculturas naturais de pedras também podem ser visitadas através de diversas trilhas no meio do parque, que fica aberto para visitação de segunda a sexta em horário comercial.

Onde fica: Avenida Moisés Carlos de Gouveia s/n - Ibaiti

Pico Agudo (Sapopema)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pico Agudo - Sapopema/PR (@picoagudooficial) em

O Pico Agudo é a atração mais famosa de Sapopema e é considerado o pico mais alto da região. São mais de mil metros acima do nível do mar - já dá para imaginar a vista de lá de cima, né? A trilha até o topo do pico dura cerca de duas horas de caminhada, com as paradas necessárias. A trilha é em mata fechada e bem íngreme. Vale ter um preparo físico para subir e em alguns trechos é preciso se apoiar em cordas instaladas no local. É possível fazer o caminho sozinho, mas para quem não tem experiência, recomenda-se o uso de guias que estão disponíveis no centro de Sapopema.

Onde fica: Sapopema (140 km de Londrina)

Recanto Meia Serra (Tamarana)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Recanto Meia Serra (@meiaserra) em

O Recanto Meia Serra conta com uma caverna, três cachoeiras e o ambiente perfeito para quem gosta de rapel e trekking. Ele fica bem no meio de uma região montanhosa de Tamarana, com trilhas que podem ser feitas com guias locais.

Onde fica: Tamarana (83,7 km de Londrina)

Já prepara os tênis e chama a galera! Depois dessas dicas, tem que ter trilha nos próximos dias!

Foto de capa:@elihubittencourt

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais