O londrinense Bloco Bafo Quente é poderosíssimo: ele consegue transformar qualquer música em ritmos latinos, do candomblé, do forró, do samba, do frevo e do maracatu. Sabe aquele rock 'n' roll? Até ele se transforma em um ritmo carnavalesco nas mãos e instrumentos do Bloco, que será a atração principal do Carnaval de Rua de Londrina deste ano. Outro poder que o grupo tem? Ao som das músicas tocadas por ele, ninguém consegue ficar parado.

E muita dança e samba no pé são esperados para os dias de folia deste ano. “Nosso trabalho é o de manter a chama do Carnaval acesa. Londrina sempre teve uma cultura carnavalesca, com blocos, desfiles de escola de samba… Queremos levar essa cultura musical que a gente gosta para a rua”, conta Guilherme Rossini, coordenador e músico do Bloco Bafo Quente. Apesar de fazer a alegria dos foliões londrinenses desde 2010 em festas de Carnaval, esse é o segundo ano em que o Bloco Bafo Quente participa do Carnaval de Rua de Londrina como contemplado do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O grupo levou 25 mil pessoas às ruas da cidade em 2019. Em 2020, a expectativa é de um público bem maior.

O “maestro” do grupo, Eduardo de Souza (Duda), adiantou que o repertório do Carnaval deste ano está quente. “Tem muita coisa boa, coisa nova, música baiana, frevo e música latina…”, diz. Sob o tema “por trás da fantasia, todo mundo é igual”, a festa encabeçada pelo Bloco Bafo Quente, ao lado da Orquestra Ouro Verde e Bloco Pé Vermelho, promete pregar muita diversão, diversidade e respeito. (logo mais, no decorrer da matéria, você vai poder conferir a programação completa do Carnaval de Rua de Londrina).

Sobre o Bloco

Quem vê o Bloco Bafo Quente agitando o público londrinense com seus ritmos acelerados e alegres nem imagina que a história do conjunto começou com um grupo de estudos. Pois é! A trajetória do Bloco começou em 2006, quando um grupo de músicos percussionistas e bateristas da cidade se reuniam semanalmente para estudar percussão. Rossini fazia parte deste grupo inicial cujo mentor era o Duda, que já era profissional e já trabalhava como percussionista. “Foi o Duda quem trouxe as referências e os participantes foram se interessando cada vez mais, até nos transformarmos em um conjunto musical propriamente dito, com apresentações e shows na agenda”, relembra Rossini.

A base do Bloco Bafo Quente conta com 13 músicos. São três cantores, cavaco, guitarra, baixo e percussão geral com vários instrumentos. Tem instrumentos de escola de samba, caixas, repique, surdo, agogô, tamborim, repinique, xequerê, ganzá, timbau… No Carnaval, esse contingente aumenta para 18 músicos. “Com o trio elétrico e o show aberto para muita gente, precisamos de mais força e potência”, explica Duda. Por isso, eles recrutam músicos que já fizeram parte da história do Bloco. Para preparar o repertório, tanto do Carnaval, quanto de outros eventos durante o ano, o Bloco tenta misturar as influências que os músicos do grupo gostam, dentro do jeito deles de tocar, que é com os instrumentos de percussão. “A gente tem um trabalho de resgate de músicas antigas até as músicas mais atuais, para agradar o público mais novo e o mais velho”, esclarece Rossini.

O Carnaval 2020 do Bloco Bafo Quente é uma realização da APD - Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná e conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do Promic. Durante o resto do ano, o grupo se apresenta também em formaturas, casamentos e outros eventos. Fiquem sempre ligados nas redes sociais do Bloco para não perder nenhuma das apresentações incríveis deles.

Programação do Carnaval de Rua Londrina 2020

Bloquinho do CLAC (programação infantil)
Data: sábado (22)
Horário: 15h
Local: Zerão (próximo à academia ao ar livre, Sabor&Ar e Av. Amintas de Barros)

Trio Elétrico do Bloco Bafo Quente
Data: domingo (23)
Horário: 15h
Local: Concentração no Zerão (área em frente à rotatória do Moringão e Rua Gomes Carneiro)

Paradinha do Trio com o Bloco Bafo Quente
Data: terça-feira (25)
Horário: 17h
Local: Praça Nishinomiya (Av. Santos Dumont, em frente ao aeroporto)

Evento no Facebook

Fotos: André Trigueiro

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais