Quem aqui se identifica com os morceguinhos e ama uma caverna? Pois saiba que o estado do Paraná tem várias cavernas, grutas e furnas incríveis. Ao todo, 260 dessas estruturas rochosas estão cadastradas oficialmente no estado. As cavernas são especialmente interessantes porque elas escondem uma biodiversidade que muitas vezes não pode ser vista fora delas.

Dessas 260, selecionamos algumas para você conhecer e se aventurar. A maioria é de fácil acesso, então aproveite as dicas:

Buraco do Padre (Ponta Grossa) 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Buraco do Padre (@buracodopadre) em

Distância de Londrina: 301 km

O Buraco do Padre fica no distrito de Itaiaoca, em Ponta Grossa. O local é uma Unidade de Conservação e integra o Parque Nacional dos Campos Gerais desde 2005. Por ser uma unidade de conservação, não é permitido acampar por lá, mas é possível visitar.

Dentro da furna tem uma cascata de 30 metros, formada pelo Rio Quebra Perna. Para acessar a furna, é preciso fazer uma trilha de 1km à pé, com alguns obstáculos naturais. O acesso à trilha é fácil, já que ela foi revitalizada recentemente. O caminho pode ser feito por cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 9h às 17h
Valor: R$ 30 e R$ 15 (meia entrada)
Mais informações: https://buracodopadre.com.br

Casa da Pedra (Palmital)

Distância de Londrina: 304 km

A Casa da Pedra, em Palmital, foi descoberta em 2012 como a primeira caverna vulcânica do país. Segundo os geógrafos, geólogos e vulcanólogos que fizeram a descoberta, só existe formação natural semelhante à caverna paranaense no Havaí. A caverna, formada por basalto, é, na verdade, feita de tubos de lavas preservados e é considerada uma importante riqueza natural da nossa região. Estima-se que alguns desses tubos tenham mais de 130 milhões de anos.

A estrutura fica em uma fazenda particular na comunidade de Catuana e é destinada a pesquisas.

Caverna do Mandaçaia (Telêmaco Borba)

Distância de Londrina: 189 km

A Caverna da Mandaçaia, também conhecida como Primeira Caverna, faz parte de um conjunto de formação geológica de acidente geográfico. Ela está na bacia hidrográfica do Arroio Uvaranal, que é o curso de água afluente do famoso Rio Tibagi. Por isso, há algumas estruturas "aquáticas" perto da caverna, como um lago e uma queda d'água.

Dentro da Mandaçaia é possível observar dois salões: um com altura de três metros na entrada e 1,5 metros no fundo; e o outro com altura de seis metros na entrada e menos de um metro na saída. O acesso ao lago, à queda d'água e à caverna é considerado fácil. 

Caverna Olhos d'Água (Castro)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Claudia (@clauzad) em

Distância de Londrina: 319 km

A caverna Olhos d'Água fica no distrito de Abapan, ao sul da cidade de Castro. A caverna tem uma formação de quase dois milhões de anos, vários buracos estreitos e grandes câmaras. A trilha para percorrer toda formação rochosa tem cerca de seis quilômetros e deve ser feita acompanhada de um guia contratado previamente.

Gruta do Bacaetava (Colombo)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A aventura está lá fora! (@a.aventura_) em

Distância de Londrina: 421 km

A Gruta do Bacaetava fica no Parque Municipal de mesmo nome, em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Além da gruta, que é a mais famosa, o parque tem mata nativa e outras cavernas com idade entre 600 e 700 milhões de anos.

O Parque e a Gruta podem ser visitados, assim como toda a estrutura do espaço que conta com centro de visitantes, trilhas, área de lazer e capela.

Horário de visitação: quarta a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 16h30
Mais informações: http://guiadecolombo.com.br

Gruta das Encantadas (Ilha do Mel)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ary Anderson (@aryanderssonr) em

Distância de Londrina: 509 km

A Gruta das Encantadas é um dos pontos turísticos mais famosos da Ilha do Mel, no litoral do Paraná. A gruta, em si, é pequena e possui piso de areia que fica encoberto de água quando a maré sobe. Mas a abertura dela é a grande atração, que dá uma vista linda da Praia de Fora das Encantadas.

O acesso à gruta é fácil e pode ser feito durante a maré baixa, entre 8h e 13h. A trilha para chegar ao local é de aproximadamente 15 minutos a partir do trapiche da Praia de Encantadas.

Gruta dos Jesuítas (Tunas do Paraná)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Colégio Estadual do Paraná (@estadualdoparana) em

Distância de Londrina: 461 km

Um dos monumentos naturais de maior importância do patrimônio espeleológico do Paraná é a Gruta dos Jesuítas, no Parque Estadual de Campinhas.

O acesso a todas as grutas do complexo é fácil, e pode ser feito por pessoas de todas as idades. A Gruta dos Jesuítas, em especial, é a mais importante do local e considerada a quinta maior do estado. O caminho percorrido é de 550 metros dentro da caverna que conta com salões ornamentados por estalagmites, estalactites, colunas, cortinas e outros tipos de pedras esculpidas por milhares de anos.

Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Mais informações: (41) 3659-1428

Gruta da Lancinha (Rio Branco do Sul)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vitor Ferraz (@vtrfrz) em

Distância de Londrina: 420 km

A Gruta da Lancinha é a terceira maior caverna do Paraná e a terceira em biodiversidade do Brasil. A caverna possui 2,8 mil metros de área já explorada com formações geológicas em mármores calcíticos que tem datas estimadas de um bilhão de anos. Em alguns trechos da caverna, esta presente cursos d`agua do rio Ribeirão da Lança.

Com três entradas diferentes, a caverna pode ser visitada pelos aventureiros. Um dos trechos tem 500 metros de extensão. A segunda entrada tem um quilômetro de extensão que leva para uma cachoeira interna. A terceira entrada tem 1,5 quilômetros.

Qual te deu vontade de visitar?

Foto de capa: @vdrnls

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais