Lugares

Conheça as montanhas mais altas do sul do Brasil (elas estão no Paraná!)

por Mariana Paschoal 14.02.20

Os aventureiros que amam grandes altitudes estão feitos aqui no Paraná. É no nosso estado que fica a montanha mais alta do sul do Brasil. E ao lado dela, vários outros picos que se destacam pela altitude estão presentes, proporcionando uma vista incrível para os mais corajosos e resistentes. Conheça quais são os pontos mais altos do estado e onde eles ficam:

Anhangava

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Leandro Gabardo (@leandrogabardo) em

Altitude: 1.420 metros
Onde fica: Quatro Barras

O Morro do Anhagava é um dos picos mais procurados no Paraná por quem é adepto da escalada. Um dos motivos pelos quais ele é tão procurado é porque conta com aproximadamente 200 vias de trekking com diferentes estilos e níveis de dificuldade. Outro motivo, é claro, é a natureza privilegiada do local, já que o ambiente todo é circulado pela Serra do Mar.

Marumbi

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por George Volpão Ⓥ (@georgevolpao) em

Altitude: 1.539 m
Onde fica: Morretes, Piraquara e Quatro Barras

O Marumbi é, na verdade, uma cadeia de montanhas no litoral paranaense de difícil acesso. O cume mais alto se chama Olimpo, em homenagem a Joaquim Olímpio Carmeliano de Miranda, a primeira pessoa a conseguir chegar até lá. Esse cume tem 1.539 metros. As outras montanhas são a Boa Vista (1.491 metros), Gigante (1.487 metros), Ponta do Tigra (1.400 metros), Esfinge (1.378 metros), Torre dos Sinos (1.280 metros), Abrolhos (1.200 metros), Facãozinho (1.100 metros) e Morro Rochedinho (625 metros).

Pico Ciririca

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Álbori Ribeiro (@albori.aventuras) em

Altitude: 1.705 metros
Onde fica: Antonina

Quem costuma escalar as montanhas paranaenses concorda que o Pico Ciririca é um dos mais exuberantes da Serra do Mar. No entanto, a caminhada para chegar até lá é pesada e pode levar mais de oito horas até o cume. A vegetação das trilhas é o que dificulta a caminhada. A mata é bem fechada, com vales úmidos, árvores altas e emaranhados de bambus. De qualquer maneira, se você for mais experiente, ou estiver acompanhado de algum profissional, a subida vale a pena.

Pico Tucum

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Muka Prestes (Moises) (@m.u.k.a.p.r.e.s.t.e.s) em

Altitude: 1.720 metros
Onde fica: Antonina e Campina Grande do Sul

O Pico Tucum é vizinho do Pico Paraná, a maior montanha do sul do Brasil. Por ser ofuscado pelo Paraná, o Pico Tucum é pouco visitado, mas também oferece uma bela vista da Serra do Mar.

Para acessar o cume do Tucum, os montanhistas passam pelas montanhas ao redor como a Camacuã e a Camapuã, cercados por um dos últimos exemplares da Mata Atlântica do país.

Pico Ferraria

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bruno Armstrong (@brunoslep) em

Altitude: 1.745 metros
Onde fica: Antonina e Campina Grande do Sul

O Pico Ferraria é considerado isolado, já que só existe uma trilha que leva os aventureiros até o seu cume.

Pico Itapiroca

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jhomyr Modesto Personal (@jhomyrmodestopersonal) em

Altitude: 1.805 metros
Onde fica: Antonina e Campina Grande do Sul

A posição de quinta montanha mais alta da região sul do Brasil fica com o Pico Itapiroca e seus mais de 1.800 metros. De dificuldade moderada, a trilha é bem íngrime e com muitas raízes. 

Pico Caratuva

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por nosso primeiro Ap (@nosso_1a_ap) em

Altitude: 1860 metros
Onde fica: Antonina e Campina Grande do Sul

Com o título de segunda maior montanha da região sul do Brasil e também do Paraná, o Pico Caratuva fica entre as cidades de Antonina e Campina Grande do Sul, também no litoral paranaese. 

O pico fica em um conjunto de serra conhecido como Ibitiraquire e conta com trilhas que parecem ser tiradas de um filme de aventura. Com a maior parte do trajeto encoberta pela mata nativa, as raízes protuberantes das árvore aparecem em boa parte do trajeto, dando um toque rústico ao passeio.

O nível de dificuldade das trilhas é moderado e pode levar várias horas até o pico.

Pico Paraná

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SaindoDoChaos (@_urbanchaos) em

Altitude: 1.877 metros
Onde fica: Antonina e Campina Grande do Sul

E o primeiro lugar de montanha mais alta do sul do país e, consequentemente, do Paraná, fica com o Pico Paraná. Ela também fica na Serra do Ibitiraquire, entre as cidades de Antonina e Campina Grande do Sul. O acesso às trilhas que dão acesso ao cume da montanha é feito pela Fazenda Pico Paraná, que oferece uma infraestrutura para os montanhistas aficcionados por subir altos picos. 

Vale lembrar que muitas dessas trilhas são de difícil acesso e pedem experiência, ou pelo menos um guia experiente, para serem percorridas. 

Foto de capa: @ericoalmeidacwb

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais