A atenção e o cuidado com o meio ambiente devem estar presente na nossa rotina sempre. No carnaval, a gente tende a esquecer dessas responsabilidade e cometer alguns exageros, mas a folia não é desculpa para se descuidar. É possível, sim, pular carnaval de maneira sustentável e biodegradável. Quer ver como? Então confira essas dicas:

Glitter biodegradável

Um dos produtos mais utilizados no carnaval é também um dos que mais polui. Para quem não sabe, o glitter é um microplástico. Cada brilhinho daquele é um pedacinho de plástico. De acordo com o Imperial College London, há aproximadamente 50 trilhões de partículas desses microplásticos nos mares, o que prejudica vários animais que vivem lá.

Felizmente, existem alternativas para o glitter e ninguém precisa ficar sem brilhar no carnaval. Algumas marcas já investem no glitter biodegradável, feito de materiais como celulose e algas. Pesquise e invista nessas marcas ao invés de comprar qualquer produto.

Copos reutilizáveis

Foto: Mooui

Ainda falando sobre plástico... Outro grande vilão do meio ambiente, não só no carnaval, mas em qualquer ocasião, são os copos descartáveis.

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos estima que o Brasil consuma aproximadamente 720 milhões de copos descartáveis por dia. Esse número representa 1500 toneladas de lixo! E, como é de se imaginar, esses números podem aumentar durante os dias da folia e ainda com o agravante de lixo na rua.

Uma alternativa para os copos plásticos são os copos reutilizáveis. Os mais populares são os feitos de silicone, que são maleáveis e podem ser guardados em qualquer compartimento da sua bolsa, ou até mesmo da fantasia.

Canudos de inox reutilizáveis

Outro componente de plástico que vai direto para o mar prejudicar os animais é o canudo. Portanto, invista em um canudo reutilizável de inox, deixe na bolsa e, se ao comprar uma bebida, alguém perguntar se você aceita canudo, diga que não e utilize o seu.

Transformar fantasias antigas, ou alugar uma ao invés de comprar uma nova

E se você pensa que comprar uma fantasia nova é inofensivo à natureza, pense de novo: a indústria da moda é uma das mais que consomem água potável do mundo e, consequentemente, uma das mais poluentes. Para não fazer parte dessa poluição, o que você pode fazer é reformar alguma fantasia antiga que você já tenha, ou alugar alguma.

Transportes sustentáveis

Antes de tudo: se beber, não dirija. Mas se não for beber, também não vá ao bloquinho de carro sozinho. Procure maneiras mais sustentáveis de se locomover como bicicleta, transporte público, ou até mesmo bolar um sistema de carona com os amigos para transportar mais de uma pessoa por carro.

Confete natural

Os confetes são a alma do carnaval, mas aqueles tradicionais que a gente já conhece não são muito meio ambiente-friendly. A alternativa são os confetes naturais que você pode fazer em casa com folhas e flores (vale lembrar que não é para arrancar as folhas e flores do pé, tá? Pegue as que já estão no chão). Para fazer é bem fácil e barato: separe folhas e pétalas de flores secas. Para dar aquele toque colorido, escolha flores e folhas diferentes umas das outras e use um furador de papel para fazer os confetes.

Viu como é fácil (e barato) ter um carnaval sustentável? Bora adotar a ideia nas festas desse ano?

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais