Vamos falar sobre prevenção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) durante o Carnaval?

Durante esta semana, até o Carnaval, a Profilaxia Pós-exposição Sexual (PEP) será realizada no Centro de Referência Dr.Bruno Piancastelli Filho, das 8h às 15h, na Rua Alameda Manoel Ribas, 1. Nos finais de semana e no período de carnaval, o local de referência é o Hospital Dr. Anísio Figueiredo, na região norte. A PEP é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais até 72 horas após a relação sexual, para reduzir o risco de transmissão do HIV (vírus da AIDS), indicada somente para situações excepcionais em que ocorrer falha, rompimento ou não uso da camisinha durante a relação sexual, e também em casos de violência sexual contra mulheres ou homens e acidente com material perfuro cortante em profissionais de saúde.

Na sexta-feira (21), a partir das 21h, a equipe do Centro estará no Iate Clube de Londrina, durante o Samba da Madrugada com a bateria da Mangueira. Lá, serão distribuídos preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e panfletos com orientações. A equipe também vai orientar o público sobre os testes rápidos, uso da PEP, sobre o que são as ISTs, a sífilis, as hepatites e o HIV, além das formas de transmissão e prevenção. O evento estima receber cerca de 3 mil pessoas.

A mesma ação se repetirá no sábado de carnaval, dia 22h, às 19h, no Anfiteatro do Zerão, onde acontece uma festa com o Bloco da Elke, bem como no domingo (23), no Aterro do Lago Igapó, que contará com a presença do trio elétrico do Bloco Bafo Quente. A equipe do Centro estará no local a partir das 16h. Também haverá orientação na segunda-feira (24), no Aterro do Lago Igapó, em uma festa com o Bloco Pé Vermelho, a partir das 14h. 

A dentista e uma das responsáveis pelas ações do Centro, Lázara Regina de Resende, explicou que o período do carnaval é propício para a intensificação das ações preventivas das ISTs e HIV, pois as festas contam com um público jovem, com a vida sexual ativa.

Dados 

Segundo as informações do ambulatório do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, em 2019 a cidade de Londrina registrou 193 novos casos positivos de pessoas com HIV, residentes no município, das quais 163 do sexo masculino e 30 do feminino. Em 2020, até o dia 13 de fevereiro, foram computados 23 novos casos de HIV positivo, sendo 16 em homens e sete em mulheres.

Com informações da Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais