Bem-estar

Confira os serviços liberados gratuitamente e online para a quarentena do coronavírus

por Mariana Paschoal 23.03.20

Em tempos de pandemia do coronavírus, a melhor atitude é ficar em casa. As empresas perceberam isso e, para incentivar a população a só sair quando for realmente necessário, algumas delas ofereceram seus serviços gratuitos e online. Esse conteúdo virtual e grátis vai desde aulas, palestas, exercícios físicos a serviços de streaming. Quer saber quais são eles? Confira:

PARA SE MANTER CULTO E SE DIVERTIR

Amazon

Centenas de livros digitais estão disponíveis para download gratuito no site da Amazon. Para incentivar as pessoas a ficarem em casa em tempos de quarentena, a lista de títulos grátis é variada: tem livros de ficção, livros de história, literatura clássica, entre outros... Os interessados podem baixar as obras pela loja virtual Kindle, ou pelo próprio site da Amazon

Companhia das Letras

A editora Companhia das Letras também liberou dez e-books gratuitos para download até dia 6 de abril. Eles são:

 "O jardim secreto", de Frances Hodgson Burnett (trad. Sonia Moreira)

"Luzes de emergência se acenderão automaticamente", de Luisa Geisler

 "Vamos dar a volta ao mundo?", de Marina Klink

 "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis

 "Nada me faltará", de Lourenço Mutarelli

 "A noite da espera", de Milton Hatoum

 "Reinações de narizinho", de Monteiro Lobato

 "Verissimas", de Luis Fernando Verissimo

 "Viagem ao centro da terra", de Júlio Verne (trad. Jorge Bastos) (Edição bolso de luxo da Zahar)

 "O vilarejo", de Raphael Montes

Para ter acesso a eles, clique aqui

Digital Concert Hall

Concertos e filmes relacionados à música erudita estão disponíveis na Digital Concert Hall. Para ter acesso ao catálogo do site, gratuitamente, até o dia 31 de março, é só se cadastrar com o código BERLINPHIL.

Festival É Tudo Verdade

O festival de documentários "É Tudo Verdade", que seria realizado no fim desta semana, foi adiado para o fim de setembro. No entanto, eles aproveitaram a data previamente marcada para lançar um mini-festival online. Dos 83 longas, médias e curtas-metragem, 30 estarão disponíveis online entre os dias 26 de março e 30 de abril. Os títulos estarão disponíveis no Itaú Cultural e no Spcine Play.

Festival Música em Casa

O Festival acontece até o dia 29 de março e 100% online, ao vivo e gratuito. As apresentações são realizadas todos os dias, entre 19h e 21h30. Clique aqui.

Globo Play

Não-assinantes têm acesso a alguns títulos do serviço de streaming da Globo, gratuitamente, até metade de abril. Filmes da Disney e da Marvel estão entre as opções.

Google Arts & Culture

Enquanto não podemos viajar e conhecer novos lugares, ferramentas online e gratuitas estão disponíveis para explorarmos obras do mundo todo. É o caso do Google Arts & Culture que, com a tecnologia do Street View, permite que a gente faça visitas virtuais às maiores galerias de arte do mundo.

Visitas virtuais em museus

E por falar em museus, vários outros museus de todo o mundo disponibilizam visitas virtuais e gratuitas para quem não pode sair de casa em tempos de pandemia - e também para quem não tem condições de conhecê-los, mesmo estando tudo normal. Alguns exemplos: Pinacoteca de Brera, Galeria Uffizi, Museu Arqueológico de Atenas, Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Museu do Prado, Museu do Louvre, Museu Britânico, Museu Metropolitano de Nova York, Galeria Nacional de Arte de Washington, Museu Casa de Portinari, Pinacoteca de São Paulo, Rijksmuseum, Palácio de Versalhes, Capela Sistina, Museu do Van Gogh, Museu de Arte Moderna de Nova York. As visitas virtuais estão disponíveis no site de cada local.

Medeia Filmes

A Medeia Filmes está com programação especial para a quarentena: três filmes são disponibilizados por semana para assistir em alta resolução e com legendas em português. Os filmes são exibidos às terças, quintas e sábados, quando ficam disponíveis das 12h à meia noite. Clique aqui.

The Enemy 

A The Enemy liberou 20 jogos grátis para incentivar o público a ficar em casa durante a pandemia. Clique aqui para conferir quais são.

Sesc TV

O conteúdo produzido pelo canal Sesc TV também está disponível no site gratuitamente para todo o público. Documentários, filmes, séries e entrevistas podem ser conferidos por lá.

Spcine Play

O Spcine Play é o serviço de streaming da empresa de fomento ao cinema da Prefeitura de São Paulo. O catálogo de filmes está liberado gratuitamente até o dia 18 de abril. Para assistir, é só se cadastrar na plataforma.

PARA ESTUDAR

Be Academy

"Reinventar seu negócio e readaptar-se à nova realidade" parece um tema propício para o que estamos vivendo, não é? É por isso que a Be Academy disponibiliza aulas todos os dias, com especialistas do Brasil, para discutir os cinco pilares essenciais da economia em momentos de crise. As aulas vão ser ofertadas gratuitamente de 23 de março a 17 de abril, todos os dias, às 10h, às 15h e às 20h. Clique aqui para conferir.

Casa do Saber

A Casa do Saber é uma instituição que tem como objetivo disseminar a cultura através de cursos, palestras e discussões sobre variados temas. Com pontos físicos em São Paulo e Rio de Janeiro, a Casa suspendeu as atividades presenciais. No entanto, todos os cursos da Casa do Saber On Demand vão estar com acesso liberado até o dia 18 de abril. Com eles, você pode discutir e aprender sobre cinema, ciência, economia, educação, filosofia, negócios, entre outros.

Clínicarx Educação

Farmacêuticos e funcionários de farmácias podem fazer um curso gratuito de capacitação sobre o combate ao coronavírus. O objetivo é preparar as farmácia para evitar e combater a disseminação do novo vírus. Para fazer a matrícula gratuita, clique aqui.

ComSchool

A ComSchool está com crusos grátis de marketing digital, e-commerce e redes sociais. Que tal aproveitar a quarentena para se especializar nesses assuntos? Clique aqui.

Dobra

A Dobra liberou dois módulos do curso de empreendedorismo por tempo indeterminado para que empreendedores entendam melhor o momento em que vivemos. Clique aqui.

Escola Virtual (Fundação Bradesco)

A Escola Virtual da Fundação Bradesco liberou diversos cursos 100% gratuitos e online, em diversas áreas do conhecimento, para fazer durante a pandemia do coronavírus. Clique aqui.

Faber-Castell

Cursos voltados ao estímulo da criatividade, desenho, lettering, narrativa, composição e desenvolvimento de personagens estão liberados na plataforma de ensino à distância da Faber-Castell. Clique aqui.

Fundação Getúlio Vargas

Uma variedade de cursos gratuitos estão disponíveis na Fundação Getúlio Vargas. São mais de 60 opções que ainda oferecem certificado. As principais áreas são direito, administração, marketing e recursos humanos. Clique aqui e saiba mais.

Harvard

Uma das faculdades mais famosas do mundo, a Harvard, liberou mais de cem cursos online e gratuitos. Os cursos são divididos em 14 áreas como, por exemplo, artes e design, negócios e gestão, ciência da computação, entre outros. Clique aqui para se cadastrar e ter acesso a todas as opções.

Homa

Pensando em cenários de crise, a Homa também oferece mentoria online e gratuita para pequenos negócios durante a pandemia do coronavírus. O foco é em design de serviço. Clique aqui.

ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) liberou dez cursos gratuitos durante a pandemia do coronavírus. Todos os cursos são ministrados pelos próprios professores do Instituto. Confira as opções:

  1. Introdução ao Controle de Sistemas
  2. Controle Usando a Resposta em Frequência
  3. Arquitetura de Software em Projetos Ágeis
  4. Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto
  5. Desenvolvimento Ágil com Java Avançado
  6. Projeto Final: Aplicativo para Web com Componente Gamificado
  7. Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software
  8. Técnicas Avançadas para Projeto de Software
  9. TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes
  10. Orientação a Objetos com Java

Kinedu

Para quem tem criança em casa, o Kinedu é uma ótima opção. O app de atividades infantis liberou mais de 1.800 atividades infantis e educativas para serem feitas gratuitamente até o dia 15 de abril. Clique aqui.

Notorium Play

Novos assinantes da Notorium Play podem aproveitar cursos de direito grátis por 30 dias, além de congressos online, aulas, documentários e minicursos. Clique aqui.

Olhar de Cinema+

Profissionais do audiovisual terão acesso por 30 dias aos vídeos de insight, cineclube e transmissões ao vivo do Olhar de Cinema+. Clique aqui.

Projectlab

Para quem se interessa por gerenciamento de projetos, a Projectlab deixa disponível mentorias online e ao vivo do CUBO Minds, uma comunidade fechada de educação continuada. As mentorias são nas áreas de agilidade, negócios, liderança e projetos. As aulas gratuitas vão ser ministradas até o dia 18 de abril. Clique aqui.

Senai

Doze cursos online e gratuitos foram liberados pelo Senai durante a quarentena. Todos eles geram certificados. Confira quais são:

  1. Consumo Consciente de Energia
  2. Desenho Arquitetônico
  3. Educação Ambiental
  4. Empreendedorismo
  5. Finanças Pessoais
  6. Fundamentos de Logística
  7. Lógica de Programação
  8. Propriedade Intelectual
  9. Segurança do Trabalho
  10. Metrologia
  11. Noções Básicas de Mecânica Automotiva
  12. Tecnologia da Informação e Comunicação

StartSe

A StartSe é a maior startup de educação executiva do Brasil e também oferece um programa online de capacitação gratuita para empreendedores e profissionais que querem reduzir os impactos da crise de 2020. Clique aqui para participar.

Udemy

A Udemy disponibilizou mais de 30 cursos gratuitos sobre programação e tecnologia. Clique aqui para conhecê-los e começar o seu curso.

PARA SE MANTER INFORMADO

Forbes

As principais edições da revista Forbes estão disponíveis gratuitamente para usuários do aplicativo Forbes Brasil Prime. Ele está disponível na App Store e na Google Play Store.

Estadão

O jornal Estadão liberou o acesso gratuito a conteúdos sobre o coronavírus.

Folha de São Paulo

Outro grande jornal do país, a Folha de São Paulo, também está com o conteúdo sobre a pandemia liberado de maneira gratuita.

Grupo RBS

A rede de jornais gaúcha RBS também liberou o conteúdo em alguns de seus veículos gratuitamente para não assinantes. É o caso do GaúchaZH.

PARA NÃO FICAR COM O CORPO PARADO

Bodytech

A Bodytech vai disponibilizar o aplicativo BTFIT gratuitamente por duas semanas. O app oferece aulas e dicas de treinos e exercícios físicos para quem está em casa.

Centauro

A Centauro publica diariamente e ao vivo treinos gratuitos no perfil do Instagram. Cada treino dura aproximadamente 30 minutos. Confira aqui.

Pri Leite Yoga

Em seu canal do YouTube, a Pri Leite oferece treinos de yoga para quem está sofrendo de ansiedade e síndrome do pânico durante a quarentena.

Smartfit

A Smartfit lançou a plataforma "Treine em Casa" com treinos gratuitos e online enquanto não podemos fazê-los presencialmente. Clique aqui

SERVIÇOS LIBERADOS PARA ASSINANTES

Algar Telecom

Clientes da Algar com velocidade de internet menor que 100Mb estão com um upgrade de velocidade sem custo adicional até o dia 31 de março.

Claro/NET

Assinantes da Claro TV/NET estão com acesso à maioria dos canais pagos sem custos e por tempo indeterminado. 

Oi

Até o dia 28 de março, a Oi liberou o sinal de váriios canais fechados a seus usuários, como a Nickelodeon, E!, Cinemax, Sony e Telecine.

Sky

Clientes Sky contam com mais de 70 canais liberados, como canais de notícia, esportes e filmes.

Tim

A Tim ofereceu maior conectividade aos usuários da operadora, com bônus de franquia 4G, roaming, navegação gratuita para o aplicativo Coronavírus SUS e para ferramentas de trabalho.

Vivo

A Vivo liberou diversos canais da programação do app Vivo Play, além de bônus de internet no celular por dois meses para clientes de planos pós-pagos.

Conhece algum outro serviço que foi liberado gratuitamente durante a pandemia do coronavírus? Conta pra gente e nos ajude a manter todo mundo atualizado!

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais