Os filmes sobre o fim do mundo são um espelho que reflete as principais paranóias da sociedade. Como você acha que o mundo vai acabar? Com um cometa colidindo com a Terra? Com um vírus ou bactéria mortal? Com o céu em chamas? Ou em uma catástrofe natural? Todos esses medos já passaram na cabeça de todo mundo e já foram retratados no cinema. Apesar de ser um tema assustador, a maneira como ele é apresentado nos famosos longas-metragens faz com que a gente consiga fugir dos nossos próprios problemas e dos problemas do nosso próprio mundo.

Se você está afim de ver um filme apocalíptico para fugir um pouco da realidade, confira aqui as nossas dicas: 

Interstellar (2014)

No ano de 2067, as queimadas e as tempestades de poeira ameaçam a sobrevivência da humanidade. O milho é a última colheita que resiste. O mundo também regrediu para uma sociedade da pós-verdade, na qual as gerações mais jovens aprendem ideias que vão contra a ciência. Esse é o mundo de Interstellar, um dos filmes apocalípticos que mais ganhou notoriedade nos últimos anos.

É o Fim (2013)

Que tal um filme de comédia sobre o fim do mundo? Se você acha impossível tratar de um assunto tão sério com humor, preciso ver É o Fim, de 2013. Com um elenco de peso da comédia, como Seth Rogen e James Franco, o longa é sobre seis amigos que ficam presos em uma casa depois de eventos catastróficos destruírem a cidade de Los Angeles. Com o tempo, a comida começa a acabar e a situação ameaça a amizade deles.

Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012)

Um asteróide está indo em direção à Terra, e Dodge (Steve Carrell) e Penny (Keira Knightly) decidem tentar reunir Dodge com um amor perdido antes que o mundo acabe. Ao longo do caminho, eles encontram outros que estão lidando com a destruição iminente de suas próprias maneiras.

Melancolia (2011)

Em Melancolia, Kirsten Dunst interpreta uma noiva cuja festa de casamento é interrompida pela descoberta de um planeta chamado Melancholia. O problema é que o planeta está em rota de colisão com a Terra. O longa trata, com delicadeza, o fim do mundo em uma comparação com a depressão.

2012 (2009)

Lembra quando a gente achava que o mundo ia acabar em 2012? Pois é. Nesse filme - lançado antes de 2012 - as pessoas não sabem que o planeta tem uma data para ser destruído. Mas um cientista norte-americano avisa os líderes mundiais que começam a se preparar para salvar algumas pessoas.

Zumbilândia (2009)

Outro filme que trata o fim do mundo com muito humor é Zumbilândia. Nele, a população foi infectada com um vírus que faz com que as pessoas se transformem em zumbis. Em uma situação de rápido contágio, os personagens principais vão em busca de familiares que ainda não foram ifnectados.

O Dia Depois de Amanhã (2004)

O Dia Depois de Amanhã está entre os filmes apocalípticos mais famosos lançados entre a metade da década de 90 e dos anos 2000. O longa é principalmente sobre uma crise climática que atinge todo o Estados Unidos. O país vive situações de tornados e congelamentos profundos. Em Nova York, um grupo de sobreviventes se amontoa na Biblioteca Pública da cidade e começa a trabalhar no resgate da população.

Armagedom (1998)

Em Armagedom, um dos filmes sobre o fim do mundo mais populares, um asteroide ameaça colidir com a Terra e destruir toda a vida que habita nela. A solução que os cientistas encontraram foi instalar uma bomba nuclear no interior do asteroide para destrui-lo. Será que a missão dá certo?

Impacto Profundo (1998)

Outro filme que retrata o medo de um cometa se colidir com a Terra. Em Impacto Profundo, o governo norte-americano esconde o perigo iminente, mas uma jornalista revela a verdade e obriga as autoridades a salvarem o planeta.

Independence Day (1996)

Independence Day é o verdadeiro retrato do que imaginamos ser o fim do mundo: céus em chamas, fenômenos naturais de magnitude nunca antes vista. Tudo isso ameaça a existência da raça humana, cujo fim pode ser dar no feriado de 4 de julho nos Estados Unidos.

Os Doze Macacos (1995)

Um vírus mortal destrói o mundo, fazendo com que alguns sobreviventes entrem na clandestinidade. Bruce Willis tem a tarefa de viajar de volta no tempo para encontrar a fonte da epidemia na esperança de que ela possa ser revertida. 

Mad Max (1979)

A série de filmes do Mad Max começa com este de 1979. A história acontece no momento de colapso da sociedade, quando a escassez mundial fez com que todos se transformassem em gangues violentas. No primeiro filme da série, Max representa uma figura de lei e ordem como policial para pegar uma gangue mortal de motoqueiros.

Dr. Strangelove (1964)

Esta obra de Stanley Kubrick ocorre à beira de uma guerra nuclear, e agentes governamentais tentam detê-la em uma verdadeira batalha de egos. À época, o longa foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator por Peter Sellers.

Qual chamou mais a sua atenção e vai entrar na lista de filmes a serem assistidos? Conhece outro título para entrar aqui?

Foto de capa: Impacto Profundo

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais