Bem-estar

Clínica de Especialidades Infantis da UEL adapta atendimento para o formato online durante pandemia

por Mariana Paschoal 27.05.20
Para dar continuidade às atividades do Programa Educativo-Preventivo de Saúde Bucal Infantil, mantido pela Clínica de Especialidades Infantis da Universidade Estadual de Londrina (Bebê Clínica - UEL), a equipe do setor adaptou o atendimento para o formato online neste período de isolamento social. Os usuários são atendidos via consultas virtuais. São pais e responsáveis pelo cuidado das crianças, que permanecem recebendo acompanhamento dos profissionais da Residência em Odontopediatria e de professores supervisores. 
 
Além disso, também são realizadas transmissões online, no formato de live, sobre diversos temas referentes à saúde bucal na infância. O Programa da Bebê Clínica acompanha os bebês de 3 a 5 meses - antes mesmo do início da dentição - até completarem cinco anos. Para Cássia Cilene Dezan Garbelini, coordenadora da Residência em Odontopediatria e professora do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da UEL, era importante que a orientação continuasse. "A maior parte do nosso trabalho é educação dos pais", afirma.
 
De forma semelhante à consulta presencial, são dadas orientações sobre temas que possam promover a saúde bucal na infância. Entre eles, a professora cita rotina de higiene, que inclui a forma correta da escovação e o tipo de pasta que pode ser usado, orientação sobre uso de chupeta e mamadeira, além da dieta e do consumo de açúcares. Cássia explica que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças de até dois anos não deveriam ter contato com sacarose - fato que muitos responsáveis desconhecem.
 
Segundo a professora, os pais têm gostado do formato e do atendimento feito. Ela reconhece que o ideal é o atendimento físico, mas que, neste momento de isolamento social, alternativas são necessárias para evitar a exposição ao coronavírus. Quanto à qualidade, ela afirma que o foco é sempre valorizar os pais e as crianças. "Parte do nosso trabalho é a humanização: ouvir do paciente, o que está acontecendo, com vistas para a saúde bucal. É por acreditar firmemente na educação que estamos fazendo este trabalho", reitera.
 
Uma vez por mês, o Programa Educativo-Preventivo da Bebê Clínica abre 20 vagas para bebês de três a cinco meses. Os pais fazem a inscrição online e, para a homologação, devem participar de uma primeira reunião - agora realizada de forma virtual. Com isso, é confirmada a participação da criança nas atividades. A divulgação da abertura do edital para novas vagas é feita na rede social da Bebê Clínica.
 
Lives
 
A atuação online também se dá por meio de lives nas redes sociais, com participação de profissionais da Bebê Clínica. As transmissões são abertas e direcionadas a todos os interessados no cuidado da saúde bucal da criança. Os temas abordados, até o momento, foram saúde bucal, orientações de higiene, e as atividades do Programa da Bebê Clínica - clique aqui para acompanhar a programação.
 
A professora adianta que um dos próximos temas a ser tratado é traumatismo dentário. A preocupação se dá, porque neste período em que as crianças estão em casa, elas ficam muito agitadas e podem sofrer algum trauma nos dentes ao cair ou colidir com móveis e objetivos, devido ao menor espaço para brincar
 
Pronto Atendimento
 
Outra área de atuação da Bebê Clínica é no Pronto Atendimento. Neste período de pandemia, Cássia  explica que são realizados atendimento todas as manhãs, das 7h30 às 10h, no novo prédio da Clínica Odontológica Universitária (COU), no Campus Universitário. Ela enfatiza que antes dos atendimentos os pais ou responsáveis devem fazer contato pela rede social. O objetivo é fazer uma "pré-triagem" da criança.
 
Os atendimentos da emergência são realizados por professores do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil e de profissionais da Residência em Odontopediatria, por meio de escalas. Mais informações na rede social da Bebê Clínica.
 
Com informações e fotos de Agência UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais