Os moradores do Conjunto Jamile Dequech e bairros vizinhos, da região sul da cidade, agora contam com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente renovada para atendê-los. Nesta segunda-feira (14), o Centro Municipal de Saúde João Turetta, UBS do Jamile Dequech, reabriu as portas ao público após revitalização completa. A unidade, inaugurada em 2012, nunca havia passado por uma reforma significativa desde então.

A revitalização incluiu uma série de melhorias e readequações para aprimorar os serviços prestados à população. Com 300m² de área total, o espaço, localizado na Rua Dr. Gilney Carneiro Leal, 230, ganhou novos equipamentos e mobiliários, pintura geral nas áreas interna e externa, adaptação com acessibilidade nos banheiros, entrada e recepção, além de instalação de ar-condicionado nas salas de farmácia, odontologia e vacina, tornando os ambientes mais confortáveis e adequados para os atendimentos. Também foram feitos reparos e pintura no telhado, que antes sofria com infiltrações.

Após readaptação para otimizar o uso da área interna, a unidade criou um novo consultório, agora totalizando três, e a farmácia também passa a funcionar em uma sala mais ampla. Foram feitas melhorias nos pisos interno e externo, calçadas e acesso, bem como revisão e aprimoramento da parte elétrica e hidráulica, recuperação das esquadrias metálicas, substituição de vidros, instalação de novos gradis nas janelas, para aumentar a segurança, troca de rufos e calhas.

Além disso, uma nova rede de informática foi instalada e, a partir de agora, os prontuários deixam de ser físicos e funcionarão totalmente por meio de sistema eletrônico integrado, facilitando toda a comunicação entre as equipes de recepção, enfermagem e médica. A comunicação visual também foi renovada, com sinalização mais clara e eficaz dentro e fora da UBS, incluindo o estacionamento, com demarcações para cadeirantes, idosos e ambulâncias. A parte externa está melhor iluminada, após a instalação de sistema moderno com lâmpadas LED, e mais arborizada, tendo recebido plantio de árvores no entorno.

Atendimentos na UBS do Jamile Dequech

A UBS do Jamile Dequech é um importante aparelhamento de saúde para a região sul, realiza atendimentos em diversas áreas, como puericultura, pré-natal, dispensação de medicamentos, entre outros, possui médico de família todos os dias para atender a população e agora, com a reforma, os servidores poderão atender a população de forma ainda mais adequada, haja vista toda essa estrutura que está sendo disponibilizada”, frisou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

De acordo com Luciana do Carmo, gerente da Regional Sul, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), a UBS Jamile Dequech, que atende uma média diária de 120 a 150 pessoas, reabre de forma muito diferente do que era antes, trazendo mais conforto e segurança aos pacientes e equipes de trabalho. “Além de receber novos equipamentos e mobiliários, foi possível melhorar o ambiente interno criando mais um consultório e ampliando a farmácia, além de toda a acessibilidade e nova comunicação visual.

São muitos os benefícios desta revitalização. A renovação do sistema de informática tornará os prontuários muito mais práticos e ágeis e a UBS está agora de cara nova, muito mais acessível a adequada para atender o público da região sul”, destacou.

A UBS Jamile Dequech funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Com informações de N.Com (Prefeitura de Londrina)
Fotos: Vivian Honorato

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais