O dia-a-dia em Londrina certamente mudou desde que foi emancipada, em 1934. As rápidas transformações do mundo, da sociedade e da própria cidade ditam o comportamento dos londrinenses, que adquirem hábitos específicos a cada geração. Algumas atividades do cotidiano continuam as mesmas, mas com características diferentes, moldadas pelo tempo. Confira algumas fotos que mostram esse cotidiano em Londrina de várias épocas:

Viajar de trem em 1935

A foto mostra a inauguração da primeira estação ferroviária de Londrina, em 1935. À época, o trem era o principal meio de transporte da região.

Foto: Carlos Stenders

Caminhar no começo da década de 40

Dizem que em Londrina tinha tanto barro nas décadas de 30 e 40, que as pessoas precisavam colocar correntes nos sapatos para conseguir andar. Já pensou? A foto é da Rua Sergipe, provavelmente no ano de 1943.

Passeio de carro na década de 40

Passear de carro no fim da década de 40 pelo centro de Londrina era assim - ocasionalmente, uma carroça ou outra aparecia para dividir a rua de terra. Já imaginou?

Comprar sapatos na década de 50

Algumas lojas resistiram ao poder do tempo e existem até hoje. É o caso da Bolivar Calçados, inaugurada em 1946. Olha só uma foto dentro da loja na década de 50. Consegue ver algum modelo que você compraria nos dias de hoje?

Viajar de ônibus em 1952

Pegar um ônibus da Viação Garcia era assim em 1952. As viagens ficaram um pouco mais confortáveis de lá pra cá, não?

Garantir uma foto sua com um lambe-lambe (1959)

Os fotógrafos lambe-lambe eram fotógrafos ambulantes que ficavam nas ruas de Londrina para fazer fotos dos moradores. Os londrinenses geralmente garantiam as fotos 3x4 de documentos com eles, que permaneceram nas ruas da cidade até há pouco tempo. O antigo Fórum de Londrina pode ser visto ao fundo da foto, onde hoje funciona a Biblioteca Pública de Londrina.

Desfile de 7 de setembro de 1961

Alguém já frequentou os antigos desfiles de 7 de setembro na Avenida Paraná? Na foto acima podemos ver as alunas do Colégio Estadual Vicente Rijo no desfile de 1961, antes mesmo da avenida ser Calçadão. Ao fundo, é possível ver alguns comércios da época e o antigo Hotel Sahão.

Lavar o carro e se refrescar na barragem do Lago Igapó em 1971

O hábito de lavar os carros e se refrescar na barragem do Lago Igapó ainda está recente na memória de muitos londrinenses hoje em dia. Você já fez isso?

Passear no Calçadão na década de 70

Coloque sua calça boca de sino e vamos dar um passeio no Calçadão recém-inaugurado no fim da década de 70. O que acha?

Comprar discos no Calçadão na década de 80

Um dos quiosques do Calçadão era uma loja de discos, ponto dos amantes da música que sempre estavam lá para comprar os discos do momento.

Quais outras atividades do dia-a-dia você se lembra quando pensa em Londrina de antigamente?

Fotos: Londrina de Antigamente

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais