Bem-estar

Pesquisadores londrinenses são referência mundial em biologia, saúde, química e biotecnologia

por Londrinando 27.01.21

Cinco pesquisadores da UEL estão entre os melhores do mundo, segundo a PLOS Biology Journal, publicação criada em 2003, pela organização Plos, baseada em São Francisco (EUA). Os pesquisadores são professores de vários programas de pós-graduação: Waldiceu Aparecido Verri Junior, Suzana Mali de Oliveira, Claudia Bueno dos Reis Martinez; Fábio de Oliveira Pitta e César Ricardo Teixeira Tarley. 

A menção aos cinco professores da UEL revela o esforço para a internacionalização da Universidade, mas principalmente reconhece o conhecimento produzido pela instituição. “Anualmente os nossos pesquisadores publicam de 1.800 a 2.000 artigos científicos em periódicos que possuem avaliação por pares, considerando todas as áreas do conhecimento”, afirma o professor professor Eduardo de Almeida Araújo, diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Cinco pesquisadores foram citados por periódico internacional


Artigos e citações
 – Ele explica que o artigo da PLOS Biology Journal divulga duas listas. A primeira estabelece um ranking de pesquisadores que tiveram maior número de citações durante sua carreira. A segunda ranqueia pesquisadores que tiveram maior número de citações durante 2019. “O artigo usou uma metodologia complexa que, em resumo, relaciona o número de artigos publicados por um pesquisador e o número de citações que esses artigos tiveram, neste caso considerando textos indexados pela base de dados: Scopus”, explica Eduardo Araújo.

Segundo ele, todos os artigos para serem publicados em periódicos científicos com revisão por pares passam pelo crivo de um grupo de pesquisadores. “Isso já é uma forma de reconhecimento da relevância da pesquisa, incluindo o uso adequado de metodologias em relação aos objetivos propostos pelos autores”, afirma. “Somam-se a esse reconhecimento, as citações que um artigo recebe quando referido em outros trabalhos publicados. Em outras palavras, cada vez que um artigo é citado por autores diferentes aumenta-se o reconhecimento da relevância da pesquisa realizada”.

Os pesquisadores da UEL constam na segunda lista, entre os que publicaram maior número de artigos com maior número de citações na base de dados Scopus durante 2019. “São nomes que estão sendo reconhecidos nacional e internacionalmente pela relevância do que têm investigado”, comenta o professor. A UEL tem em seus quadros 92 professores mestres e 905 professores doutores, muitos com atuação também nos programas de pós-graduação.

A Universidade conta com 48 cursos de mestrado e 32 de doutorado. São 1.111 estudantes matriculados nos doutorados e 1.653 estudantes matriculados nos mestrados da UEL. Em 2019, a UEL formou 175 doutores e 527 mestres. Em 2020 (até agora), são 99 doutores e 301 mestres. O número menor, neste ano, é creditado ao impacto da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus.

Confira a reportagem completa AQUI, onde os pesquisadores falam sobre seus objetos de estudo e destacam o reconhecimento pela publicação internacional.

 

Com informações da Agência UEL.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais