Londrinando, mostrando o que Londrina tem de melhor!

Londrina comemora a Semana da Árvore com plantio de mudas, palestras e várias ações!

19.09.2018 / POR Londrinando

Londrina comemora a Semana da Árvore com plantio de mudas, palestras e várias ações!

Para comemorar a Semana da Árvore, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), vai realizar diversas atividades, como o plantio de mudas em praças, doação de árvores para a população, palestras sobre sustentabilidade, rodas de conversa sobre educação ambiental e promoção da difusão de informações através da Biblioteca Móvel.

Segundo a gerente de Educação Ambiental, Queila Spoladore, o objetivo é sensibilizar a população e os participantes diretos das atividades sobre a necessidade e a importância da preservação de árvores no ambiente urbano. Isso porque, a arborização ajuda na regularização climática, tornando o clima local mais ameno, com maior conforto térmico e menos incidência solar direta; embeleza o paisagismo da cidade com as flores e folhas verdes; auxilia na retenção de ruídos e do gás carbônico dispersado pelos veículos; retém a poeira; além de aumentar a umidade relativa do ar diminuindo o ar seco de forma excessivo, que é o causador de vários doenças respiratórias e de pele

Para divulgar todos estes benefícios, os profissionais da Educação Ambiental e da Diretoria Operacional da Sema estão realizando desde ontem (18) ações com a população. A primeira delas, às 15 horas, foi a palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade no Colégio Marcelino Champagnat com cerca de 60 estudantes de 6º e 7º ano. O ministrante foi o servidor público da Sema e professor, Jorge Akira Oyama.  

No período da tarde, os estudantes da Escola Municipal Suely Iderya receberam o projeto Biblioteca Móvel, que leva conhecimento e informação sobre o meio ambiente e assuntos correlatos. Com o uso de vídeos, gibis, revistas, jornais, livros e a monitoria, as duas turmas do 2º ano da unidade escolar puderam aprender mais sobre a área.

Hoje à tarde (19), a partir das 14 horas, os alunos de duas turmas do 2º ano da Escola Municipal Nara Manela, localizada na Rua Lázaro José Carias de Souza, 317, no Conjunto Semiramis de Barros Braga, também poderão aproveitar para estudar e conhecer mais sobre as práticas de valorização e preservação da natureza.

Roda de Conversa - Amanhã (20), das 14 horas às 18 horas, os interessados em participar de uma roda de conversa acerca da educação ambiental estão convidados a integrar a atividade, que acontecerá no auditório Cooperativa Integrada, que fica na Rua São Jerônimo, 200. A ministrante da roda será a pesquisadora e docente do mestrado e doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Irene Carniatto.
A atividade é gratuita e aberta ao público. Aqueles que desejarem participar podem enviar um e-mail para educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br confirmando a presença. A intenção é que cerca de 60 pessoas participem e formem um espaço de aprendizagem, troca de informações, experiências e saberes em prol do fortalecimento da Rede de Educação Ambiental de Londrina e Região.

Plantio de árvores - Para estimular as crianças desde pequenas a aprenderem a cuidar do meio ambiente e a preservá-lo, a Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi realizará um plantio na praça que fica próxima à unidade escolar, na Rua Escócia e Alemanha. Serão plantadas oito mudas de Quaresmeiras, Ypês Brancos e Manacás da Serra, ou seja, uma muda de árvore para cada turma da escola, sendo que todas vão homenagear um dos professores. Caso chova na sexta-feira (21), a atividade será remarcada para o início da próxima semana. Mas se isso não acontecer, a programação continuará a partir das 8 horas, de sexta-feira, conforme o cronograma. A unidade escolar fica na Rua Suécia, 67, no Jardim Igapó. Esta ação conta com a parceria da Secretaria de Educação, Sema e da Polícia Ambiental – Força Verde.
Os estudantes do Colégio Estadual Professor João Rodrigues da Silva, localizado na Rua Jurema, 229, no Conjunto Antares, também vão dar sua contribuição para a comunidade local. Eles plantarão mudas de diversas espécies nas praças do entorno do colégio.

Doação de mudas à população - Aqueles que desejam plantar uma árvore, como Ypê Branco ou Quaresmeira, poderão buscar uma muda durante as comemorações do Dia Mundial Sem Carro, que será realizado neste sábado (22), das 7h às 17h, na Avenida Higienópolis, entre a Avenida Juscelino Kubitschek (JK) e a Rua Sergipe. 
Os técnicos da SEMA estarão no evento orientando sobre o local adequado para o plantio das mudas, os cuidados necessários para o crescimento sadio da árvore, as espécies mais adequadas para cada localidade e espaço urbano, por exemplo, em calçadas, fundos de vale, se próximas à fiação elétrica ou à rede de esgoto, além de tirarem as dúvidas dos interessados. As mudas são cultivadas no Viveiro Municipal de Londrina.
Os profissionais da Biblioteca Móvel também apresentarão o projeto àqueles que ainda não conhecem e abordarão questões relevantes sobre os cuidados com o meio ambiente

Ecocidadão - O Projeto “Ecocidadão nas Escolas”, executado pela Gerência de Educação Ambiental da Sema, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também participa da programação. Nesta quarta-feira (19), será levado à Escola Municipal Salim Aboriham. Amanhã, será atendida a Escola Municipal Eurides Cunha.  No dia 21, a ação contempla o Colégio Estadual Herbert de Souza. O atendimento é feito sempre às 19 horas. Os alunos e as escolas recebem materiais informativos sobre um tema e, após as atividades, os professores preenchem um formulário, avaliando o trabalho e sugerindo a próxima temática.

Fonte: Prefeitura de Londrina