Lugares

Londrinando em Casa: arquitetas londrinenses deslancham após primeiro projeto em apartamento na Gleba Palhano

por Mariana Paschoal 04.04.19

Quando te contratam para fazer o projeto arquitetônico de um apartamento antes mesmo de você oficializar o fim do seu curso de graduação, é porque o seu talento é mesmo especial. Foi isso o que aconteceu com a dupla de arquitetas Luana Fabril e Vivian Bertozo, do escritório Arch Luvi, no início de 2018. Elas nem haviam colado grau ainda e a primeira oportunidade de trabalho já havia surgido: um apartamento completamente zerado, de cerca de 100 m², no Florais EcoResort e Residence, que fica na Gleba Palhano.

Quem deu esse voto de confiança à dupla foi a dona de casa Zuleide Fonseca que é tia de uma amiga do namorado de Vivian. “Eu queria um arquiteto recém-formado que não tivesse ideias já prontas e que estivesse disposto a discutir sugestões comigo para fazer meu apartamento”, conta Zuleide, que gostou muito do resultado e que já avisou as profissionais que o próximo projeto arquitetônico que precisar, será delas. “Foram mínimas as mudanças que eu e meu marido fizemos no projeto que elas apresentaram. Além disso, elas acompanharam toda a obra e fizeram questão que acompanhássemos também”, comemora.

E não foi só a Zuleide que gostou do resultado. Depois desse apartamento, outras oportunidades de trabalho já surgiram. Segundo Vivian, a dupla já fez um apartamento na Rua Paranaguá, uma reforma no Recanto do Salto, uma casa em Apucarana e outra em Bauru. Tudo isso em um ano. “A gente brinca que nem podemos pedir mais esse ano, só agradecer”, afirma Luana.

O primeiro projeto

O apartamento da Zuleide foi o primeiro projeto profissional realizado pela dupla Luana e Vivian, que fizeram todo o curso de arquitetura na Universidade Estadual de Londrina (UEL) juntas. Elas contam, inclusive, que faziam trabalhos acadêmicos juntas durante toda a graduação e sempre sonhavam em ser sócias de um escritório. Sonho realizado.

Vamos conhecer um pouco do primeiro projeto delas?

Área social

A sala é o ponto principal da área social do apartamento, que foi dividida da área privada pelo painel de porcelanato que imita o mármore. Essa parede foi criada pelas arquitetas, já que no apartamento original não havia o corredor que dividia a sala e cozinha dos quartos. "Colocamos uma porta de correr para quando os moradores quiserem fazer alguma festa, não precisarem dividir a área privada com os convidados e para quando eles quiserem ficar na área privada, terem a opção de fechar a porta e ficarem a sós", conta Vivian.

A cozinha também é outra parte importante da área social, já que Zuleide trabalha com bolos e doces e precisava de algo funcional. “Para isso, transferimos o cooktop para a ilha, com pontos de tomada e lixo embutidos tudo para aumentar a funcionalidade, assim como a bancada maior para o conforto na hora de cozinhar”, explica Luana.

Armários e baús discretos também fazem parte dos elementos da sala e da cozinha. Por não ser um apartamento grande, as arquitetas optaram por investir nesses compartimentos para que os moradores pudessem guardar as coisas e aproveitar o máximo de espaço de possível.

Um dos exemplos desses baús está na bancada da churrasqueira, que fica ao lado da sala. Toda ela é um compartimento para guardar utensílios sem que ocupe espaço útil.

Área privada

Na área privada do apartamento, as arquitetas trabalharam bastante com a iluminação, dando ênfase no aconchego. “Como o apartamento é pequeno, a iluminação vem para agregar. No dormitório isso fica bem claro. Mesmo o ambiente sendo pequeno, ele parece amplo por causa da iluminação”, esclarece Luana.

As cores neutras também estão bem presentes porque, de acordo com as arquitetas, os moradores não gostam de cores extravagantes. Esse tipo de características elas descobrem através do processo de entrevista que fazem com todos os clientes antes de começarem a desenvolver os projetos.

Outro elemento que também está presente nos cômodos da área privada, assim como na área social, são os armários e baús. “Colocamos portas e basculantes onde foi possível e com detalhes mais discretos possíveis”, expõe Vivian.

Zuleide tem dois filhos que moram fora e vêm para Londrina para visitar os pais. Um dos quartos disponíveis no apartamento foi, então, reformulado e dividido entre um quarto de visitantes e um escritório para o casal residente trabalhar em casa.

A parede construída que divide os dois espaços fez com que o escritório ficasse na área social e o quarto na área privada. Tudo pensado pelas arquitetas de acordo com a necessidade dos moradores.

Gostou?

O Arch Luvi, comandando pela Vivian e pela Luana está trabalhando à mil e pode deixar sua casa e seu apartamento com a sua cara. Acompanhe o trabalha delas pelo Facebook e pelo Instagram e entre em contato com as arquitetas!

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais