Cultura

Telas com fotos históricas contam a trajetória de 85 anos de Londrina em muro do Cemitério São Pedro

por Mariana Paschoal 28.11.19

Quem passar pela Rua João Cândido, na altura do Cemitério São Pedro, a partir desta quinta-feira (28) vai poder conhecer um pouco mais sobre a história da nossa cidade que, em dezembro, completa 85 anos. Isso porque foi iniciada nesta manhã uma colagem de telas com fotos históricas de Londrina. Ao todo, serão 50 telas. A intenção é instalar pelo menos metade até o dia do aniversário do município, comemorado em 10 de dezembro.

As obras são do artista plástico Carlos Kubo, radicado em Londrina. Foi ele quem cedeu todas as telas que serão instaladas no muro do Cemitério. A técnica utilizada nas obras é o giclée que consiste em uma impressão de alta qualidade feita em tecido e que reproduz obras originais em tamanhos maiores. As telas comemorativas do Cemitério São Pedro têm 2,80m de altura e 3m de largura. A administradora da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), Fabiana Borelli Amorim, contou que a ação integra o projeto Galeria a Céu Aberto: “o muro do cemitério passou por reforma recentemente e a intenção é transformar o espaço em um ponto de manifestações culturais, promovendo a aproximação e o contato da população com a arte”, disse.

As 50 fotos que irão compor o cenário representam o desenvolvimento de Londrina desde sua fundação, como a chegada do primeiro trem à cidade, em 1935, e a do primeiro avião no ano seguinte; a Catedral Metropolitana, inaugurada em 1934; a Estação Ferroviária sendo construída, em 1949; a pavimentação da cidade e imagens da região central nos anos 1950; a inauguração do Hospital Santa Casa, em 1944; o primeiro jogo do Londrina Esporte Clube, em 1956; entre outros momentos importantes da nossa história. 

Bora prestigiar a arte local?

Com informações de assessoria de imprensa

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais