Lugares

Sobreviver à quarentena: plataforma oferece "adiantamento de vendas" e garante fluxo de caixa de pequenas empresas

por Mariana Paschoal 30.03.20

Uma das grandes preocupações durante a quarentena do coronavírus é em relação à sobrevivência de pequenos negócios. Felizmente, algumas empresas brasileiras pensaram em formas de minimizar esses danos, sem comprometer a saúde da população e seguindo as recomendações durante a pandemia. É o caso da fintech paulistana Cora, que criou a plataforma “Compre dos Pequenos” com o objetivo de incentivar o consumo dos pequenos negócios e garantir o fluxo de caixa deles. 

Como nasceu?

A Cora tem como proposta oferecer serviços financeiros para pequenas e médias empresas sem a burocracia de bancos tradicionais. Para isso, eles automatizam e fornecem ferramentas para os donos de negócios terem mais tempo para focar no que é importante: o próprio negócio.

Segundo Marcos Machioni, que faz parte da fintech, foi em uma reunião semanal no início dessa "loucura toda do coronavírus" que a ideia da plataforma "Compre dos Pequenos" surgiu. “Nós ficamos na Vila Olímpia, em São Paulo, e os casos de corona começaram a aparecer bem naquela região, na Faria Lima também, e os restaurantes e bares já começaram a sentir a diminuição do fluxo de clientes há cerca de duas semanas”, relembra. 

Diante dessa situação, a Cora criou a plataforma como um projeto paralelo com o objetivo de reduzir esse impacto nos negócios locais perto da empresa. "No começo era só regional, mas foi crescendo e hoje já atendemos várias cidades, inclusive Londrina", conta. No momento, a plataforma já conta com 14 negócios e cerca de 40 na espera para serem cadastrados.

Como funciona para a empresa?

As empresas podem se cadastrar na plataforma através deste link. Vale lembrar que a plataforma é 100% gratuita para o pequeno empresário e para o cliente. Depois de cadastradas, elas estarão aptas a vender vouchers, de valores estipulados pelos próprios clientes, para serem usados no estabelecimento quando a quarentena acabar.

Conforme os vouchers forem comprados, as empresas recebem o dinheiro integralmente - não há taxas para a Cora. “Nós esperamos que com esse ‘adiantamento de vendas’, os pequenos negócios tenham caixa suficiente para sobreviver à crise. Não é doação, as pessoas compram algo que vão utilizar um dia”, esclarece Machioni. “Para não ter custo, todas as transações são feitas dentro da Cora, então abrimos uma conta para cada empresa que não precisa ser usada depois”, aponta. Machioni ainda destaca que essa estratégia é melhor do que outras, como vaquinhas online, por exemplo. Já que essas outras plataformas cobram uma taxa das empresas para o cadastro. 

Como funciona para o cliente?

Quem deseja fazer parte dessa corrente pela sobrevivência dos pequenos negócios, é só conferir as empresas cadastradas em compredospequenos.cora.com.br/negocios (algumas empresas de Londrina já disponibilizaram vouchers, como o Drop the Hop, John O’Groats e o Magnólia). 

Depois de conferir as empresas cadastradas, é só seguir o seguinte passo-a-passo:

- Escolha um pequeno negócio
Escolha um serviço ou produto - pode ser de um profissional autônomo ou de um estabelecimento comercial físico

- Solicite um voucher
Determine um valor ou uma promoção oferecida pelo estabelecimento

- O pequeno negócio te envia a cobrança
A Cora envia o seu pedido a(o) dono(a) do negócio, e ele entrará em contato com você para realizar a cobrança

- Cora envia a confirmação
Uma vez detectado o pagamento, a Cora notifica o pequeno negócio e enviamos o voucher para você

Ninguém quer ver seu estabelecimento preferido fechar as portas, não é mesmo? Que tal, então, ajudá-los a manter o fluxo de caixa enquanto não podemos consumir no local?

Para mais informações, acesse compredospequenos.cora.com.br.

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais