Bem-estar

Prefeitura explica como funciona o uso obrigatório de máscaras em Londrina

por Mariana Paschoal 14.04.20

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, apresentaram em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (14), como as máscaras de contenção devem ser usadas em locais públicos de Londrina para evitar a propagação do novo coronavírus. O uso desse tipo de máscara - que são as feitas de tecido - passa a ser obrigatório na cidade a partir desta quarta-feira (15).

Máscaras para funcionários e usuários dos terminais de transporte coletivo

Máscaras de pano ficarão disponíveis para colaboradores, motoristas de ônibus e funcionários dos terminais, assim como para passageiros que não tiverem condições de comprá-las e para pessoas que estiverem sem a máscara na hora de entrar no ônibus.

O item de proteção será entregue nos terminais e algumas máscaras ficarão com os motoristas de ônibus para serem distribuídas a passageiros que entreram nos veículos fora dos terminais.

Para isso, a Prefeitura compou 100 mil novas máscaras e ainda pretende comprar mais 200 mil. Vale lembrar que os motoristas estão autorizados a chamar a Guarda Municipal caso algum passageiro se recuse a usar a máscara dentros dos ônibus, ou se ele se recusar a fazer a higienização das mãos com o álcool gel disponível nos terminais.

Uso obrigatório das máscaras em locais públicos e retomada de atividades

Além do uso obrigatório das máscaras de tecido no transporte coletivo, o item também deve ser usado durante as atividades laborais, na prestação de serviços, no comércio, em atividades realizadas em ambiente fechado e para os adentrarem em qualquer prédio público.

O prefeito Marcelo Belinati explicou que o uso obrigatório das máscaras faz parte das medidas de proteção da população contra o coronavírus e das recomendações dadas pelos médicos e especialistas do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp). “A partir de amanhã, as empresas do ramo da construção civil e as indústrias estarão voltando a funcionar gradualmente, por isso precisamos intensificar as ações de prevenção. Os funcionários destes estabelecimentos só poderão trabalhar usando estas máscaras, por isso comunicamos, anteriormente, aos sindicatos patronais e dos trabalhadores, o uso obrigatório do item, para que as empresas forneçam as máscaras de pano aos seus colaboradores”, disse em coletiva transmitida ao vivo pelo Facebook.

Belinati ainda conta que estudos científicos apontam que se todas as pessoas que estão próximas utilizarem as máscaras de contenção, há um proteção de 98%. E se uma pessoa usar e a outra não, a proteção é de 70%. “Usar a máscara é um ato de amor, pois você protege a si e os que estão ao seu redor. Se cada pessoa fizer a sua parte, teremos condições de dar seguimento à abertura gradual dos setores produtivos e do comércio”, frisa.

O prefeito lembrou que a decisão de voltar gradativamente com as atividades das empresas do ramo da construção civil e das indústrias, a partir de amanhã, foi técnica e tomada pelos integrantes do Coesp “Eles analisaram que é possível retomar as atividades gradativamente, mas com todas as medidas de proteção e contenção, como o uso obrigatório de máscaras. Todas as nossas decisões estão sendo tomadas no sentido de preservar a vida das pessoas, por isso o grupo está analisando a curva epidemiologia todos os dias e, se houver a necessidade, faremos novos fechamentos intermitentes até que possamos superar a pandemia”, informa.

Higienização dos terminais e flexibilização de horários de trabalho

Dentro das medidas de enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura também promove a higienização completa dos terminais de transporte coletivo e dos ônibus, além das unidades de saúde e de pontos que concentram maior volume de pessoas.

Segundo o presidente da CMTU, a desinfecção dos terminais e dos ônibus já é feita todos os dias e, agora, também haverá limpeza destes locais com caminhão pipa e pulverizadores costais. “Estamos reforçando a limpeza, que já é diária, com mais produtos para combater a proliferação do vírus”, disse Cortez.

A CMTU também já disponibilizou álcool gel 70% nos terminais para as pessoas utilizarem antes de entrarem nos ônibus, e forneceu o produto aos motoristas de ônibus, para que eles ofereçam o produto ao usuário que entrar no veículo fora dos terminais.

Cortez pediu colaboração aos empregadores e empresas, para que flexibilizem os horários de entrada e saída de seus funcionários, a fim de evitar os horários de pico, principalmente das 6h às 8h. “Muitas vezes se o colaborador entrar 30 minutos antes ou depois já é suficiente para evitar aglomeração nos ônibus e pessoas transitando no mesmo horário”, reforça.

A companhia também está colocando ônibus extras nos horários de maior pico. “Atualmente temos, circulando, 250 ônibus, mas podemos disponibilizar até 350, a medida que houver o aumento gradual de pessoas utilizando estes veículos”, aponta.

Com informações de Prefeitura de Londrina
Foto de capa: Vivian Honorato

 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais