Eventos

Exposição online oferece imersão multissensorial inédita na Londrina dos anos 30

por Mariana Paschoal 26.11.20

Você já imaginou como era viver na Londrina da década de 30? Quais eram os sons que os primeiros moradores da cidade ouviam? O que eles viam por aqui? Pois uma exposição online e multissensorial começa nesta sexta-feira (27) para te mostrar tudo isso: é a Londrina Sonora. A exposição traz composições inéditas feitas a partir de retratos de Londrina nos anos 30. A proposta é oferecer ao espectador um passeio auditivo através de fotografias tiradas em Londrina na época, com sons que faziam parte do cotidiano das primeiras pessoas que chegaram ao município. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Londrina Sonora (@londrinasonora)

A menos de um mês de completar 86 anos, Londrina ainda possui resquícios da época de sua emancipação política e é isso que o projeto pretende mostrar, aliando pesquisa histórica, fotografia e composição musical em som binaural - o som 3D. É a primeira vez que o dia-a-dia da cidade entre 1930 e 1939 será retratado dessa maneira. A exposição ficará disponível ao público no site www.londrinasonora.com até maio de 2021.

Resgate da identidade histórica londrinense

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Londrina Sonora (@londrinasonora)

Quando falamos da história de Londrina, costumamos pensar na vinda dos colonizadores ingleses e o loteamento feito pela Companhia de Terras Norte do Paraná. A exposição busca ressignificar a história contada a partir desse ponto de vista, trazendo novas perspectivas. “Será mesmo que o Norte do Paraná era vazio e sem forma e somente a partir desse ponto é que começamos a “existir”?”, indaga Calebe Viana, historiador que integra o projeto. 

Além de Calebe, a equipe multidisciplinar é composta por Erisla Pastore e Daniel Simitan, compositores, pelo fotógrafo Rei Santos, pela designer Camila Wiechert, pela produtora Laís Iracema e também conta com a jornalista Maria Eduarda Oliveira. 

A equipe do projeto participou de minuciosa pesquisa em busca de imagens, fotografias e documentos que retratassem o período em questão. “Tratamos exatamente dos anos 30 porque a raridade de registros fazem esse período, em que Londrina se tornou cidade, ainda pouco explorado. E julgamos de extrema importância resgatar isso, para contribuir com a formação de uma identidade histórica londrinense", explica Erisla Pastore, criadora do projeto. 

Som Binaural/Som 3D 

Após a pesquisa, foram escolhidas 30 fotografias e cada uma delas ganhou composições de paisagens sonoras e todas serão reproduzidas a partir da técnica de reprodução de sons binaurais. “Utilizamos essa técnica, o famoso som 3D, para trazer novas perspectivas e nuances para essa história”, conta Erisla. 

O som binaural, ou som 3D, é um processo de gravação no qual é simulada a espacialização sonora do espectador. “Para a captação do som, colocamos na cabeça de um manequim microfones posicionados próximos aos dois ouvidos - esquerdo e direito, para atingir o efeito de todo o som real que o espectador pode escutar”, explica Erisla.

As composições que integram o Londrina Sonora serão feitas por Erisla Pastore e Daniel Simitan, que irão trabalhar com a reprodução dos sons binaurais através de um programa específico.

Exposição online

Em tempos de pandemia, a exposição, antes planejada para ocupar diversos espaços londrinenses, agora acontecerá inteiramente online, em site que foi criado especialmente para abrigá-la: www.londrinasonora.com 

O projeto "Londrina Sonora" é coordenado por Erisla Pastore, conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e apoio do Museu Histórico de Londrina. 

Acesse lá:

Londrina Sonora - Exposição Online Multissensorial
Passeio auditivo através de imagens de Londrina nos anos 30 
Disponível de 27/11/20 até 31/05/21
www.londrinasonora.com 

Com informações de assessoria de imprensa/Londrina Sonora
Foto de capa: George Craig Smith/Acervo Museu Histórico de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais