Cultura

Londrina é a primeira cidade do Brasil a firmar parceria com a Microsoft

por Londrinando 05.11.21

Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito Marcelo Belinati e a vice-presidente da Microsoft Brasil e líder das comunidades de Diversidade e Inclusão da empresa, Alessandra Karine Erthal, anunciaram uma parceria inédita no Brasil, em prol da capacitação profissional na área de Tecnologia da Informação (TI). O anúncio foi feito na sede administrativa da Prefeitura e torna Londrina a primeira cidade do Brasil a firmar esse acordo.

O objetivo é ofertar 45 cursos gratuitos e on-line produzidos pela maior empresa de tecnologia do mundo, a Microsoft. Para isso, ela disponibilizará uma plataforma específica, em que os cursos estarão traduzidos para o português e ajudarão os participantes a aprimorar os conhecimentos e obter novas formas de trabalho. Os cursos são acessíveis também para as pessoas com deficiência visual.

Segundo Erthal, entre os pontos que chamaram a atenção da Microsoft para a cidade de Londrina estão o grande número de universidades e polos de ensino superior e técnico que existem no município, assim como a estrutura do ecossistema de inovação, a presença do Hub de Inovação e o Tecnocentro. “Londrina é a primeira do Brasil com quem a gente assina a cooperação técnica no Brasil. Vamos trazer cursos que chamamos de educação digital até aqueles com níveis mais altos, como de inteligência artificial. Esse é o primeiro passo que estamos dando, para uma parceria de longo prazo que esperamos ter. Escolhemos Londrina, porque a cidade nos mostrou todo seu potencial, mas esperamos que tenham mais cidades assim, porque queremos ver o crescimento do país”, contou vice-presidente da Microsoft Brasil.

Segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil deve ter um aumento no déficit de profissionais na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) de cerca de 70 mil pessoas por ano até 2024. Isso porque, anualmente, formam-se apenas 46 mil profissionais que estariam aptos para esse mercado. Isso faz com que, de 2018 a 2024, o país alcance o patamar de 420 mil vagas de empregos em aberto, sendo 92 mil delas no setor de in house e outras 329 mil profissionais no macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sem a mão de obra qualificada para supri-las.

Para se ter uma ideia da importância deste setor na geração de emprego e renda, de janeiro a agosto de 2021, a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) contratou quase 150 mil novos profissionais no Brasil, o que representa um aumento de 149% em relação ao total de postos de trabalho criados em todo o ano passado, que foram de 59 mil. Atualmente, 845 mil empregos estão no setor TIC, alocados principalmente nas regiões sudeste e sul do Brasil.

Sobre isso, o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo de Santos, disse que, em Londrina, são cerca de mil vagas aguardando profissionais capacitados. “As vagas estão aí, por isso é tão importante que a gente qualifique as pessoas, para que elas possam de fato se unirem às oportunidades. Porque, vemos muitas pessoas fazendo cursos nas mais diversas áreas, mas com dificuldades para ingressarem no mercado de trabalho. Neste caso, nós iremos direcionar os participantes dos cursos especificamente para o mercado de TI”, afirmou Santos.

Sobre a Microsoft Brasil – A maior empresa de tecnologia do mundo está no Brasil há mais de 30 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. De acordo com dados oficiais, em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões em cursos de tecnologia gratuita para quase 2.000 Organizações Não Governamentais (ONGs) no Brasil, por meio de projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups brasileiras através de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem. 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais