Cultura

A Feira do Livro convida escritoras para fotografia histórica e mobiliza mulheres de todo o Brasil

por Londrinando 10.06.22

Inspirada pela fotografia feita por Art Kane em 1958 — que ficou conhecida como Um Grande Dia no Harlem e que acabou por celebrar a era dourada do jazz —, A Feira do Livro da Quatro Cinco Um, em São Paulo, deu o primeiro passo de um grande movimento ao convidar escritoras mulheres para uma foto histórica na escadaria Patrícia Galvão, no estádio do Pacaembu — batizada em homenagem à escritora, poeta, diretora, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e militante brasileira, mais conhecida como Pagu.

O convite acabou ganhando força e ecoando em dezenas de outras cidades do Brasil e também do exterior, como Londres, Curitiba, Cuiabá, Brasília, Goiânia e também Londrina.

"Nunca, no Brasil, tantas mulheres escreveram e publicaram livros. Estamos vivendo um momento histórico na nossa literatura, digno de registro. Daí a ideia de convidar as escritoras para posarem juntas, representando parte da força desse grande e diverso movimento", afirma a escritora Giovana Madalosso, uma das participantes. 

Aqui em Londrina, o clique acontecerá no dia 12 (domingo), às 11h, em frente à Biblioteca Pública Municipal (Av. Rio de Janeiro, 413). A participação é gratuita e voluntária. Todas as mulheres escritoras são bem-vindas, sejam elas autoras de livro lançado por editora, autopublicação, catálogo de arte, quadrinhos, participação em coletânea, antologia, slam e rap ou mesmo ainda não publicadas. O registro histórico será fotografado por Fernanda Magalhães.

“O momento atual é de grande ebulição da literatura de autoria feminina e iniciativas como essas confirmam isso. Na contramão do silêncio, nós, mulheres, estamos, cada vez mais, falando, escrevendo e nos fazendo ver em todos os campos de saber. Não nos contentamos mais com o lugar de personagens, musas, nem mesmo protagonistas. Somos poetas, romancistas, escritoras, críticas e teóricas. Produtoras de discurso, fazemos linguagem”, completa Layse Barnabé de Moraes, escritora, jornalista, pesquisadora de autoria feminina contemporânea e uma das organizadoras do evento aqui em Londrina.

“Escritoras, juntem-se a nós! Ocupar páginas e espaços públicos também é uma forma de abrir parágrafo para reescrever uma história que precisa urgentemente ser reescrita”, conclui Giovana Madalosso.

 

Serviço:

Um grande dia em Londrina

Data e local: 12 de junho, às 11h, em frente à Biblioteca Pública Municipal (Av. Rio de Janeiro, 413)

 As autoras devem chegar com uma hora de antecedência para registrar seu nome. Quem tiver livro impresso ou digital está convidada a levar.

Aberto para todas as mulheres que escrevem, com livro publicado ou não, incluindo e-books, plataformas de autopublicação, antologias, revistas literárias e edições do autor; livros de ficção e não ficção, de todos os gêneros literários e áreas: romance, conto, crônica, história, ciências sociais, política, direito, psicologia, infantojuvenil, poesia, ensaio, livro reportagem, jornalismo literário, relato de viagem, memórias, biografia, autobiografia, teatro, crítica literária e de artes, quadrinhos, slam, filosofia, alimentação, entre outros.

 

Mais informações para a imprensa sobre o registro em Londrina:

Layse Barnabé de Moraes (43) 99141-6917

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais