Eventos

Festival DOBRA de Arte Impressa abre inscrições para oficinas gratuitas

por Londrinando 02.09.22

A Vila Cultural Grafatório está com as inscrições abertas para as oficinas formativas do 6º Festival DOBRA de Arte Impressa. Ao todo, serão doze oficinas, realizadas entre os dias 10 e 18 de setembro. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas, disponíveis neste link. Vale destacar que uma das atividades é voltada para crianças a partir dos 7 anos e outra para crianças a partir dos 12 anos.

A 6ª edição do Festival DOBRA de Arte Impressa é uma realização do coletivo Grafatório e conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

As oficinas serão ministradas por artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além de Maringá e Londrina. As atividades abrangem as mais diversas técnicas das áreas das artes gráficas, como vitrografia, desenho animado, serigrafia, tipografia, gravura, publicação, escrita, entre outros.

Todas as oficinas são presenciais e serão realizadas em diversos locais de Londrina: Vila Cultural Grafatório (Rua Mossoró, 483, Centro), Vila Cultural FLAPT! (Rua Lino Sachetin, 498, Conjunto Habitacional Luiz de Sá), Vila Cultural Triolé Cultural (Rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial), Canto do Marl (Avenida Duque de Caxias, 3241, Centro), na Casa Pomar (Rua Carolina, 455, Quebec) e no Espaço Nave (Rua Monte Castelo, 53, Centro).

De acordo com o editor do Grafatório, Felipe Melhado, a programação do Festival DOBRA é baseada na diversidade. “Sempre buscamos promover encontros criativos entre as pessoas, artistas de Londrina com artistas de fora, em busca de diferentes expressões dentro do campo das artes gráficas e áreas correlatas”, disse.

Dentre as oficinas, a de maior destaque nesta edição é a de Vitrografia, técnica criada por João Sánchez, do Estúdio Baren (RJ), com princípios da litografia (gravura em pedra), mas usando matrizes de vidro.

Outra oficina que será oferecida pelo Festival é “A Língua É um Músculo”, ministrada pela artista Júlia Rocha (SP). Na atividade, os participantes poderão praticar a escrita a partir de propostas coletivas, por meio de referências do campo das artes plásticas, dança e poesia.

Além das oficinas formativas, a programação do Festival DOBRA inclui exposições, shows, intervenções artísticas e a Feira DOBRA de Arte Impressa, que recebe expositores de todo o Brasil e América do Sul nos dias 17 e 18 de setembro, no Canto do Marl.

 

Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão dos Jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina – Ncom; com informações da Assessoria de Imprensa do Festival DOBRA
Foto de capa: Gabriel Lemes/Festival DOBRA

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais