Londrina subiu dez posições no Ranking Connected Smart Cities, referência na avaliação do desenvolvimento de cidades inteligentes, indo da 34ª colocação na edição do ano passado para a 24ª posição em 2022 (clique aqui para conferir). Elaborado pelas organizações Necta e Urban Systems, o levantamento abrange todos os 680 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, sendo composto por 75 indicadores, divididos em 10 eixos temáticos: segurança, tecnologia e inovação, urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, governança, meio ambiente, mobilidade e saúde.

Além da 24ª colocação na lista geral, o município também se destacou nos eixos “empreendedorismo” e “tecnologia e inovação”, tendo obtido a 13ª posição em ambos.

Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, a melhoria da classificação se deve a um conjunto de fatores, incluindo a evolução do ecossistema de inovação da cidade e o compartilhamento de informações mais detalhadas com as entidades responsáveis pelo ranking. “A Codel, em parceria com o Sebrae e a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) de Londrina, fez um mapeamento do ecossistema de inovação e forneceu diversos dados que embasaram o levantamento. Além disso, essa evolução no ranking também é resultado da entrada de Londrina na segunda fase de seu ecossistema de inovação. Temos tido avanços muito importantes como a conclusão da construção do Tecnocentro e contamos, também, com uma união muito forte entre os setores público e privado, com a participação do Sebrae e outras instituições para o desenvolvimento da cidade”, disse.

Ubiratan destacou, também, que o Município segue investindo em iniciativas para fomentar os setores de tecnologia e inovação, como o projeto Cidade Tecnológica de Londrina. “Esse trabalho vai abrir ainda mais leques para a cidade, e contribuir para que Londrina continue a se consolidar, cada vez mais, como polo tecnológico”, frisou.

O gerente da regional norte do Sebrae, Fabrício Bianchi, salientou a importância dos processos de desburocratização conduzidos pela Prefeitura para a abertura de empresas e o incentivo ao empreendedorismo. “Essas ações têm ajudado o ecossistema de inovação, que é composto por diversos setores como tecnologia da informação e comunicação, eletrometalmecânico, saúde, agronegócio, audiovisual e químico e materiais, entre outros. Outro grande ativo do município é a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento, que é algo com que pouquíssimas cidades brasileiras contam. Através da CTD, Londrina tem a possibilidade de utilizar a tecnologia para melhor integrar as secretarias e órgãos municipais, trazendo eficiência e agilidade à administração e avançando na criação de uma cidade inteligente”, pontuou.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina
Foto: Emerson Dias / NCom

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais