Londrinando, mostrando o que Londrina tem de melhor!

Clube Londrinando

Maior eclipse lunar na Praça Nishinomiya!

27.07.2018 / POR Londrinando

Maior eclipse lunar na Praça Nishinomiya!

Quem aí está ansioso para ver o eclipse lunar hoje?!

Para aqueles que estão procurando onde ver, o Museu de Ciência e Tecnologia da UEL juntamente com o Grupo de Estudo Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL) realizam nessa sexta-feira, 27, a observação astronômica do eclipse total da lua, por meio do evento Na rua, de olho pra lua!. A observação ocorrerá na Praça Nishinomiya, próximo ao aeroporto, a partir das 18 horas com nove telescópios disponibilizados para o público contemplar planetas, como Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Netuno. A programação também inclui palestras técnicas sobre astronomia e curiosidades.

De acordo com Miguel Fernando Moreno, coordenador do GEDAL, o eclipse da lua acontece no momento em que a Terra fica entre a lua e o sol, enquanto a sombra da Terra cobre a superfície lunar. Ele afirma que será o eclipse o mais longo do século, tendo uma duração de quase 103 minutos. A lua ficará avermelhada durante esse fenômeno, a conhecida lua de sangue. Segundo o coordenador, isso acontece porque a luz solar passa pela atmosfera e incide na lua e, por conta da coloração que se forma, é possível ser detectado o nível de poluição.

Fernando Zaparoli, servidor lotado no Laboratório Integrado de Física Geral da UEL, doutor em astrofísica, explica que, com o eclipse, forma-se a marca da Terra na lua, e dessa forma os antigos puderam constatar que a Terra é redonda. O fenômeno será mais visível no Brasil, onde se poderá observar do meio para o final, sendo que o começo terá mais visibilidade em continentes como Europa e na África. Às 18 horas a lua estará totalmente encoberta e seu ponto culminante será às 20h30.

Fonte: Agência UEL de notícias