Finalmente a plataforma Spotify anunciou uma mudança que pode significar uma grande oportunidade para artistas e bandas independentes. A plataforma sempre foi muito acusada de favorecer apenas os artistas bem-sucedidos que tivessem vínculo com uma gravadora ou algum agregador digital para subir suas músicas no Spotify.

Então agora isso vai mudar! Todo artista poderá colocar suas músicas na plataforma diretamente. O processo todo poderá ser feito pelo próprio artista, não será necessário um contrato com gravadoras ou pagar por mediadores pelo serviço. Os artistas poderão fazer o upload de suas músicas, além da arte dos discos, escolher o dia para o lançamento e ainda editar informações adicionais. Muito mais prático né?

“Nos últimos meses nós temos testado uma ferramenta de upload (…) porque acreditamos que entregar novas músicas aos seus fãs deveria ser simples. Começando hoje, estamos convidando mais artistas para participar do teste” disse a empresa em comunicado à imprensa.

A empresa recomenda que as músicas subam cerca de 5 dias antes do lançamento, para que o Spotify possa analisar o conteúdo, certificando-se não se tratar de algo que possa ferir a política da plataforma, ou se não é uma duplicação.

Outra vantagem é o pagamento! Segundo o Spotify, para quem subir diretamente suas músicas, o pagamento será de 50% da receita líquida arrecadada no Spotify, e 100% dos royalties para as músicas. Um artista em contrato com uma gravadora, por exemplo, dificilmente recebe a totalidade desse valor. Trata-se de uma mudança considerável e importante que pode significar um primeiro passo para que enfim a internet realmente defenda a democratização que ela pode oferecer.

No momento, apenas alguns artistas independentes e selos dos Estados Unidos estão recebendo convites para testar a ferramenta. A promessa é de que nos próximos meses a funcionalidade seja lançada em definitivo em todos os países onde o Spotify atua. O Spotify for Artists é uma plataforma exclusiva para bandas e artistas que permite conferir dados de reprodução de músicas pela web e pelo aplicativo para iPhone (iOS) e Android. Demais né?

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais