Visitamos o Comidaria Green, experimentamos o menu da 100bicho  - Gastronomia Vegana e fizemos uma lista de outros lugares que atendem a essa demanda que não para de crescer.

Segundo dados do IBOPE deste ano (2018), a população vegetariana no Brasil quase dobrou nos últimos seis anos. Hoje, 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. Em São Paulo, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, o percentual é ainda maior: 16%. Isso quer dizer que atualmente há, em média, quase 30 milhões de pessoas no Brasil que tiraram todos os tipos de carne e, no caso do veganismo, até mesmo os derivados, da sua rotina alimentar – e os números tendem a aumentar ainda mais.

Nessa toada, a área gastronômica tem seguido o fluxo, adaptando-se às novas demandas, incluindo opções vegetarianas e veganas ou mesmo trabalhando exclusivamente com elas.

Pra ajudar os londrinenses vegetarianos ou veganos ou só aumentar as possibilidades a quem gosta de experimentar coisas novas e saudáveis, visitamos o Comidaria Green, experimentamos o menu da 100bicho – Gastronomia vegana e fizemos uma lista recheada de lugares para você saborear.

Comidaria Green

Há três anos, a R. Espírito Santo, 357 abriga o Comidaria Green. Aberto no almoço de segunda a sábado, incluindo feriados, o espaço tem um ambiente delicioso e convidativo, ótimo para fugir do agito em meio ao centro de Londrina.

As proprietárias Fernanda Yumi e sua mãe, Tutty Fujarra, estão sempre lá e fazem questão de acompanhar de perto o dia a dia do restaurante: “Todos os dias nós estamos aqui. A gente não abre mão disso. Gostamos de receber nossos clientes e estamos sempre de braços abertos”, elas contam.

 
As proprietárias Fernanda Yumi e sua mãe, Tutty Fujarra

Com mais de 60 tipos de prato, o Comidaria Green funciona por quilo e oferece opções veganas, vegetarianas, crudívoras e também sem glúten e sem lactose, além de também apresentar pratos variados para os carnívoros.  Para acompanhar, sucos de frutas da época, batidos na hora – nada congelado.

O Comidaria Green também dá prioridade aos produtores locais e opta ao máximo por alimentos orgânicos e sem agrotóxico. Na parte de trás do restaurante, a composteira garante que o lixo orgânico se transforme em adubo, garantido a sustentabilidade junto com o descarte correto do lixo reciclável e o aproveitamento máximo de embalagens. “Estamos sempre preocupados com o meio ambiente. Nossos clientes mesmo dão dicas e todos aqui acabam entrando nessa iniciativa sustentável. Aqui prezamos a qualidade de vida e sempre damos o nosso melhor”, explica Fernanda, que além de estar à frente do Comidaria Green também é presidente da ABRASEL (Associação de bares e restaurantes), representando o Norte do Paraná.


Buffet de frios do Comidaria Green é cheio de opções vegetarianas e veganas, como Ora-pro-nóbis, rico em ferro

Por dia, o Comidaria Green recebe,em média, 300 pessoas, que são acolhidas com chazinho aproveitado das cascas das frutas usadas para fazer os sucos. O cardápio varia conforme o dia da semana, começando com uma segunda-feira mais fit e terminando com o sábado de música ao vivo e feirinha. De terça, o Comidaria Green recebe a feirinha orgânica e de quarta um bazar com os produtores e artistas locais. “O Green é comida de verdade, com tempero de verdade. Aqui não entra tempero pronto, nem alimentos industrializados. A gente preza pelo almoço familiar”, completa Fernanda.

 

Vai lá:

Comidaria Green

Onde: R. Espírito Santo, 357

Quando: De segunda a sábado, incluindo feriados, das 11h às 14h

Quanto: R$ 42,80 de segunda a sexta-feira e de sábado e feriados, R$ 46,80.

 

100bicho – Gastronomia Vegana

A família de Munira Chinezi sempre foi envolvida com comida. Ela então seguiu o mesmo caminho e se formou em gastronomia no ano passado: “Eu crio as receitas, faço, cozinho com muito amor e atendo aos pedidos”, ela conta. A 100bicho começou no início de 2018 pra atender a uma demanda do público vegano, que a Munira teve contato devido ao seu envolvimento com a proteção animal – ela é um dos nomes à frente do Projeto Sete Vidas. “Na comida do dia a dia, ainda tinha-se mais dificuldade. Então a marmita congelada, que é o carro-chefe da 100bicho, ganhou popularidade, por ser acessível e muito prática. É um jeito de ter um alimento caseiro e natural, já que o congelamento é a forma de conservação. O pessoal tem gostado bastante”.

Somente vegana, a 100bicho trabalha sem nenhum produto de origem animal. “Eu gosto bastante de cozinhar comida vegana. As pessoas se surpreendem com o sabor e com as possibilidades. Na torta, por exemplo, no lugar do catupiry, a gente coloca 'cajupiry', com castanha de caju transformada em um creme muito parecido com o original. É muito bacana fazer essas reinvenções das receitas tradicionais. Muitas coisas ficam muito gostosas e novos sabores e novas texturas são alcançadas usando tudo do mundo vegetal... coisas que a gente nem imaginava que dava pra fazer. Quando você tira as carnes e os derivados, às vezes as pessoas tem a impressão de que só vão comer alface... e não! Então eu trabalho muito com releituras veganas, como a feijoada vegana, baião de dois vegano e quibe assado vegano. Fica muito agradável e interessante, tanto para quem é vegano como para os não-veganos. A aceitação é muito boa”.


Na foto, a torta da 100bicho, metade palmito, berinjela e 'cajupiry', metade abobrinha, alho poró, tomate seco e 'cajupiry';
Ao fundo, as marmitas, carro-chefe da 100bicho 

Além das marmitas, a 100bicho também faz panquecas, tortas, sushis veganos e outras encomendas sob demanda. As encomendas podem ser feitas via Facebook ou Whatsapp, retirando no local ou com entregas programadas nas regiões centrais.

Vai lá:

 100bicho – Gastronomia Vegana

Onde: Sob encomenda,  para retirar no local ou com entregas programadas - (43)99921-9952

Quanto: $12 individual, $10 levando 5 ou mais

 

Confira outras opções vegetarianas e veganas aqui de Londrina:

Tchin Min

Tshu Shin Yuen

Jun Yu

Café com propósito

Restaurante Formosa

Tortitias

Veg Hoy

Varanda

Padaria Verde

 

Sentiu falta de algum? Manda pra gente que incluímos aqui! [email protected]

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais