Cultura

Exposição Poeta Alice: o zen e a efervescência da obra de Alice Ruiz chegam a Londrina

por Mariana Paschoal 04.10.19

Poeta termina com a letra “a”. Se os homens se incomodam, eles que mudem para “poeto”. É isso que defende Alice Ruiz, POETA curitibana e “homenageada” pela exposição Poeta Alice que abre em Londrina nesta sexta-feira (4), no SESI Cultural, às 19h.

O “homenageada” foi escrito entre aspas porque não é o objetivo da Exposição ser didática, contar sobre a vida de Alice, ou mesmo homenageá-la. Afinal, Alice Ruiz está “em franca produção”, como explicou a curadora da Mostra, Estrela Leminski que, além de fã e aluna, é também filha da poeta. “A ideia é fazer um mergulho no estado de criação e no pensamento dela. A exposição oferece um espaço zen, em que as pessoas possam parar, ler e contemplar”, conta Estrela. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por poetaalice (@poetaalice) em

Para a curadora, que também é escritora e compositora como a mãe, fazer a curadoria da exposição é um desafio e uma responsabilidade muito grande “como filha e com a minha mãe viva, opinando. Mas ao mesmo tempo é algo maravilhoso poder exportar o espírito zen e o estado de poesia de Alice”, continua.

Quem for à Exposição Poeta Alice, em cartaz até o dia 14 de dezembro, vai poder “despertar o interesse pelo processo criativo e saber um pouco sobre a vida da poeta, das coisas que ela fez, de todas as potências e eixos”, garante Estrela que também conta que Alice tem uma ligação muito forte com o feminismo, com a escrita zen, com o hai kai e com o fazer musical. “Tudo isso está misturado na obra dela e são assuntos que estão em efervescência nos dias de hoje”, diz. Para a curadora, é muito legal ver uma pessoa com uma história tão forte como a dela e que continua produzindo, se reinventando e se renovando com mais de 70 anos. E é isso que ela deseja passar ao público.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por poetaalice (@poetaalice) em

Para Estrela, Alice é muito cirúrgica com as palavras: "eu acho muito bonito ver como a pessoa que ela é se apresenta tão claramente na obra”. O público vai conseguir observar tudo isso na Exposição e também como a poeta é uma mulher à frente do seu tempo, “dialogando toda a inquietude intelectual que ela sempre teve e transformando isso tudo em uma poesia concisa, precisa e comunicativa”. Hai kais, poemas longos, poemas visuais e traduções são algumas das formas em que a poeta Alice se manifesta e Londrina tem o privilégio de ver tudo isso como a terceira cidade que recebe a exposição.

Vai lá
Exposição Poeta Alice
Quando: de 4 de outubro a 14 de dezembro (abertura dia 4 de outubro, a partir das 19h)
Onde: SESI Cultural (
R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)
Quanto: gratuito

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais